Saiba como trabalhar em um banco e impulsionar a carreira

mulher que trabalha em banco

Se você quer construir uma carreira sólida e tem um perfil empreendedor, precisa saber como trabalhar em bancos e instituições financeiras, sabia? A área é repleta de oportunidades para impulsionar seus ganhos pessoais e trazer reconhecimento no mercado de trabalho.

Gostou da ideia? Então, vamos tirar todas essas dúvidas. Neste post, trazemos as informações que você vai precisar para ter o tipo de currículo que essa área valoriza. Confira!

Como funcionam as vagas em bancos?

Bancos são organizações grandes, que envolvem diversas áreas de atuação. Além das agências bancárias, existem setores para:

  • a gestão de investimentos;
  • sistemas utilizados;
  • segurança de dados;
  • câmbio de moedas;
  • empréstimos;
  • produtos bancários.

Na agência bancária, o time de colaboradores é dividido, principalmente, em área comercial e operacional. Sendo assim, cada uma delas terá um gerente responsável e diferentes atribuições.

Quais são os principais cargos nos bancos e suas remunerações?

Na área comercial, existe o gerente geral da agência que, por sua vez, comanda os gerentes de segmentos, assistentes comerciais, vendedores e estagiários que atendem os clientes dentro da agência e fazem contatos telefônicos para gerar negócios. Boa parte deles é formada em Administração e áreas afins.

Já a área operacional é administrada pelo gerente de operações. Ele comanda a equipe de operadores do caixa, agentes internos e também é responsável pelo cofre e gestão dos caixas eletrônicos.

Ou seja, tanto na área comercial como na operacional, existe um organograma com cargos iniciais que terão suas remunerações aumentadas à medida que vão crescendo, até chegar nas vagas de gerência.

A maioria dos cargos, inclusive os iniciais, costumam receber comissões sobre a venda de produtos bancários, o que é muito interessante. Pela legislação do setor, a instituição deve fazer pagamentos adicionais para seus colaboradores, como participações em lucros.

Porém, os gerentes gerais também recebem uma remuneração variável conforme o desempenho da agência. Ou seja, além de suas vendas, eles podem receber uma porcentagem pelo resultado total de toda a equipe.

Considerando que seu salário médio nacional é de R$ 4.571,69, segundo o Catho e, somando as remunerações variáveis e os benefícios, a carreira como gerente de banco privado pode garantir bons retornos.

É claro que as políticas de remuneração e os planos de cargos e salários variam conforme o tipo de banco e suas administrações, mas é uma oportunidade bem atraente, não é mesmo?

Como encontrar vagas em bancos públicos?

As instituições públicas organizam certames regulares para repor seu quadro de funcionários em diversas áreas. As exigências das provas normalmente são as mesmas, e você pode se preparar para elas ao fazer um curso para concurso em bancos.

Na área de financiamento imobiliário, por exemplo, pode ser necessária a graduação no curso de Direito. Para o setor de seguros, graduados em Economia, Ciências Atuariais e Matemática poderão ter exclusividade, já que ela exige cálculos complexos para avaliar a sinistralidade de cada segurado.

Os editais informam o número de vagas por cidade, a remuneração inicial, os benefícios e os requisitos necessários como:

  • grau de escolaridade;
  • nível de inglês;
  • conhecimentos bancários;
  • outros temas que vão ser avaliados durante as provas.

São um dos concursos mais procurados do Brasil e, entre suas vantagens, está a carga horária reduzida de 30 horas semanais. Além disso, há ótimas oportunidades de crescimento, especialmente para quem tem níveis de escolaridade maior e vão ganhar mais por isso.

Como conquistar vagas em bancos privados?

Os bancos privados também estão recorrentemente contratando novos funcionários. Algumas oportunidades, inclusive, podem ser pesquisadas no Canal Conecta, que tem algumas parcerias com instituições bancárias como o Santander.

Elas relacionam o grau de escolaridade do profissional, assim como seus conhecimentos, habilidades requeridas e como é feito o recrutamento. Este último pode ser feito por um processo de seleção tradicional ou em programas de estágio ou trainee para áreas mais complexas de gestão e investimentos.

Quem deseja trabalhar com tecnologia também pode se realizar nos bancos privados e públicos. Afinal, eles investem cada vez mais em aplicativos, sistemas de gestão de conta e segurança de dados e precisam de profissionais capacitados para unir todos os conhecimentos, financeiros e de TI, em uma só atuação. Nesse caso, cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas da Informação são ideais para sua formação.

Quais são as habilidades necessárias para o setor financeiro?

Cada área do banco vai exigir habilidades distintas. Contudo, algumas delas são mais tradicionais e podem ser aplicadas de maneira geral.

Conhecimento técnico

Na área comercial de uma agência bancária, por exemplo, o profissional deve conhecer a ética que rege esse tipo de relação, as características dos produtos bancários como:

  • empréstimos;
  • cartão de crédito;
  • seguros;
  • títulos de capitalização.

Também consegue avaliar maneiras de identificar quais deles são os mais apropriados para cada cliente.

Para padronizar algumas regras e o sistema ético da relação com o cliente do banco, a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA) criou uma certificação em que os colaboradores, especialmente aqueles que desejam progredir na carreira, precisam se habilitar.

Ela avalia o nível de conhecimento em matemática financeira, regras bancárias, nomenclaturas, termos, noções sobre empréstimos, investimentos e documentações necessárias para cada procedimento.

Facilidade com números

Ainda que o sistema do banco ofereça todas as informações, é muito importante que o profissional tenha facilidade para lidar com contas e matemática financeira. Isso porque, na hora de atender e explicar as dúvidas dos clientes, precisa transmitir clareza e domínio sobre o que está propondo, não é mesmo?

Bom relacionamento

Trabalhar em banco privado ou público envolve contato com pessoas a todo momento, seja com colegas, seja com clientes. Por isso, saber lidar com elas, ter empatia, entender suas necessidades, argumentar e convencer é fundamental.

Ter domínio da língua inglesa, vivenciar estágios em áreas relacionadas e nutrir paixão por buscar bons resultados também são diferenciais muito valorizados.

Quais áreas oferecem mais oportunidades?

Então, se você gostou dessas possibilidades e quer saber em qual área deve investir, saiba que é importante analisar o momento. Pesquisar sobre a oferta de concurso em bancos públicos, por exemplo, é essencial para quem tem esse interesse.

Existem oportunidades para nível médio e também superior, mas nesse caso, a remuneração e o tipo de cargo são compatíveis com a escolaridade do profissional. Isso significa que as funções estratégicas e que rendem os melhores salários ficam para quem já é graduado.

Se é esse o seu objetivo, pode fazer um curso de graduação aqui na Pitágoras, nas modalidades de ensino presencial, a distância e semipresencial. Oferecemos alguns cursos que os bancos valorizam muito, como é o caso do Tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

Quem busca vagas em bancos privados pode considerar investir em áreas onde a presença humana ainda é importante. É o caso da área comercial e o atendimento remoto em grandes centrais que reúnem gerentes de contas.

A tendência da área operacional é que ela seja substituída por processos automatizados. Os clientes de um banco conseguem pagar quase todas as contas no caixa eletrônico ou pelos aplicativos, não é mesmo?

Por isso, não adianta ficar apenas lamentando que deseja trabalhar, mas não consegue um emprego, é importante mostrar-se disponível para outras áreas e encontrar caminhos para ter sucesso nelas.

Então, agora que você já sabe como trabalhar em bancos, que tal preparar seu currículo da forma correta para se candidatar em alguns processos de seleção? Veja se é necessário usar fotos e outras dicas para um CV atualizado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.