O que é o colegiado e para quê ele serve?

alunos de colegiado

Desconto nota do Enem

Todo curso de ensino superior precisa ser devidamente planejado. É o que garante oferecer aos estudantes um projeto pedagógico que esteja adequado ao perfil do profissional e ao mercado de trabalho da área. Para isso, é formado um comitê, que recebe o nome de colegiado.

O colegiado é muito importante, embora não seja popular entre os alunos. Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre:

  • O que é o colegiado?
  • Qual é o objetivo dele?
  • Como funciona o colegiado da faculdade?

Boa leitura!

O que é o colegiado?

Você já parou para pensar como é definida a grade curricular de um curso de graduação da Pitágoras ou de outras faculdades? E como os componentes curriculares, as cargas horárias, a distribuição de aulas, entre outros aspectos são escolhidos? Quem faz todo esse planejamento é o colegiado.

Esse comitê, ou o grupo de profissionais, tem uma tarefa muito importante: a de tomar decisões acerca de um determinado curso. Assim, toda faculdade conta com um colegiado para tratar a respeito do projeto pedagógico daquela graduação.

Como você pode perceber, a responsabilidade do colegiado é muito grande, uma vez que as principais decisões sobre o curso são tomadas entre esse grupo de pessoas. Sendo assim, elas precisam conhecer o perfil do profissional da área, bem como aquilo que o mercado de trabalho necessita, considerando a sociedade de um modo geral.

Formação do colegiado

O colegiado é composto por até cinco docentes. É ideal que três deles tenham formação no curso correspondente à graduação da qual vão compor o comitê. Também conta com um representante discente, ou seja, um aluno.

Os membros têm um mandato com duração de dois anos, mas pode haver uma recondução. Sua eleição é feita pelos professores que pertencem ao departamento. Além disso, há um coordenador do curso que, nesse caso, é eleito por meio de voto direto dos professores daquele mesmo curso e dos alunos. O mandato para ele dura no mínimo um ano.

Qual é o objetivo do colegiado?

Agora que você já entendeu o conceito desse comitê, é hora de entender exatamente o que faz o colegiado. Conforme explicamos, esse grupo fica responsável por definir todos os aspectos referentes ao projeto pedagógico de um curso de graduação.

Eles analisam esse projeto para verificar o que pode ser melhorado. Assim, o intuito é fazer adequações constantes, ou quando necessário, para que o curso esteja totalmente de acordo com os conhecimentos e competências que o profissional da área precisa dominar, a fim de se preparar para o mercado de trabalho.

Além disso, esses profissionais são responsáveis por fiscalizar as atividades realizadas no curso. Fazem, ainda, a orientação didática para que os docentes estejam devidamente alinhados com o objetivo pretendido com aquele projeto, favorecendo a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Suas atribuições não param por aí: em cada semestre, é feito o planejamento do curso em relação aos aspectos da oferta dos componentes curriculares e a definição de horários. O objetivo, nesse caso, é assegurar que será possível cumprir o turno.

Tour pela prova do Enem

Portanto, a atuação do colegiado influencia de forma direta em como uma graduação será conduzida. Cabe a esse comitê trazer propostas, fazer alterações no projeto pedagógico e no currículo do curso. Isso inclui eliminar alguns componentes e criar outros, de acordo com as necessidades que foram identificadas.

Como funciona o colegiado na faculdade?

É importante que você saiba que toda instituição de ensino tem um comitê como esse. Mesmo as escolas de ensino fundamental ou médio contam com ele, muitas vezes formado também pelos pais e outros membros da comunidade. O objetivo é estar constantemente melhorando o projeto pedagógico.

Entretanto, mais do que explicar para você o que é, o intuito deste artigo é mostrar como funciona o colegiado na faculdade. Conforme vimos, todas as disciplinas ofertadas no curso de graduação passam pela avaliação desse grupo de profissionais.

Eles também são responsáveis pelo projeto pedagógico de outros cursos de nível superior, como a pós-graduação stricto sensu. Além disso, o colegiado é formado para escutar os estudantes e para dar suporte a eles, a fim de esclarecer suas dúvidas, bem como ouvir sugestões e críticas.

Afinal, o colegiado do ensino superior deve estar atento às mudanças da sociedade, dos cenários globais e do mercado de trabalho. Isso porque os graduandos precisam adquirir todo o conhecimento necessário para que encontrem boas oportunidades no terceiro setor ou demais áreas do mercado.

Por isso, é fundamental que esse comitê cultive algumas características, como as que você encontra no colegiado da Faculdade Pitágoras:

  • formação com profissionais qualificados, pois quem fica responsável pelo projeto pedagógico de um curso precisa ser um expert em sua área;
  • disponibilidade de atendimento aos alunos, uma vez que a opinião e o retorno deles é fundamental para identificar necessidades de adequação ou possíveis melhorias;
  • experiência no mercado, porque os membros também devem auxiliar os alunos na conquista das melhores oportunidades e, para isso, precisam estar alinhados às exigências.

Portanto, é muito importante que, na hora de escolher a sua instituição de ensino superior, você esteja atento ao corpo docente das faculdades da região onde pretende estudar. Afinal, esses profissionais vão compor o colegiado e coordenar o curso — sendo assim, a competência deles é fundamental para garantir que você tenha um aprendizado de maior qualidade.

Com relação ao custo da mensalidade, não há nenhum problema em optar por aquelas que são mais acessíveis. Mas é importante estar atento ao tipo de faculdade barata que você está escolhendo, pois o preço mais baixo deve estar relacionado à acessibilidade ao ensino superior, não com a má qualidade dos cursos ofertados.

Para tirar essa dúvida, basta fazer uma pesquisa sobre o registro desses cursos no MEC, bem com da pontuação alcançada por eles no Sinaes. Isso porque, dependendo da faculdade, o baixo custo está relacionado a um corpo docente despreparado, o que implica um colegiado e um projeto pedagógico que deixam a desejar.

Quer uma dica? Procure aquelas opções que sejam bem reconhecidas e que tenham cursos nota 5 no MEC. Aqui na Pitágoras você encontra isso e muito mais, como foi possível perceber na preocupação com o desenvolvimento dos alunos e a formação do colegiado.

Percebeu como a atuação do colegiado de uma faculdade é muito importante para o seu preparo? Então, valorize as instituições de ensino que apostam em seu quadro docente, para que você tenha todo o suporte que precisa para construir um futuro de sucesso!

Já sabia de todas essas responsabilidades do colegiado? Deixe seu comentário e divida conosco sua opinião!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados