Como escolher uma boa cidade para fazer faculdade?

comoescolherumaboacidadeparafazerfaculdade

Ter que mudar de cidade para fazer faculdade é a realidade de muitos estudantes que se vêem sem grandes oportunidades em sua região de origem — seja por se tratar de um município pequeno e sem instituições de ensino superior, seja por conta de chances reduzidas de empregabilidade. No entanto, sabemos que sair de casa, sobretudo quando se tem um objetivo em mente, é uma ação que requer bastante planejamento, foco e pesquisa.

Foi pensando nisso que, neste post, reunimos alguns fatores importantes que você deve analisar com cuidado ao escolher uma cidade para fazer faculdade. Estar munido de informações relevantes é essencial nesse momento repleto de novidades e expectativas, portanto, continue conosco e veja as dicas!

Custo de vida

Sair da casa dos pais ou de onde você mora atualmente para ir em busca dos sonhos em outra cidade requer, antes de tudo, um bom planejamento financeiro. Afinal, você quer ter a certeza de que conseguirá arcar com as despesas necessárias para a mudança e para a permanência na nova cidade, não é mesmo? Por isso, pense no custo de vida das localidades de seu interesse e observe se ele está alinhado ao orçamento disponível.

Lembre-se de que, além da mensalidade da faculdade, você terá gastos com transporte, alimentação, despesas da casa, lazer — sem falar naquele dinheirinho extra para emergências. Uma boa pesquisa na internet o ajudará a entender a dinâmica dos preços na cidade desejada.

Mercado de trabalho da região

Saber como anda o mercado e entender se o local escolhido está entre as melhores cidades para trabalhar na sua futura área de atuação também tem grande peso nesse processo de mudança. Verifique quais organizações têm sede no local, já pensando em suas chances de empregabilidade. Considere também que, ao longo do curso, buscar por oportunidades de estágio é fundamental — e isso será muito mais fácil quando o setor na região é promissor.

O Sudeste e o Sul, por exemplo, são regiões muito interessantes para quem quer trabalhar nas áreas da tecnologia, da indústria e do marketing, reunindo empresas como Google, FIAT, Volkswagen, Ambev etc. Para quem deseja seguir na área de exatas, o Norte e o Nordeste (PA, PI, AL, BA, CE, PB etc) vêm apresentando demanda alta por profissionais da Engenharia e Administração. No Centro Oeste, a agricultura, pecuária, extrativismo e afins são campos de atuação valorizados.

Qualidade das faculdades

Talvez uma das dicas mais importantes deste post seja verificar a qualidade das faculdades na cidade de interesse. Afinal, o objetivo da sua mudança é ingressar no nível superior para traçar uma carreira de sucesso — e isso depende diretamente da credibilidade da formação oferecida pela instituição de ensino.

Sendo assim, faça uma lista de quais faculdades se encontram na cidade e, a partir disso, vá observando critérios importantes para escolher a melhor. “Mas, quais são esses critérios?”, você deve estar se perguntando. Abaixo, fizemos uma lista do que considerar ao averiguar a qualidade das instituições de ensino superior:

  • credenciamento e boa nota segundo os conceitos do Ministério da Educação (MEC);
  • corpo docente especializado;
  • infraestrutura adequada;
  • parceria com grandes empresas — no caso da faculdade Pitágoras, nós temos canal Conecta, portal de vagas disponível para os alunos se conectarem às organizações, como Itaú, Carrefour, Danone, GE, Algar Telcom etc.

Opções de moradia

As opções de moradia para quem muda de cidade para estudar são diversas. É possível, por exemplo, alugar um quarto em um apartamento com outros estudantes, viver em uma república estudantil ou até mesmo arrumar o seu próprio cantinho, caso o orçamento permita. Sendo assim, com um planejamento financeiro já em mãos, procure se informar sobre os custos e demais aspectos relacionados a essa questão.

Nas “cidades universitárias”, que agrupam um grande número de faculdades, encontrar opções de moradia acessíveis é uma tarefa mais fácil, já que a concentração de pessoas que se mudam para o local com o objetivo de estudar é extensa. Mesmo se esse não for o caso, fique tranquilo: a internet é uma ferramenta de grande ajuda no momento de encontrar o espaço ideal. Fique atento, no entanto, à seriedade e à credibilidade das propostas.

Antes de alugar um espaço, se possível, faça visitas prévias e avalie as condições da moradia, já sabendo como é a divisão de contas e o que está incluso nas parcelas (água, luz, internet etc). Caso for morar com mais pessoas, considere também aspectos relacionados à convivência — afinal, você dividirá o teto com aqueles indivíduos como já dividiu com a sua família, sendo assim, se houver afinidade entre as partes, melhor ainda.

Características da cidade

Quando se está de mudança, é importante pensar em aspectos relacionados ao nosso bem-estar e que facilitarão a adaptação no local. Aqui, a pesquisa entra mais uma vez como sua principal aliada. Saber essas informações de antemão evita até mesmo choques culturais — afinal, pode ser que você esteja acostumado com a dinâmica agitada de uma cidade grande e passará a viver em uma pequena e pacata, ou vice versa.

Como você frequentará a faculdade, verifique as opções de transporte — como linhas e horários de ônibus, metrô etc. — e como será o trajeto até a instituição. Além disso, procure saber como é o clima da cidade, preparando o seu guarda roupas e evitando surpresas negativas como passar frio ou calor. Por fim, veja se a infraestrutura local (supermercados, centros comerciais, hospitais etc.) atende às suas necessidades e expectativas.

Com as dicas do post, a missão de escolher a melhor cidade para fazer faculdade certamente se tornará mais fácil. Além de considerar os fatores acima, pense que você estará dando um passo transformador em sua vida, afinal, o ingresso no ensino superior — especialmente quando se opta por uma instituição de qualidade e credibilidade no mercado — potencializa suas chances de sucesso e valorização na carreira!

Agora que você já sabe por onde começar, que tal ajudar mais amigos a acertarem na decisão compartilhando agora mesmo o artigo em suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.