Construção Civil e Engenharia Elétrica: qual é a relação?

construção civil engenharia elétrica

Teste Vocacional Rápido

A área da construção civil é repleta de oportunidades pra engenheiros eletricistas formados. A carreira nesse setor é promissora e vem apresentando cada vez mais crescimento e estabilidade no mercado, com excelentes remunerações. 

Pra se destacar e iniciar a atuação profissional, é preciso fazer o curso de Engenharia Elétrica ou o curso de Engenharia Civil em uma faculdade de qualidade e renome. Antes de escolher a graduação, o aluno deve analisar qual dos dois segmentos têm mais relação com o seu perfil e seus objetivos.

Quer descobrir qual a relação entre Construção Civil e Engenharia Elétrica? Acompanhe a seguir e confira!

O que o profissional da Engenharia Elétrica precisa saber sobre Construção Civil?

Entender quais são as funções e como é a formação de cada profissão é essencial pra quem está em dúvida se escolhe Engenharia Elétrica ou Civil no vestibular. Em geral, o engenheiro eletricista contribui para o planejamento, implementação, manutenção e reformas de circuitos elétricos, em diferentes tipos de obras e construções.

O profissional participa em projetos de construção de prédios, casas, fábricas e de grandes complexos industriais. A atuação exige bastante conhecimento especializado, que pode ser adquirido no ensino superior. A graduação apresenta conceitos e conteúdos gerais do setor de Construção Civil, com foco em matérias específicas que explicam os princípios e aplicações da Engenharia Elétrica.

A área de Construção Civil é, atualmente, uma das que mais contratam engenheiros eletricistas. Eles são agentes fundamentais pra correta execução da parte elétrica das edificações, podendo trabalhar lado a lado de engenheiros civis, arquitetos, dentre outros profissionais. 

Com o aumento de obras da construção civil e do surgimento de novas organizações, o engenheiro eletricista conta com excelentes perspectivas de empregabilidade no mercado. As maiores empresas de Engenharia Elétrica, hoje, buscam colaboradores com diferenciais no currículo, como formação completa e de excelência.

Como o engenheiro eletricista atua no cenário da Construção Civil?

O engenheiro eletricista que atua no ramo de Construção Civil tem diferentes funções de trabalho. Ele é o principal responsável pelas instalações elétricas de um projeto, realizando a análise do local e propondo as melhores soluções em eletricidade, com a devida segurança e qualidade.

Por meio de seu conhecimento, o profissional define importantes questões estruturais da obra, como pontos de luz que serão instalados, carga elétrica, dentre outros itens fundamentais pra construção de um imóvel. Além disso, é possível atuar na manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O projeto deve estar totalmente de acordo com as normas impostas pelo órgão regulamentador, e cabe ao engenheiro eletricista cumpri-las dentro do projeto. Com isso, curto-circuitos, incêndios, sobrecargas e danos podem ser evitados nas instalações elétricas. O risco compromete consideravelmente a segurança do ambiente.

As obras que não contam com profissionais da Engenharia Elétrica, podem ter projetos mal-dimensionados ou mal-executados. Os custos pra reparos costumam ser altos –– por isso, muitas empresas têm valorizado e contratado cada vez mais engenheiros eletricistas pra compor suas equipes de trabalho. 

Quais são os cargos da Engenharia Elétrica que estão dentro da Construção Civil?

O profissional de Engenharia Elétrica pode ocupar diferentes cargos dentro da área de Construção Civil. É possível ser coordenador de manutenção elétrica e de planejamento e controle de obras, gerente de projeto elétrico, fiscal de conservação elétrica, entre outros. 

Além de elaborar, executar e orientar os projetos de Engenharia, o colaborador desenvolve especificações, desenhos e outros requisitos que possibilitam a construção, montagem, funcionamento e reparos, dentro de padrões técnicos adequados. Sua atuação tem início ainda no canteiro de obras e se estende até a construção de lajes e à conclusão das paredes.

Além de projetar a distribuição dos circuitos elétricos necessários pra viabilidade da construção, ele define quais serão os materiais utilizados. Sendo assim, o engenheiro eletricista é fundamental pra uma obra segura e de qualidade

Quem deseja se especializar no setor deve ter bom raciocínio lógico, facilidade com cálculos e fórmulas complexas, bom conhecimento da Língua Portuguesa e relacionamento interpessoal. Ter domínio de um segundo idioma, como o Inglês, também é fundamental pra quem quer expandir a carreira e concorrer a vagas em empresas e indústrias multinacionais.

Qual é a média de remuneração de um engenheiro eletricista atuante na Construção Civil?

Um engenheiro eletricista recebe atualmente uma média de R$ 7.966,55*, considerando uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Já um profissional da Engenharia Elétrica atuante no cargo de projetos elétricos recebe, em média, R$ 7.467,99*, com jornada de 42 horas semanais.

Os setores da Construção Civil que melhor pagam os profissionais são:

  • serviços de Engenharia;
  • atividades técnicas de Engenharia e Arquitetura;
  • distribuição de energia elétrica;
  • construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica;
  • instalação e manutenção elétrica.

Pra entender tudo sobre Engenharia Elétrica e ter mais chances de empregabilidade no mercado, é fundamental escolher por uma faculdade de qualidade pra iniciar os estudos no ensino superior. Com o renome da instituição, você pode alcançar cargos no setor de Construção Civil que oferecem alta remuneração, estabilidade e perspectiva de crescimento.

Aqui na Pitágoras, o curso de Engenharia Elétrica é ofertado nas modalidades presencial e semipresencial, sendo que a última opção conta aulas a distância e atividades práticas. A formação permite que os alunos tenham a capacitação necessária pra prestar serviços e ocupar diferentes cargos na área

Outro diferencial que temos aqui na Pitágoras são as Trilhas de Carreira e o Canal Conecta. Os portais, gratuitos e exclusivos, são voltados para os estudantes que desejam aperfeiçoar suas competências profissionais ainda no período dos estudos. As atividades extracurriculares complementam o conhecimento e aumentam as chances de conquistar boas oportunidades entre os principais recrutadores e empresas.

Venha pra Pitágoras e transforme a sua história!

Seja qual for a escolha da carreira, é muito importante contar com uma faculdade que o prepara pra atuar com destaque. Se você sonha em trabalhar na área de Construção Civil e Engenharia Elétrica, tenha em mente que uma formação completa no currículo pode ajudar no momento de alcançar as melhores oportunidades do mercado.

Vai ficar de fora dessa? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra garantir logo a sua vaga!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.