O que é preciso para se tornar um professor de Matemática?

professora de matemática

A carreira de professor poderia ser mais valorizada pela sociedade, e com isso todo mundo concorda, não é? O que poucos sabem são as vantagens de seguir por essa área de trabalho, com ampla oferta de empregos na docência e possibilidades de atuação fora da sala de aula — além, é claro, de boa remuneração.

Você tem aptidão para a área de Matemática e facilidade para entender a matéria? Os colegas sempre procuram você para aquela explicação básica antes da prova? Então é hora de parar por um instante, se desfazer dos mitos que rondam a profissão de professor e considerar seguir essa carreira!

Quer saber como ser professor de Matemática? Continue a leitura e descubra se esse vai ser seu futuro!

O que faz um professor de Matemática?

Para começar, você precisa saber que existem dois formatos de curso: Bacharelado e Licenciatura. O licenciado em Matemática está apto a exercer a docência, ou seja, tornar-se um professor da disciplina nas séries finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio. Mas não para por aí: há várias possibilidades de exercer a profissão mesmo fora da sala de aula. Já quem se forma bacharel estuda menos tempo e não pode dar aulas na educação formal.

Um profissional formado na Licenciatura em Matemática (ou um bacharel na área) pode lecionar também em cursinhos preparatórios (a chamada educação não formal) para Enem e concursos públicos ou, ainda, atuar como empreendedor autônomo, dando aulas de reforço e acompanhamento escolar.

Mas não é porque você se formou na faculdade de Matemática que, necessariamente, precisa atuar em sala de aula (falaremos mais à frente sobre isso!). Também pode trabalhar com:

  • elaboração de questões para concursos e exames;
  • produção de material didático em editoras;
  • análise de dados em empresas;
  • modelagem matemática;
  • pesquisa acadêmica.

Com uma formação sólida, em uma boa instituição de ensino, com certeza você vai encontrar o seu lugar!

Mercado de trabalho

Para dar aulas em escolas, é preciso passar por um processo seletivo concorrido. Se você quiser resultados mais rápidos para sua carreira, já pode ir pensando em terminar a graduação e se concentrar em uma especialização.

Isso pode ser feito à noite ou em fins de semana, sem atrapalhar o trabalho. Sabe o que é melhor? Há opções de cursos semipresenciais também. Assim, você garante um diferencial e uma capacitação na hora de concorrer a uma vaga.

Já para lecionar em escolas públicas, é possível participar de concurso para professor de Matemática em prefeituras, estados ou institutos tecnológicos do Governo Federal (IFG, IFMG, CEFET etc.).

Outras opções fora da sala de aula são trabalhar em:

  • indústrias, otimizando os processos de produção;
  • empresas de tecnologia, ajudando a desenvolver softwares;
  • bancos e outras instituições financeiras, lidando com cálculos de projeção, como fundos de financiamento.

Salários

O professor de escola particular ganha, em média, R$ 3000 para dar 20 horas semanais em início de carreira. Com o tempo, outros benefícios vão sendo acrescentados a essa média salarial.

Já na rede pública, há um piso salarial nacional, mas pode haver valores superiores. A Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, paga R$ 4256 para 40 horas semanais (47% a mais que o piso).

Como é a graduação de Licenciatura em Matemática?

Como em toda faculdade de Exatas, a Matemática requer algumas habilidades específicas. Você tem bom raciocínio lógico, geométrico e analítico, familiaridade com solução de problemas e facilidade de aprendizagem? Então já tem meio caminho andado!

Durante o curso de Matemática, o estudante verá disciplinas básicas e avançadas, como:

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Resolução de Problemas;
  • Astronomia Geral;
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  • Programação de Computadores;
  • Introdução à Física Experimental;
  • Estatística e Probabilidades;
  • História da Matemática;
  • Teoria Qualitativa de Equações Diferenciais Ordinárias;
  • Inteligência Artificial;
  • Variável Complexa.

Para cursar a modalidade Licenciatura, você vai precisar passar pelas disciplinas didático-pedagógicas, que são comuns na formação de professores do ensino fundamental e do básico. Além, é claro, das matérias específicas do ensino de Matemática:

  • Sociologia da Educação;
  • Psicologia da Educação;
  • Análise da Prática Pedagógica;
  • Elementos Históricos e Didáticos da Educação Matemática;
  • Ensino de Matemática para Alunos com Necessidades Especiais;
  • Fundamentos de Metodologia de Ensino.

Para obter o diploma, também é preciso fazer estágio não remunerado em escolas das redes pública e privada.

Quanto tempo de formação?

Durante a graduação, você precisa cursar todas as matérias e fazer o estágio supervisionado obrigatório. Também deve cumprir as horas acadêmico-científico-culturais (que são fora da sala de aula) em atividades de extensão, por exemplo. Para isso, são necessários 8 semestres.

A faculdade de Matemática aqui da Pitágoras proporciona ao estudante uma formação sólida no conhecimento técnico, a ser transmitido aos futuros alunos da educação básica. Você também vai contar com a base teórica para seguir a carreira de pesquisador e até de professor em cursos superiores.

Por que contar com uma boa faculdade?

Se você está pensando em ser professor de Matemática, esse é um mercado em que sempre há grande demanda de profissionais. Quem não quer alta empregabilidade e muitas oportunidades, não é mesmo?

Escolher em uma faculdade de excelência pode ser o grande diferencial para o sucesso da sua carreira! Ao estudar na Pitágoras, você se prepara para o mercado com as disciplinas específicas da Matemática e as didático-pedagógicas, com as melhores práticas para formar professores qualificados.

Também temos as Disciplinas Interativas (DIs). Com elas, você fica por dentro de tecnologias de ponta e superpreparado para lidar com aulas online em uma plataforma simples e completa ao mesmo tempo. Com videoaulas e material digital, você será preparado para o futuro da profissão, tanto no ensino quanto em outras áreas de atuação.

Também temos o Canal Conecta, uma plataforma que vai levar você a vagas nas melhores empresas do mercado. Isso sem falar que você pode ter seu diploma sem atrapalhar a sua rotina, com a flexibilidade das modalidades de ensino a distância e semipresencial.

Se você queria saber como ser professor de Matemática, já descobriu. Planeje sua carreira desde o início, aprofunde os conteúdos ministrados durante a graduação e aproveite as oportunidades! Assim, seu sucesso será certo.

Agora, para dar o primeiro passo nessa carreira promissora, conheça o curso de Matemática e faça a inscrição no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.