Torne-se um consultor de vendas em 7 passos

consultora de vendas

Teste vocacional rápido

Você sabe o que é um consultor de vendas? É o profissional que cria estratégias de mercado pra melhorar o processo de compra e venda em uma empresa. Pra isso, ele estuda os problemas do cliente e mostra a solução mais adequada às suas necessidades. A gente pode até dizer que ele assume o papel de vendedor e, ao mesmo tempo, presta um atendimento personalizado.

Deu pra perceber que, além de ter sucesso profissional, o consultor é capaz de impulsionar o negócio diante do público, né? Com isso em mente, muita gente busca se destacar nesse segmento e se tornar excelente na prestação desse tipo de serviço.

Você tá a fim de ter uma carreira nessa área? Então vem conferir nosso post! A gente separou 7 passos com tudo que você precisa saber pra virar um consultor de vendas.

Faça bons cursos

Pra ter sucesso em qualquer segmento de mercado, é importante ter uma boa base teórica e prática que vai te ajudar a atuar com certa experiência no dia a dia. No caso da formação em consultor de venda, não é diferente.

Se você quer seguir na área, deve buscar uma graduação que traga qualificação pro seu trabalho, e aproveitar todos os conteúdos pra dar um gás nos seus objetivos profissionais. Uma boa dica é escolher o curso de Administração ou o Tecnólogo em Empreendedorismo, por exemplo. O que acha?

O melhor de tudo é que você pode encontrar qualquer um dos dois aqui na Pitágoras. A gente oferece formas de ingresso facilitadas aos nossos estudantes e um excelente custo-benefício, com uma mensalidade que não pesa no seu bolso!

Desenvolva a inteligência comercial

Outra dica profissional importante é desenvolver a inteligência comercial. Sabe o que é isso? É ter capacidade de coletar e analisar dados, pra conseguir agir de um jeito estratégico e pra melhorar os processos de venda.

Essa atividade tem tudo a ver com o que um consultor de vendas faz. Você tem que saber interpretar informações internas e externas da empresa, sistematizar tudo e entender como elas interferem no sucesso do negócio e do cliente.

Assim, você consegue tomar decisões acertadas e com menor risco pra empresa, além de conhecer as fraquezas do negócio quando comparado à concorrência. Pra dar aquele gás nas suas competências, vale elaborar uma rotina de estudos pra se aprofundar no tema. Que tal?

Utilize a tecnologia a seu favor

Você sabia que existem inúmeras ferramentas que auxiliam no trabalho e na performance do consultor de vendas? Por exemplo: a instalação de um software que gera um relatório automático sobre todo o processo de compra feito pelo cliente. Isso ajuda a comparar dados complexos e otimizar toda a tomada de decisão na empresa.

Quer outro exemplo de tecnologia que trabalha como aliada? O App Consultoria Educação. Nada mais é do que uma plataforma que permite indicar alunos pra cursos de diversas faculdades, cadastrar cada um e acompanhar os seus pedidos — o que facilita a administração do próprio negócio. Tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa!

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Conheça os pilares de venda

Você já ouviu falar nos pilares de vendas? Conhecendo cada um deles, você consegue estruturar um processo eficaz e garantir o desenvolvimento sustentável do negócio. Quer relembrar quais são eles? Vem com a gente:

  • buyer personas, que se refere ao cliente ideal da empresa;
  • jornada de compras, ou seja, o caminho do consumidor até a aquisição de um produto ou serviço;
  • matriz de qualificação, pilar que ajuda a classificar o público em relação ao seu interesse de compra;
  • funil de vendas, ou seja, a definição do modelo de consumo que ilustra a jornada do cliente.

Seja persuasivo

Além do conhecimento técnico, você tem que apresentar algumas competências comportamentais — o que a gente chama de soft skills —, que ajudam no desenvolvimento do trabalho. Entre elas, a persuasão é fundamental.

Com uma boa técnica argumentativa, você consegue convencer o público a fazer algo que é vantajoso pra ele e pra empresa.

Vale lembrar que isso está longe de ser a mesma coisa que enganar (prática que prejudica muito a credibilidade do negócio). Pelo contrário, a ação persuasiva desenvolve um raciocínio lógico que ajuda o consumidor a entender sua própria necessidade e enxergar a solução possível. Assim fica fácil de entender, né?

Construa a sua credibilidade

A gente viu que o consultor tem que melhorar o processo de compras, identificar as dores do cliente e oferecer o produto ideal, certo? Pra isso, é importante construir uma imagem com credibilidade. Afinal, o convencimento também depende do nível de confiança do público no seu trabalho.

Por isso, o ideal é colocar a integridade, a transparência e a ética no trabalho em primeiro lugar ao longo da carreira. Evite forçar qualquer tipo de relação comercial com o cliente — assim, é possível chegar em bons resultados pro negócio.

O networking, por exemplo, pode ajudar muito! Ele te ajudar a estar perto de outros profissionais da área e observar a atitude deles no mercado. Então, bora investir nisso, combinado?

Conheça as técnicas de PNL

Já ouviu falar na Programação Neurolinguística (PNL)? É uma abordagem de desenvolvimento pessoal por meio da comunicação. Ela tem sido destaque nos últimos anos, em alguns segmentos de mercado, porque trabalha técnicas de influência a partir do estudo das linguagens e do comportamento do homem em vários ambientes.

Se o consultor domina essas ferramentas, ele pode desenvolver a habilidade de criar empatia com o público, de firmar relacionamentos mais sólidos e de conquistar a confiança dos clientes no curto e no longo prazo. Pra quem se interessa pelo assunto, uma segunda graduação relacionada é um grande diferencial — como Psicologia, por exemplo.

Sem dúvida, um consultor de vendas tem frentes de atuação no mercado. Afinal, o profissional tem uma função estratégica no negócio, e pode contribuir na fidelização do consumidor. Mas pra fazer um bom trabalho e alcançar a média salarial de R$ 1.364,47 da profissão, não pode faltar uma formação superior, ok?

A Faculdade Pitágoras é uma excelente opção pra você, principalmente porque a gente foca bastante na preparação pro mercado de trabalho. Além disso, é importante buscar oportunidades de emprego nos melhores portais — como o Canal Conecta, exclusivo dos nossos alunos, onde dá pra filtrar vagas de acordo com a qualificação e o perfil do candidato.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como virar um consultor de vendas, que tal dar o primeiro passo em direção ao seu futuro? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.