7 estratégias para aprender inglês rápido

meninas vendo como aprender inglês rápido no sofá

Desconto nota do Enem

Quem acha que o inglês é um diferencial, está enganado. Muito mais que isso, o conhecimento em língua inglesa é hoje a base essencial para qualquer profissional que deseja construir uma carreira de sucesso. Por isso vemos tanta gente por aí querendo saber como aprender inglês rápido!

É inegável a importância de uma língua estrangeira em vários ramos do mercado de trabalho, como nas competências essenciais de um executivo. Com ela, temos acesso às informações de todos os lugares do mundo e, além de conhecermos pessoas e culturas diferentes, também ficamos mais perto de alcançar as melhores vagas de emprego e maiores salários.

Um estudo mostra que o inglês é a língua mais usada até mesmo para a comunicação interna em várias empresas. Vale lembrar que ela também é cobrada no Enem e é essencial durante o ensino superior. Então, vamos aprendê-la o quanto antes e aprimorar nossas habilidades para apresentar um currículo de respeito? Veja como conseguir:

  • pratique todos os dias;
  • assista a filmes e séries em inglês;
  • converse sozinho e com outras pessoas;
  • leia notícias em inglês;
  • use flashcards;
  • não tenha medo de errar;
  • defina uma meta e persista.

Entenda os detalhes, a seguir!

1. Pratique todos os dias

Somente a prática diária leva ao hábito e somente o hábito naturaliza nossas habilidades. Por isso, se você deseja aprender inglês rápido, vai precisar do “trio D”: determinação, dedicação e disciplina.

Não adianta achar que apenas duas horinhas na semana toda vão fazer alguém se tornar fluente em um curto espaço de tempo. Então, por mais que você tenha apenas esse período em aulas, estude o inglês em casa — apenas 30 minutos diários com foco nesse trabalho já podem causar um efeito enorme no seu desempenho.

2. Assista a filmes e séries em inglês

Sabe o que pode ampliar as suas horas de estudo, sem aquele peso nas costas? Transformar seus momentos de lazer em aprendizado! Sim, se você deseja saber inglês o quanto antes, deve abolir de uma vez por todas os filmes dublados e as séries legendadas em português.

Vai ser difícil no início? Vai! Porém, se fosse fácil, todo mundo já nascia bilíngue, não é verdade? Portanto, aproveite o tempo livre com filmes e séries estrangeiros, adotando também a legenda em inglês.

Concentre-se no contexto, nas expressões corporais e faciais, no cenário, nos sons de fundo — tudo isso colabora para que você entenda sem precisar traduzir detalhadamente cada palavra ouvida ou lida na legenda. E aí vai uma dica: o site Speechyard tem vários títulos que podem ser assistidos e, ao passar o mouse em cima da palavra, você tem sua tradução em tempo real.

3. Converse sozinho e com outras pessoas

Como a gente aprendeu a falar português? Ouvindo as pessoas e tentando repetir os sons que ouvíamos, certo? Então, não adianta ficar só na teoria sem colocar seu inglês em ação. Você precisa otimizar a habilidade de fala para se desenvolver, nem que seja bancando o maluco e falando sozinho!

Contudo, graças a aplicativos, como o italki, todos podem contar com a ajuda de outras pessoas que também querem aprender ou ensinar inglês. Dá para conversar em tempo real, pagar por aulas e marcar horários que se encaixam na sua agenda de estudos.

Tour pela prova do Enem

Para mais parceiros de bate-papo, também existem outras plataformas, como o HelloTalk e o Tandem. Por meio dessas soluções, é só se conectar a falantes nativos que querem aprender português. Isso mesmo: enquanto o amigo gringo te ajuda com o inglês, você o ensina a falar a língua portuguesa!

4. Leia notícias em inglês

Que tal acelerar um pouco mais seu aprendizado? A leitura é um dos melhores modos de avançar na língua, reter vocabulário útil e aprender expressões idiomáticas. Por isso, leia as notícias do mundo em inglês, tanto nos websites dos portais de jornalismo quanto nas redes sociais desses jornais.

Com o seu feed repleto de posts em inglês, não vai ter como fugir da língua, concorda? Sem contar que é uma maneira ótima de aproveitar melhor o seu tempo livre, principalmente no celular. Quer uma dica de onde começar? Aproveite o melhor da BBC e do The New York Times!

5. Use flashcards

Sabe tudo o que você aprende conversando, ouvindo e lendo? Não perca a oportunidade de anotar as frases e palavras novas, de modo que tenha um material sólido para revisar e praticar a memorização. E, nesse sentido, a técnica dos flashcards ajuda bastante.

Esse recurso permite que você registre e internalize o significado de expressões e palavras com o uso de cartões. É possível fazer isso manualmente, anotando seu vocabulário novo em fichas, porém, ferramentas como o Quizlet otimizam a tarefa e oferecem mais possibilidades. Também há o Memrise.com para criar mnemônicos e associações mentais.

6. Não tenha medo de errar

Uma das coisas que mais atrapalham o estudante a aprender inglês rápido é a sua mania em achar que nunca estará 100% preparado. Temos uma notícia para você: ninguém nunca estará completamente pronto! Por isso, apenas comece a falar, sem medo de errar.

Todas as dicas anteriores ajudarão muito e, com o tempo, o seu progresso será naturalmente notado. É como praticar um esporte ou qualquer outra atividade que requer treino — basta dar o primeiro passo para começar e, aos poucos, as suas habilidades vão se aprimorando!

7. Defina uma meta e persista

Uma última dica, que pode ser valiosa para quem tem dificuldade em seguir rotinas mais disciplinadas, é definir objetivos mais claros em relação ao inglês. Vamos a um exemplo? Às vezes você deseja entrar para uma faculdade que forma profissionais para um mercado internacional ou quer muito passar em um exame específico de proficiência, como TOEFL, TOEIC, IELTS, EFSET e Cambridge English Exams.

Com uma meta traçada, fica mais fácil estabelecer prazos e ganhar aquela motivação a mais para se dedicar diariamente e persistir até conquistar o seu objetivo final. Sem contar todas as coisas boas que você vai adquirir ao longo do processo: novos amigos nos aplicativos de conversação, boas histórias em filmes, livros e séries, além de uma naturalidade antes impensável ao viver coisas básicas do dia a dia — como ler uma instrução ou ouvir uma música em inglês e entender tudo!

Viu só como aprender inglês rápido não é fake news? A tecnologia tem facilitado o acesso a outras línguas. Isso porque há mais praticidade em buscar conteúdos de qualquer canto do mundo e até de interagir com gringos.

Os recursos são vários, e você não precisa mais depender apenas de livros e cursinhos para dar um gás nos estudos e acelerar o processo para adquirir sucesso profissional. Aqui na Pitágoras, temos ainda a faculdade de Letras Português e Inglês, que é uma forma de se aprofundar na língua e trilhar uma carreira tendo seus conhecimentos bilíngues como base.

E aí? Está com animação para começar a colocar as dicas em prática? Então, confira, além do inglês, o que deve conter um currículo online de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados