Como melhorar a interpretação de texto na prática?

Como melhorar a interpretação de texto

Desconto nota do Enem

Descobrir como melhorar a interpretação de texto é uma angústia pra muitos alunos. Afinal, alguns assuntos são complexos e ficamos meio confusos sobre seus significados. Porém, entender bem a comunicação escrita é fundamental na faculdade, no Enem, no vestibular, na hora de prestar um concurso e em muitos outros momentos.

Até mesmo no dia a dia você pode precisar dessa habilidade. Por exemplo: pra saber o conteúdo de um contrato antes de assiná-lo, ler um manual de instruções e montar um eletrodoméstico ou até mesmo pra assimilar o que diz um cliente em um e-mail de reclamação.

Mas não é só isso: quando interpretamos textos da forma adequada, desenvolvemos nossa capacidade de comunicação.

Ou seja, já deu pra ter uma ideia da importância desse conhecimento, não é? Quer aprender como melhorar a interpretação de texto? Então, confira nosso post!

Leia devagar e sem parar na primeira vez

Na primeira vez que for ler um texto, procure ir bem devagar e não parar a sua leitura. Assim, ainda que haja lacunas na compreensão, você vai ter uma ideia completa do teor do conteúdo.

Embora pareça bobagem, em uma prova, isso é bem difícil de fazer. A tendência é querer saber as respostas antes de concluir o primeiro parágrafo. Mas dá pra evitar o desespero com bastante treino. Desse modo, quando for estudar para o vestibular, pratique a primeira leitura lentamente e sem pausas.

O lado emocional também conta em qualquer teste ou prova. Muita gente já se prejudicou por causa de crises de ansiedade com os estudos. Desse modo, anote aí: calma em primeiro lugar!

 Grife as palavras desconhecidas

Na segunda leitura de um artigo, sublinhe as palavras que você desconhece. Na fase de preparação para os testes, procure no dicionário o significado de todas as expressões que você tiver destacado, bem como sinônimos pra cada uma delas.

Assim, aos poucos, você enriquece o seu vocabulário, o que é fundamental na interpretação de textos. Conhecer muitas palavras te ajuda em situações que nem imagina.

Até mesmo pra fazer seu marketing pessoal esse aprendizado vai ser útil. Afinal, tem mais capacidade pra construir frases, articular ideias e defender argumentos.

Mas quando estiver no meio de uma prova e não puder pesquisar as palavras, tente adivinhar o que elas expressam pelo contexto. Isso pode ajudar a entender melhor a mensagem.

Faça leitura em voz alta

Outra estratégia de como melhorar a interpretação de texto é ler em voz alta. Ao falar e ouvir, você memoriza melhor a frase, se acostuma com as estruturas gramaticais e ainda treina a pronúncia.

 Produza um resumo para cada parágrafo

Uma das dicas pra interpretação de texto que se destaca pela eficiência é o resumo. Pra conseguir sintetizar toda a ideia, nossa sugestão é separar por parágrafo. Assim, você vai resumindo o conteúdo com palavras-chave.

Essa técnica vai aumentar a sua familiaridade com a comunicação escrita, uma vez que lê e redige ao mesmo tempo.

Exercite a leitura em impressos

Quando nossa leitura fica restrita ao ambiente digital, o cérebro se acostuma a receber ajuda de outros meios de comunicação pra entender as coisas.

Tour pela prova do Enem

Assim, um texto na internet geralmente conta com fotos, legendas, vídeos, entre outros recursos adicionais. Esses complementos auxiliam a compreensão, e vamos ficando com a mente preguiçosa.

Com isso, perdemos a capacidade de entender articulações complexas pela palavra escrita. Desse modo, reserve um tempo pra ler artigos e livros em papel.

Elabore resenhas

Uma boa interpretação de texto no vestibular vai requerer treinamento e domínio do idioma. Nesse contexto, as resenhas são perfeitas pra ajudar a despertar seu lado escritor.

O objetivo da resenha é escrever com as suas palavras uma nova versão do texto original. Porém, isso deve ser feito sem mudar o teor da mensagem transmitida, combinado?

Além disso, resenhar é uma forma de estudar gramática e ortografia. Mas escrever bem é ótimo em outras disciplinas, que começam a ficar mais fáceis de serem decifradas –– tudo por conta da afinidade com a escrita.

Desse modo, você encontra um meio de como focar nos estudos de forma global. Em outras palavras: vai estudar Português, mas isso vai te ajudar na Matemática, na Física, em História e assim por diante. E tem mais: a resenha é muito útil pra aprimorar a redação do vestibular ou do Enem.

Reconheça conceitos para saber como melhorar a interpretação de texto

Outra técnica de interpretação de texto é retirar dele as ideias principais, reconhecendo seus conceitos básicos. Pra isso, pare e pense em qual foi o objetivo primordial do autor.

O que existe em comum em todos os parágrafos do artigo? Assim, fica mais simples compreender os detalhes do que está sendo apresentado.

Tome cuidado pra não confundir fatos com opiniões

Também é interessante distinguir bem as ideias opinativas dos fatos. Desse modo, você percebe o que é um acontecimento ou um fenômeno que não muda. Ao mesmo tempo, tenha sensibilidade para detectar as percepções do autor sobre o assunto, ainda que você discorde delas!

Quase sempre, a pergunta vai se tratar do que o escritor quis dizer, e não sobre a sua opinião, algo que pode ser feito lá na redação.

Esse é um toque também sobre a interpretação de texto no trabalho. Ao receber um e-mail, uma mensagem no WhatsApp ou no Facebook, ponha-se no lugar de quem está do outro lado. Essa empatia ajuda a se comunicar melhor em todos os aspectos da vida.

Interaja com a palavra em várias mídias

Outra forma de gravar mais palavras e expandir o vocabulário é se familiarizar com elas em vários tipos de meios e canais. Assim, ouça músicas, veja gráficos, construa tabelas e diagramas etc. Até mesmo um game de palavras-cruzadas é interessante para o aprendizado.

Procure esse diferencial!

E aí? Gostou das nossas dicas de como melhorar a interpretação de texto? Como você já deve ter percebido, essa habilidade é importante na faculdade, no mercado de trabalho e, muitas vezes, até na vida pessoal.

Aliás, o primeiro passo pra entrar no ensino superior é passar no vestibular, algo impossível de conseguir sem a interpretação de texto. Além disso, se você se dedicar e tirar nota alta nos processos seletivos, pode ter bons descontos aqui na Pitágoras.

Por falar em entrar pra faculdade, que tal uma ajuda pra alcançar esse sonho? É bem fácil: leia nosso artigo que conta como estudar com bolsa na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 298

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados