Conheça as principais oportunidades de concurso de Enfermagem

oportunidades de concurso de enfermeiro

Desconto nota do Enem

Para muitas pessoas, a área de atuação de um enfermeiro é bastante limitada, sendo ligada ao trabalho em hospitais privados. Na verdade, ela é bem mais ampla e cheia de nuances. Uma delas — e, sem dúvidas, uma das mais promissoras — é a área pública. Por isso, falaremos sobre as oportunidades de concurso de Enfermagem.

Com os concursos públicos, o enfermeiro — seja ele já experiente, seja ele recém-formado — terá um incrível leque de possibilidades de atuação em sua carreira. Além disso, esse tipo de rumo profissional também garante ótimas remunerações e melhor estabilidade na profissão.

Não sabe quais são os motivos para investir na carreira pública e não conhece as oportunidades que os concursos trazem para o profissional de Enfermagem? Não tem problema! Ao longo de nossa conversa, discutiremos esses pontos e vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Por que investir na carreira pública em Enfermagem?

Um dos principais caminhos seguidos pelos formados em Enfermagem é a atuação na iniciativa privada. Ainda que as oportunidades nesse campo sejam muito numerosas e benéficas, a iniciativa pública também pode ser uma alternativa interessante.

Um dos pontos positivos de investir na carreira pública é a estabilidade profissional. Além disso, pessoas que trabalham nesse campo também têm boas oportunidades de crescimento, especialmente quando investem em boas qualificações em sua área.

As especializações, por exemplo, são um ótimo adicional competitivo para quem busca uma carreira concursada. No entanto, a graduação no curso de Enfermagem também é essencial, já que as melhores vagas disponíveis costumam estar abertas apenas para indivíduos com o nível superior de ensino concluído.

Outra vantagem é, sem dúvidas, a remuneração. De acordo com o site Salário, a remuneração de um enfermeiro concursado gira em torno de R$ 3.000,00 (tendo como referência a cidade de São Paulo/SP). No entanto, há muitas áreas e especializações que podem fazer com os ganhos subam consideravelmente.

Quais as principais oportunidades de concursos?

Agora, veremos algumas das oportunidades de atuação mais interessantes para os enfermeiros no âmbito público do Brasil.

Imunização

A área de imunização é uma das mais importantes para a saúde pública. No Brasil, esse campo é extremamente valioso, já que o nosso país é uma referência em campanhas e em criação de vacinas. Concursos para esse segmento trazem, portanto, boas oportunidades para a carreira de um enfermeiro.

Hospitais

A atuação em hospitais é uma das mais clássicas de toda a Enfermagem. Aqui, o profissional lidará com os pacientes e com questões de gestão da equipe de enfermeiros daquele estabelecimento. Trata-se de uma posição de muita responsabilidade, com um dia a dia bastante puxado.

Urgência e emergência

A especialização em urgência e emergência é uma ótima possibilidade para quem busca uma carreira nessa área. O atendimento emergencial aos pacientes tem uma dinâmica muito diferente dos demais e, portanto, deve ser estudado a fundo. Esse profissional também tem a chance de receber remunerações mais altas.

Tour pela prova do Enem

Saúde coletiva

A saúde coletiva, área também conhecida como saúde pública, é um campo que envolve não apenas conhecimentos biológicos e técnicos, mas também uma capacitação de gestão. Isso ocorre porque, aqui, o profissional lidará com aspectos de implementação de políticas visando a melhora do âmbito sanitário no país.

Saúde mental

De acordo com levantamentos feitos pela Organização Mundial de Saúde, o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Além da ansiedade, a depressão e outros problemas ligados à saúde mental também permeiam em nossa população. Por isso, o enfermeiro dessa área terá muito trabalho significativo a fazer!

Saúde do trabalhador

Outra área significativa da Enfermagem é a de saúde do trabalho. De acordo com o jornal Extra, o número de mortes por acidentes laborais voltou a crescer nos últimos anos. Sendo assim, a demanda por esse profissional é uma realidade no Brasil atual, o que faz com que essa seja uma ótima oportunidade de especialização e de concurso.

Perícia

Já pensou em trabalhar como perito? Esse é outro concurso de nível superior que tem tudo a ver com a área da Enfermagem! A enfermagem legal ou forense, outros nomes dados a essa área, é um campo interessante para quem é curioso, tem boas capacidades de observação e gostaria de um dia a dia mais técnico no trabalho.

Áreas administrativas

Por fim, também podemos citar uma área um tanto quanto diferente e que poucas pessoas sabem que podem ser ocupadas por um enfermeiro: o âmbito administrativo. Lidar com a administração de hospitais e de outros estabelecimentos da saúde é uma vaga muito melhor preenchida por quem realmente entende do assunto!

Como se preparar para conquistar essas vagas?

Agora que já conhecemos algumas das atuações possíveis para esse profissional na área pública, precisamos discutir sobre os métodos para conquistar essas vagas de forma eficiente. Focaremos a importância da qualificação para que esse objetivo seja atingido.

A primeira maneira são cursos preparatórios para os concursos. Eles funcionam como cursinhos pré-vestibular, auxiliando o candidato a reconhecer os pontos mais importantes das provas e, claro, estudar para cada um delas.

No entanto, uma graduação bem feita é o passo mais interessante na conquista do conhecimento necessário para lidar com esse processo seletivo concorrido. Além delas, o candidato pode investir também em pós-graduações, o que o deixa ainda mais preparado para o que está por vir.

O nível superior é um passo essencial, já que muitas vagas interessantes não estão disponíveis para quem tem apenas o nível técnico de qualificação. Assim, escolher uma boa faculdade é indispensável. Esse é o caso da Pitágoras, que conta com um corpo docente altamente qualificado e toda a infraestrutura necessária para preparar você para o mercado e para concursos!

Como podemos ver, o concurso de Enfermagem é uma ótima opção de carreira. Além de trazer estabilidade, os melhores concursos fornecem uma boa amplitude de tipo de vagas, com uma remuneração bastante satisfatória e possibilidade de crescimento. Por isso, invista em uma boa qualificação e observe os resultados positivos!

Para mais informações sobre a graduação em Enfermagem na Faculdade Pitágoras ou se quiser agendar o seu vestibular, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para sanar eventuais dúvidas e bater um papo sem compromisso com você. Aguardamos a sua mensagem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados