Torne-se um consultor de vendas em 7 passos

consultora de vendas

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é um consultor de vendas? É o profissional que cria estratégias de mercado pra melhorar o processo de compra e venda em uma empresa. Pra isso, ele estuda os problemas do cliente e mostra a solução mais adequada às suas necessidades. A gente pode até dizer que ele assume o papel de vendedor e, ao mesmo tempo, presta um atendimento personalizado.

Deu pra perceber que, além de ter sucesso profissional, o consultor é capaz de impulsionar o negócio diante do público, né? Com isso em mente, muita gente busca se destacar nesse segmento e se tornar excelente na prestação desse tipo de serviço.

Você tá a fim de ter uma carreira nessa área? Então vem conferir nosso post! A gente separou 7 passos com tudo que você precisa saber pra virar um consultor de vendas.

Faça bons cursos

Pra ter sucesso em qualquer segmento de mercado, é importante ter uma boa base teórica e prática que vai te ajudar a atuar com certa experiência no dia a dia. No caso da formação em consultor de venda, não é diferente.

Se você quer seguir na área, deve buscar uma graduação que traga qualificação pro seu trabalho, e aproveitar todos os conteúdos pra dar um gás nos seus objetivos profissionais. Uma boa dica é escolher o curso de Administração ou o Tecnólogo em Empreendedorismo, por exemplo. O que acha?

O melhor de tudo é que você pode encontrar qualquer um dos dois aqui na Pitágoras. A gente oferece formas de ingresso facilitadas aos nossos estudantes e um excelente custo-benefício, com uma mensalidade que não pesa no seu bolso!

Desenvolva a inteligência comercial

Outra dica profissional importante é desenvolver a inteligência comercial. Sabe o que é isso? É ter capacidade de coletar e analisar dados, pra conseguir agir de um jeito estratégico e pra melhorar os processos de venda.

Essa atividade tem tudo a ver com o que um consultor de vendas faz. Você tem que saber interpretar informações internas e externas da empresa, sistematizar tudo e entender como elas interferem no sucesso do negócio e do cliente.

Assim, você consegue tomar decisões acertadas e com menor risco pra empresa, além de conhecer as fraquezas do negócio quando comparado à concorrência. Pra dar aquele gás nas suas competências, vale elaborar uma rotina de estudos pra se aprofundar no tema. Que tal?

Utilize a tecnologia a seu favor

Você sabia que existem inúmeras ferramentas que auxiliam no trabalho e na performance do consultor de vendas? Por exemplo: a instalação de um software que gera um relatório automático sobre todo o processo de compra feito pelo cliente. Isso ajuda a comparar dados complexos e otimizar toda a tomada de decisão na empresa.

Quer outro exemplo de tecnologia que trabalha como aliada? O App Consultoria Educação. Nada mais é do que uma plataforma que permite indicar alunos pra cursos de diversas faculdades, cadastrar cada um e acompanhar os seus pedidos — o que facilita a administração do próprio negócio. Tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa!

Tour pela prova do Enem

Conheça os pilares de venda

Você já ouviu falar nos pilares de vendas? Conhecendo cada um deles, você consegue estruturar um processo eficaz e garantir o desenvolvimento sustentável do negócio. Quer relembrar quais são eles? Vem com a gente:

  • buyer personas, que se refere ao cliente ideal da empresa;
  • jornada de compras, ou seja, o caminho do consumidor até a aquisição de um produto ou serviço;
  • matriz de qualificação, pilar que ajuda a classificar o público em relação ao seu interesse de compra;
  • funil de vendas, ou seja, a definição do modelo de consumo que ilustra a jornada do cliente.

Seja persuasivo

Além do conhecimento técnico, você tem que apresentar algumas competências comportamentais — o que a gente chama de soft skills —, que ajudam no desenvolvimento do trabalho. Entre elas, a persuasão é fundamental.

Com uma boa técnica argumentativa, você consegue convencer o público a fazer algo que é vantajoso pra ele e pra empresa.

Vale lembrar que isso está longe de ser a mesma coisa que enganar (prática que prejudica muito a credibilidade do negócio). Pelo contrário, a ação persuasiva desenvolve um raciocínio lógico que ajuda o consumidor a entender sua própria necessidade e enxergar a solução possível. Assim fica fácil de entender, né?

Construa a sua credibilidade

A gente viu que o consultor tem que melhorar o processo de compras, identificar as dores do cliente e oferecer o produto ideal, certo? Pra isso, é importante construir uma imagem com credibilidade. Afinal, o convencimento também depende do nível de confiança do público no seu trabalho.

Por isso, o ideal é colocar a integridade, a transparência e a ética no trabalho em primeiro lugar ao longo da carreira. Evite forçar qualquer tipo de relação comercial com o cliente — assim, é possível chegar em bons resultados pro negócio.

O networking, por exemplo, pode ajudar muito! Ele te ajudar a estar perto de outros profissionais da área e observar a atitude deles no mercado. Então, bora investir nisso, combinado?

Conheça as técnicas de PNL

Já ouviu falar na Programação Neurolinguística (PNL)? É uma abordagem de desenvolvimento pessoal por meio da comunicação. Ela tem sido destaque nos últimos anos, em alguns segmentos de mercado, porque trabalha técnicas de influência a partir do estudo das linguagens e do comportamento do homem em vários ambientes.

Se o consultor domina essas ferramentas, ele pode desenvolver a habilidade de criar empatia com o público, de firmar relacionamentos mais sólidos e de conquistar a confiança dos clientes no curto e no longo prazo. Pra quem se interessa pelo assunto, uma segunda graduação relacionada é um grande diferencial — como Psicologia, por exemplo.

Sem dúvida, um consultor de vendas tem frentes de atuação no mercado. Afinal, o profissional tem uma função estratégica no negócio, e pode contribuir na fidelização do consumidor. Mas pra fazer um bom trabalho e alcançar a média salarial de R$ 1.364,47 da profissão, não pode faltar uma formação superior, ok?

A Faculdade Pitágoras é uma excelente opção pra você, principalmente porque a gente foca bastante na preparação pro mercado de trabalho. Além disso, é importante buscar oportunidades de emprego nos melhores portais — como o Canal Conecta, exclusivo dos nossos alunos, onde dá pra filtrar vagas de acordo com a qualificação e o perfil do candidato.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como virar um consultor de vendas, que tal dar o primeiro passo em direção ao seu futuro? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados