Conheça mais sobre a pós-graduação em Direito Ambiental

estudante de direito

A questão ambiental e a preocupação com questões como as mudanças climáticas, a utilização e a preservação dos recursos naturais, o desenvolvimento de tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente vem fazendo da sustentabilidade ambiental um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos.

O assunto e tais preocupações são temas globais, tendo o Brasil como uma das peças centrais de qualquer discussão sobre o meio ambiente. Com uma das maiores áreas florestais do mundo, um rico ecossistema e grandes reservas de água doce, nosso país tem enormes demandas na área ambiental e, exatamente por isso, possui a necessidade de planos de sustentabilidade eficientes para garantir a preservação dos seus recursos naturais. São florestas, praias, uma fauna extremamente variada e ecossistemas completos.

É uma questão de interesse mundial e que engloba esferas não apenas ambientais, como culturais, econômicas e também políticas. Em razão disso, é indispensável preservar a natureza da maneira adequada e em parceria com quem atua no setor, para que as estratégias sustentáveis sejam corretamente planejadas, implementadas e fiscalizadas.

Para garantir que isso aconteça, há uma legislação específica que tem crescido muito nos últimos anos, assim como a adoção de hábitos de consumo mais conscientes e um crescimento da demanda por produtos de empresas que sejam ambientalmente mais responsáveis.

A Pós-Graduação em Direito Ambiental

Nesse cenário, cresce a demanda por profissionais que sejam especialistas no tema ambiental. Quem tem especialização focada na área encontra excelentes oportunidades de trabalho, assim como uma grande responsabilidade no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para as empresas em que atuam. 

E esse é um dos principais motivos que fazem da pós-graduação em Direito Ambiental uma escolha que pode fazer o profissional ter um enorme sucesso em sua carreira, além de oportunidades que surgem a cada momento com a crescente demanda por especialistas em uma área que só tende a crescer mais e mais, abrindo portas para boas e diversificadas oportunidades de trabalho em diferentes tipos de empresa. É um curso que certamente vai garantir um bom diferencial para o currículo de quem seguir essa linha de especialização.

Trabalhando em prol do ambiente

Direito Ambiental é o conjunto de princípios e normas jurídicas que tem por finalidade regulamentar a atuação de pessoas e instituições em sua relação com o meio ambiente, buscando preservar sua qualidade e diversidade. Além do plano natural, essas normas também envolvem o meio ambiente cultural, como a defesa de bens, patrimônios culturais, urbanos e do trabalho, garantindo a qualidade do ar e nível de ruído dentro das fábricas, por exemplo. Resumidamente, o papel do profissional em direito ambiental é regular as atividades empresariais e defender a preservação do meio ambiente. 

O profissional em direito ambiental não trabalha apenas com causas relacionadas à natureza. O Direito Ambiental também abrange o ambiente do trabalho e o ambiente cultural. É uma carreira para quem ama o lugar onde vivemos e que valoriza nosso planeta e suas riquezas naturais. É uma posição profissional cada vez mais requisitada pelas empresas, instituições públicas e mesmo pela sociedade em geral.

O mercado de trabalho para o profissional em direito ambiental está em franca expansão, com muitas áreas diferentes de atuação para quem resolver investir em uma carreira nessa área. Entre as possibilidades de atuação, podemos listar prestar consultoria jurídica na área do meio ambiente, participar de processos relativos à legislação ambiental, acompanhar os processos de licenciamento ambiental, trabalhar pela restrição do uso de combustíveis fósseis e outras matérias-primas esgotáveis na natureza, buscar a redução dos volumes de lixo e poluição gerados pelas indústrias e emitir pareceres e laudos ambientais.

Ainda pode assessorar prefeituras e outros órgãos de governo, trabalhar na área de certificação ambiental e investimento em reciclagem e pesquisa de tecnologias limpas, fiscalizar a obrigatoriedade de licenciamento ambiental para empreendimentos com potencial poluente, assim como a elaboração prévia de estudos de impacto ambiental, participar de auditorias ambientais ou até mesmo mediar conflitos políticos relacionados ao meio ambiente.

O profissional em direito ambiental também trabalha sobretudo com a prevenção dos riscos ambientais. Uma empresa assessorada por um bom advogado ambientalista atuará sempre de forma preventiva e com extrema precaução, pois isso, além de proteger o meio ambiente, também significará menor risco de prejuízo e garantirá que o empreendimento não se torne nocivo ao meio em que está inserido.

Uma carreira versátil

Uma pós-graduação em Direito ambiental, como da LFG, é uma carreira versátil e abrangente, que engloba disciplinas acadêmicas de direito, política, ciência e economia. É um curso dos mais atuais, que lida com problemas contemporâneos, como as mudanças climáticas globais. A proteção legal ou a contenção de aspectos ambientais ganha cada vez mais espaço nas empresas, que buscam se atualizar constantemente na questão ambientalista.

O direito ambiental é uma das carreiras mais promissoras do momento, razão pela qual os programas de estudos nesse campo surgem em cada vez mais universidades em todo o mundo. É um investimento pessoal dos mais indicados para profissionais que buscam uma oportunidade em uma área cheia de oportunidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.