7 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

como se comportar em uma entrevista de emprego

Imagine a seguinte situação: você se candidata a uma vaga perfeita de emprego, ou até mesmo de estágio, que representa tudo o que você sempre sonhou. Dias depois, uma ligação é feita por ninguém menos do que o recrutador. Mas, na hora da conversa presencial, você não sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, e as coisas vão de mal a pior.

Isso é um verdadeiro pesadelo, certo? Afinal, todos queremos mandar superbem em nossa entrevista e passar uma boa primeira impressão para as pessoas que nos avaliam nesse momento. Mas há um “manual de etiqueta” para o comportamento nessas situações? O que falar e o que fazer em um entrevista de emprego?

Neste artigo, aprenderemos algumas boas práticas que garantirão o seu bom desempenho em suas próximas entrevistas de emprego, deixando você bem mais próximo da vaga de seus sonhos. Boa leitura!

Qual é a importância do comportamento na hora da entrevista?

Quando conhecemos alguém, formamos uma primeira opinião sobre aquela pessoa. Por isso, muitas vezes, é comum que as tímidas sejam lidas como arrogantes, as extrovertidas sejam vistas como exageradas, e assim por diante.

Outro ponto muito comum é a mudança de opinião sobre aquele indivíduo. Pouco a pouco, com a convivência, passamos a identificar os aspectos positivos da pessoa e a compreender melhor o comportamento visto em um primeiro momento.

Infelizmente, em uma entrevista de emprego, não é possível fazer esse acompanhamento que muda opiniões. Aqui, a máxima “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira. Portanto, caprichar para mostrar o seu melhor em um primeiro encontro é essencial para que você continue na concorrência pela vaga.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Agora que já sabemos toda a importância de um comportamento adequado na hora da entrevista de emprego, vamos às dicas de etiqueta que farão toda a diferença nesse momento.

1.     Seja pontual

A primeira dica que podemos passar — e que faz absolutamente toda a diferença — é: seja pontual. Uma pessoa que se atrasa em sua primeira entrevista passa uma impressão completamente errada sobre comprometimento e disciplina.

Por isso, prefira sair bem antes de casa e esperar um tempo extra para ser chamado, se for necessário. Além de isso dar um tempo para você se ambientar ao novo lugar, é uma oportunidade de evitar atrasos e complicações.

2.     Cuide de sua aparência

O segundo passo diz respeito à sua aparência. Sabemos que pessoas são diferentes: isso é algo completamente valorizado. No entanto, é importante destacar que é preciso seguir o código de vestimenta da empresa da qual você deseja fazer parte. Além disso, ser discreto é outro ponto muito importante.

Por isso, nada de roupas rasgadas ou muito despojadas, nem se esse for exatamente o perfil da empresa. Use e abuse da discrição e fuja, no caso de mulheres, de decotes ou maquiagem muito marcada. Aqui, menos é sempre mais!

3.     Fale a verdade

Outro ponto superimportante é: nada de mentiras! Além de ser algo completamente errado e que não fará nenhum bem no futuro — como você estaria à altura de suas mentiras no dia a dia profissional? —, mentir pode colocar você em algumas saias justas na hora da entrevista.

Gaguejar ou esquecer algumas coisas é algo perfeitamente normal. O nervosismo costuma afetar bastante o emocional, e os recrutadores sabem disso. Mas eles também são treinados para identificar inconsistências em seu discurso, algo que pode fazer com que você perca a oportunidade.

4.     Mostre que conhece a empresa

Para impressionar o seu recrutador e mostrar que você realmente deseja aquela vaga, que tal mostrar a ele que você entende muito sobre a empresa? Seja essa uma entrevista de estágio ou de uma vaga efetivada, faça uma pesquisa prévia sobre a instituição e dialogue com o profissional no momento da conversa.

Esse tipo de atitude, embora simples, faz toda a diferença na primeira impressão. Mostra comprometimento, vontade de aprender, iniciativa e proatividade, habilidades muito buscadas e valorizadas no mercado de trabalho atual.

5.     Saiba ouvir

Saber ouvir é outra característica imprescindível para quem quer ser bem-visto na entrevista de emprego. Evite atropelar o seu interlocutor — sempre ouça com atenção às perguntas realizadas para que suas respostas sejam claras, objetivas e bem pensadas.

Além disso, é muito importante evitar respostas clichês. Por isso, use sua criatividade ou simplesmente seja o mais objetivo possível, sem fazer uso de “frases de efeito” que podem prejudicar o seu desempenho na entrevista e a sua capacidade de comunicação eficiente.

6.     Questione e tire as suas dúvidas

Além de saber ouvir, saber questionar também é muito importante. Isso também demonstrará ao recrutador todo o seu interesse e vontade de aprender mais sobre a vaga, sobre a empresa e sobre outras questões que você julgar pertinente.

No entanto, saiba dosar bem essa questão. Faça apenas perguntas que possam ajudar naquele momento ou que sejam curiosidades realmente interessantes sobre o dia a dia da empresa. Evite, mais uma vez, atropelar as falas do recrutador e transformar a entrevista em uma espécie de aula particular.

7.     Seja confiante

Além disso, é importante lembrar que, para ir bem em uma entrevista de emprego, a confiança — jamais a arrogância! — deve estar presente. Por isso, uma boa qualificação é fundamental para que você saiba do que está falando na hora da conversa com o recrutador.

Para uma preparação completa, considere fazer uma graduação na Pitágoras! Somos referência de ensino em vários lugares do país e estamos preparadíssimos para guiar você rumo às suas conquistas pessoais e profissionais. Além disso, fazendo parte dessa família, você terá total acesso ao Canal Conecta, uma incrível plataforma de vagas de estágio!

Agora que já conhecemos essas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, o que está esperando? Comece ainda hoje a qualificar-se para as vagas mais importantes de sua vida! Invista em uma boa qualificação e treine bastante para não fazer feio em frente ao recrutador.

Para saber mais sobre o universo da busca pelas melhores colocações, que tal conferir outro artigo que tem tudo a ver com esse assunto? Leia, então, nosso post sobre os currículos online e confira a sua importância e algumas dicas de como desenvolvê-los. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Excelente artigo, parabéns!
    Eu indico outro muito bom também que acho que pode ajudar
    https://coachperfilprofissional.com.br/5-dicas-para-se-dar-bem-no-processo-seletivo/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.