Ciências Humanas: quais são as características da área?

estudantes de Ciências Humanas

As áreas do conhecimento são divididas, basicamente, em 3 grandes campos: as Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Essas divisões abrigam uma série de cursos e trazem características que as diferenciam das demais. Hoje, falaremos sobre a área que estuda o ser humano e sua relação com o ambiente em que ele está inserido.

As Ciências Humanas representam boa parte das graduações. Elas abrangem cursos destinados aos estudantes que querem entender mais sobre a sociedade ou lidar com a população de maneira íntima, seja direta ou indiretamente.

Quer saber mais sobre esse campo da educação? A seguir, descubra os cursos possíveis pra quem deseja mergulhar na psique humana e nas funções sociais e, claro, saiba como a Pitágoras pode fazer parte de sua trajetória profissional. Vamos lá?

O que são as Ciências Humanas?

Esse campo estuda as ações e o conhecimento produzido pelos seres humanos. Também inclui a investigação do pensamento da sociedade e de métodos pra melhorar a vida das pessoas.

Sendo assim, qualquer graduação que lide com o homem, direta ou indiretamente, entra no time das Ciências Humanos. Um sociólogo, por exemplo, estuda a sociedade sem entrar em contato direto com o seu objeto de estudo. Um professor, por sua vez, atua todos os dias com as ações sociais, fazendo parte delas. Legal, né?

Quais são os principais cursos das Ciências Humanas?

Além da Sociologia ou Ciências Sociais, tem ideia de quais outros cursos fazem parte do estudo da sociedade e da humanidade? Veja alguns bons exemplos:

Dá pra ver que vários deles são interdisciplinares, ou seja, misturam também temas relacionados com os campos das Exatas e Biológicas. Mas o melhor de tudo é que você os encontra aqui na Pitágoras! Pra conhecer mais opções, confira a nossa lista de cursos.

Quais são as características desse campo educacional?

Ainda não sabe qual área seguir na sua vida profissional? Está em dúvida entre Humanas ou Exatas? Não se preocupe! A gente listou algumas características e competências que fazem parte do dia a dia do profissional desse campo!

Exercício da leitura

Alunos de cursos das Ciências Humanas precisam ter um apreço especial pela leitura. A maioria das graduações exige que você se dedique a um grande volume de material teórico, algo que também é constante ao longo de toda a vida profissional.

Capacidade de interpretação

A habilidade de interpretação de textos e de situações sociais também é muito importante. Inclusive, esse ponto é constantemente trabalhado durante a faculdade e faz a diferença no currículo na hora de buscar uma boa colocação.

Compreensão das transformações

A sociedade está mudando rapidamente. Por isso, é bem provável que, ao longo de seus estudos, você precise lidar com novas tendências e realidades na sociedade. Acompanhar de perto essas transformações é outra capacidade importante pra profissionais dessa área.

Compreensão da sociedade e natureza

A sociedade e o meio em que ela está inserida dialogam durante todo o tempo. Além disso, muitos cursos trazem elementos de outras áreas, como as Ciências Exatas e Biológicas. Por isso, compreender essa relação é sempre importante pra esses graduandos.

Exploração de temas subjetivos

A subjetividade é uma das características mais marcantes de cursos dessa área. Enquanto graduações da área das Exatas trazem informações concretas, aqui a interpretação dos temas depende de uma série de fatores, incluindo a história de vida do objeto de estudo.

Alto exercício da empatia

Subjetividade e empatia são questões que caminham lado a lado. O estudante de qualquer curso das Ciências Humanas precisa constantemente exercitar a sua humanidade pra se colocar no lugar de outras pessoas e, assim, fazer uma interpretação imparcial dos fatos.

Boas capacidades de comunicação

Lidar com pessoas exige uma boa capacidade de comunicação, não é? Por isso, essa característica também não pode ser deixada de lado quando falamos sobre esse tipo de graduação.

Como é o mercado de trabalho para as Ciências Humanas?

Muitos dos cursos superiores em alta envolvem a área das Ciências Humanas. Uma das razões pra isso é a variedade de possibilidades. Você pode se tornar um advogado ou um professor, além de seguir na área de pesquisa ou até mesmo ir pra profissões multidisciplinares, como a Psicologia.

Dentro das profissões também há uma ampla gama de especializações ou possibilidades. Com o diploma de Direito, por exemplo, você pode seguir carreira como advogado, delegado ou juiz. Cada uma delas traz remunerações diversas e atribuições bem diferentes.

O mercado pra quem se forma nesse tipo de graduação é, portanto, muito amplo. Certamente, há ótimas vagas esperando por você, especialmente se cursar uma faculdade renomada e cheia de diferenciais.

Como escolher uma boa faculdade?

Aproveitando o assunto, que tal mostrarmos algumas das características fundamentais pra uma boa faculdade? De modo geral, a instituição escolhida por você deve:

  • se preocupar com o apoio psicológico ao aluno;
  • ter docentes qualificados;
  • investir em tecnologia;
  • buscar inovar nas metodologias de ensino;
  • oferecer cursos nas modalidades de ensino presencial e a distância, se preocupando com as tendências educacionais;
  • fornecer apoio pra que você encontre as melhores vagas de estágio do mercado;
  • ter uma grade curricular diversificada e completa.

Na Pitágoras, você tem acesso a tudo isso e muito mais! Contamos com diferenciais importantes, entre eles:

Isso sem falar em toda a infraestrutura necessária (salas multimídia, laboratórios, bibliotecas, metodologia diversificada, foco na tecnologia e muito mais) pra que você possa obter o sucesso em qualquer carreira que escolher.

Vem pra Pitágoras!

Agora que você já sabe quais são os principais cursos da área das Ciências Humanas e conhece as características mais marcantes desse campo, não perca tempo. Escolha aquela graduação que tem a sua cara e comece o quanto antes a sua vida profissional numa boa instituição de ensino!

Nesse contexto, a Pitágoras se destaca como uma das instituições mais renomadas nessa área. Por isso, se inscreva em nosso vestibular e venha fazer parte desse grande time!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content