Afinal, como funciona a faculdade de Medicina?

como funciona a faculdade de medicina

Desconto nota do Enem

Passar no vestibular de Medicina é o sonho de muita gente. O curso é um dos mais concorridos tanto pelo reconhecimento da profissão quanto pela remuneração, já que essa é uma carreira vantajosa financeiramente.

Mas você sabe como funciona a faculdade de Medicina? Às vezes, o foco é tão grande no plano de estudos pra aprovação que os candidatos se esquecem de pesquisar sobre a dinâmica do curso e acabam se surpreendendo quando as aulas começam.

Neste conteúdo, você vai conhecer melhor a graduação, as suas etapas, principais disciplinas e desafios a serem enfrentados. A gente também fala sobre os primeiros passos a serem tomados após o curso por quem deseja se especializar. Boa leitura!

Quanto tempo dura o curso de Medicina?

Pra se tornar médico, é preciso terminar a graduação que dura, no mínimo, 6 anos. Em geral, o curso é dividido em 3 etapas, independentemente da instituição de ensino:

  • ciclo básico: também conhecido como período pré-clínico, corresponde aos dois primeiros anos da faculdade. As disciplinas são teóricas e os alunos passam bastante tempo em sala de aula e nos laboratórios;
  • ciclo prático: nesta etapa, conhecida também como período clínico, o aluno começa a cursar disciplinas mais práticas, voltadas para o estudo de doenças, e tem o primeiro contato com pacientes. Geralmente, isso acontece em ambulatórios ou clínicas-escola;
  • internato: na última fase do curso, o aluno tem foco total na prática. Ele vai atuar em hospitais fazendo plantões, atendimentos e acompanhando pacientes, sempre sob supervisão de uma equipe médica. Essa é uma das partes mais desafiadoras do curso e exige muita dedicação.

Quais são as matérias teóricas de Medicina?

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer saber como funciona a faculdade e se Medicina é pra você. Nos primeiros anos, Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Histologia são algumas das principais matérias. 

Aqui na Pitágoras, nós oferecemos ainda uma disciplina chamada Habilidades Médicas, dividida em 4 partes, presente em todos os semestres no ciclo básico.

Confira algumas das principais matérias de Medicina do início do curso:

  • Metabolismo;
  • Funções Biológicas;
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade;
  • Mecanismo de Agressão e Defesa;
  • Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento;
  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Processo de Envelhecimento;
  • Proliferação Celular;
  • Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar.

Quais são as matérias práticas do curso de Medicina?

Nos anos seguintes ao ciclo básico, se inicia a fase prática da faculdade. Aqui, o aluno começa a estudar as doenças, como se manifestam e quais são as formas de tratamento e prevenção. O foco está em temas como Patologia, Imunologia, Epidemiologia e Propedêutica.

Um dos principais desafios é o ritmo de estudos, que precisa ser acelerado, pois os conteúdos são extensos em bastante técnicos. E como o próprio nome já diz, o ciclo envolve muita prática. Faz parte da rotina dos estudantes o atendimento a pacientes, pra que aprendam a fazer anamneses, além de exames físicos e laboratoriais.

Esses atendimentos acontecem sempre com a supervisão de professores e, muitas vezes, cada tutor acompanha mais de um aluno por vez.

Veja algumas das principais disciplinas do ciclo prático aqui na faculdade Pitágoras:

  • Febre, Inflamação e Infecção;
  • Problemas Mentais e do Comportamento;
  • Dor;
  • Dor Abdominal, Diarreia, Vômito e Icterícia;
  • Perda de Sangue;
  • Fadiga, Perda de Peso e Anemias;
  • Locomoção e Apreensão;
  • Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência;
  • Dispneia, Dor Torácica e Edemas;
  • Desordens Nutricionais e Metabólicas;
  • Aparecimento e Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenia;
  • Emergências.

Como funciona o internato?

O internato é a última fase da graduação. Ele funciona como um estágio obrigatório em serviços de saúde, nos quais os futuros médicos terão contato com o dia a dia da profissão. O objetivo é aprimorar as habilidades adquiridas nos 4 anos anteriores e aprender a lidar com os pacientes.

Ao longo do internato, o aluno vai atuar em equipes multidisciplinares, com profissionais já formados e outros colegas. A ideia é que o estudante estagie dentro de todas as grandes áreas da Medicina — Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Tour pela prova do Enem

O limite de carga horária para o internato é de 40 horas por semana, mas elas podem ser distribuídas de diferentes maneiras, já que os internos fazem plantões de até 12 horas.

Pelo menos 30% da carga horária do internato deve ser realizada na atenção básica e em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

E as especializações?

Depois dos 6 anos de graduação, o médico está pronto pra atuar profissionalmente. As especializações não são obrigatórias pra que ele possa exercer sua profissão, mas são uma grande tendência do mercado. Quanto mais especializado o médico, maiores as chances de ter uma carreira de sucesso.

A Residência Médica é a forma mais conhecida de especialização. Ela funciona como uma pós-graduação — ou seja, o médico residente, além das atividades práticas, ainda deve assistir a algumas aulas e ser aprovado a cada ano.

A carga horária da residência é de 60 horas por semana e todos os residentes recebem uma bolsa no valor de R$ 3.330,43, paga pelo Ministério da Educação (MEC) –– independentemente da instituição em que atue.

O tempo mínimo de residência é de 2 anos, mas esse número varia de acordo com a área escolhida pelo profissional.

As provas de residência são muito concorridas, assim como o vestibular de Medicina. Geralmente, o estudante de Medicina se prepara pra elas ainda na graduação. Os assuntos cobrados na maioria dos casos dizem respeito às áreas básicas, aquelas pelas quais o aluno vai passar nos rodízios do internato.

Quais são as características da faculdade de Medicina da Pitágoras?

A Pitágoras é uma faculdade com 20 anos de tradição no ensino superior. O curso de Medicina é oferecido na cidade de Eunápolis, na Bahia, em um prédio projetado especialmente pra formação de médicos. A nossa infraestrutura conta com laboratórios modernos, como o Morfofuncional, o Multidisciplinar, o de Microscopia e o de Habilidades Médicas.

Nós adotamos o método PBL, que vem da sigla em inglês pra Problem Solving Learning –– ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Isso faz com que o aluno estude e adquira conhecimento prático sobre conteúdos de alta relevância pra sua formação. 

A faculdade Pitágoras tem uma forte parceria com a Prefeitura Municipal de Eunápolis. Isso garante visitas à rede básica de saúde do município pra que o aluno tenha contato com situações reais desde o começo da sua formação.

Pra ingressar no curso, é preciso passar no vestibular. Apesar da concorrência, é possível conseguir a aprovação seguindo um plano de estudos pra Medicina!

Além das matérias na escola, você pode acessar materiais extras, como o Guia Prático pra ser aprovado em Medicina!

Invista no seu futuro!

Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Medicina, entende que o curso é longo, tem muitas etapas e exige grande dedicação aos estudos. Mas o mercado de está repleto de oportunidades e não faltam opções de trabalho pra quem atua na área. Mesmo com a boa oferta de vagas, é imprescindível que o médico se prepare bem, pois essa é uma ocupação que traz grandes responsabilidades assim como a necessidade de atualização.

Se você tem o sonho de construir uma carreira de sucesso na Medicina, o primeiro passo é ter uma formação sólida. Inscreva-se no nosso vestibular e comece a sua jornada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados