Passo a passo: saiba como ser um pediatra

como ser pediatra

Teste Vocacional Rápido

Fazer um curso de Medicina é o sonho de muita gente. E não é pra menos, né? Essa é uma graduação não apenas muito valorizada no mercado de trabalho, mas que também abre inúmeras portas e possibilidades pra carreira daqueles que a escolherem.

Uma das possibilidades é a pediatria! Essa é uma área muito valorizada (com salários de, em média, R$ 6.411,48*) e com uma alta demanda para profissionais nas grandes capitais ou em cidades interioranas. Assim, certamente não faltará emprego pra você que escolher esse caminho.

Mas afinal, como ser um pediatra? Não faz ideia de quais são os caminhos a percorrer em busca desse objetivo? Não se preocupe! Continue a leitura e descubra um passo a passo pra começar a cuidar da saúde da criançada.

Como se tornar um pediatra?

Vamos, logo de cara, descobrir o que é preciso ser feito para alcançar essa meta!

Escolha uma boa instituição de ensino

O primeiro passo de qualquer guia pra aprovação em Medicina é a escolha de uma boa faculdade pra concretizar o seu sonho. Esse é, também, a principal atitude que você deve tomar em busca de uma carreira no ramo da pediatria. Então, capriche nesse momento, ok?

Faça o vestibular para Medicina

Depois de escolhida a faculdade, é hora de prestar o vestibular de Medicina. Essa é uma prova bem puxada e que exige uma ótima preparação de todos os candidatos!

Para isso, siga um plano de estudos para Medicina eficiente, conciso e que realmente atenda às suas necessidades.

Forme-se em Medicina

Depois é hora de se formar em Medicina. Esse é um dos maiores desafios da carreira de um médico, tendo em vista que estamos falando sobre um Bacharelado bastante exigente tanto física quanto mentalmente.

O curso tem duração de 6 anos e, após a obtenção do diploma, você poderá atuar como médico generalista antes de se tornar um pediatra. Saiba mais sobre como funciona a faculdade de Medicina!

Especialize-se em Pediatria

Depois da graduação, é hora de escolher entre as áreas de especialização em Medicina! Se você quer ser um pediatra, saiba que há dois caminhos pra seguir: a residência ou a realização de uma prova de título de especialista.

A residência em Pediatria tem duração de 3 anos e, pra realizá-la, o médico receberá uma bolsa de R$ 3.330,43. Esse é o valor vigente em 2020 e pode ser consultado no portal do MEC (Ministério da Educação). A prova de títulos, por sua vez, é feita após a obtenção de uma certa experiência na área médica.

Qual é o perfil do médico pediatra?

Pra alcançar o que faz um pediatra, você precisa gostar de lidar com crianças e compreender suas particularidades e necessidades acima de tudo. Mas isso não é tudo: a manutenção de uma boa comunicação com os pais e responsáveis também é essencial!

Outras características que fazem parte do perfil profissional são:

  • habilidade de ouvir;
  • boa capacidade de explicar conceitos e observação;
  • responsabilidade;
  • empatia;
  • jogo de cintura.

Outro ponto que não pode deixar de ser ressaltado é a importância da valorização do estudo. O médico é um profissional que jamais deixa de estudar, precisando de atualizações constantes pra acompanhar as inovações e tendências do setor da saúde. Então, tenha isso em mente na hora de optar por essa carreira!

Como é a rotina de um médico pediatra?

A rotina do médico pediatra depende muito de suas escolhas na profissão. As atuações mais comuns são em clínicas e hospitais, mas ele também pode trabalhar em instituições que atendam às crianças, como orfanatos e organizações não governamentais.

Além disso, o pediatra pode trabalhar em instituições públicas (como Unidades Básicas de Saúde) ou privadas, abrindo o próprio negócio. Essa é uma ótima área para se tornar um médico empreendedor!

Por fim, a pediatria é uma área que possibilita uma boa rotina de trabalho. O profissional pode optar por trabalhar em horários fixos ou em sistema de plantões, que adicionam um bom extra na remuneração, mas podem ser puxados em alguns momentos.

Como é o mercado de trabalho pra Pediatria?

O mercado para Pediatria é bastante promissor. Como mencionado no início de nosso bate-papo, as remunerações pra esse profissional são interessantes e o melhor: com uma jornada de horas semanais relativamente baixa, o que eleva o valor do salário recebido.

Assim, profissionais da área podem optar por trabalhar em dois lugares distintos ou dobrarem a sua jornada, potencializando o valor obtido mensalmente. É importante saber, também, que há demanda pra esse tipo de carreira. Afinal, as crianças e pré-adolescentes precisam de cuidados especiais no início de suas vidas!

Essa importância é refletida, por exemplo, no crescimento do número de pediatras no Brasil. Entre 2016 e 2018, por exemplo, a quantidade de médicos especialistas em Pediatria cresceu 10%, de acordo com dados liberados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Como escolher a melhor instituição de ensino?

A escolha da melhor faculdade de Medicina é, sem dúvidas, um grande desafio. Porém, é importante ficar de olho aos detalhes como:

  • preocupação da faculdade com a qualificação para o mercado de trabalho;
  • comprometimento com a inovação e a tecnologia;
  • uso de metodologias eficientes e inovadoras;
  • valorização do aluno por meio de apoio personalizado;
  • corpo docente qualificado;
  • grade curricular atualizada;
  • infraestrutura apta para promover a educação em toda a sua amplitude.

Na Pitágoras, você encontra isso e muito mais! Confira alguns de nossos diferenciais:

  • acesso à Policlínica Municipal para o acompanhamento de casos e estágios;
  • parceria com o programa Mais Médicos;
  • método de ensino PBL, com a aprendizagem baseada em problemas;
  • instalações tecnológicas, com laboratórios e salas de aula altamente equipadas;
  • oportunidades únicas no ensino, como Aula Destaque e Trilhas de Carreira, além do acesso exclusivo ao Canal Conecta.

Você pode saber tudo sobre o curso de Medicina na Pitágoras conferindo o nosso artigo especial sobre o assunto!

Agora é com você!

Já sabemos como ser um pediatra e conhecemos toda a importância desse profissional para a área da saúde, não é mesmo? Agora, é hora de mandar ver nos estudos e conquistar uma vaga em Medicina pra chamar de sua!

Aproveite e se inscreva no vestibular de Medicina da Pitágoras! Aqui, você encontra uma instituição reconhecida e apta pra te qualificar pra sua vida profissional.

* CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 77

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content