Saiba como ser chef de cozinha em 5 passos

Chef de cozinha

Teste Vocacional Rápido

A área da alimentação e da Gastronomia sempre está em alta, por ser um serviço essencial. Tanto que, mesmo com o fechamento dos restaurantes durante a pandemia, houve aumento nos serviços de delivery de alimentos, e muitos profissionais conseguiram implantar negócios lucrativos, sem nem sequer abrir um estabelecimento físico.

Mas o que faz exatamente um chef de cozinha? Bem, ele é responsável por acompanhar toda a atividade e a preparação dos alimentos em uma cozinha profissional, para que os pratos servidos sejam saborosos, tenham harmonia com os ingredientes e, claro, uma aparência que agrade o consumidor.

Para isso, precisa ser um especialista nos pratos que desenvolve, deve entender como os itens do menu se relacionam e, claro, garantir o funcionamento eficiente da sua equipe de auxiliares. Logo, o chef de cozinha é um artista gastronômico — mas também um administrador.

Você tem paixão pela culinária? Então, descubra em 5 passos como trabalhar em uma cozinha profissional!

Invista em um curso de Gastronomia

O primeiro passo para ser um chef de cozinha de destaque é investir em capacitação profissional. Por isso, nada melhor que fazer uma faculdade de Gastronomia.

Nesse curso, você vai aprender o que é Gastronomia e como atuar na área, a partir de uma série de conhecimentos teóricos e práticos. Os conteúdos são muito interessantes, pois abordam desde a evolução da alimentação em diferentes culturas até técnicas específicas para o cozimento dos pratos e gestão de cozinha. Veja algumas matérias que você vai encontrar:

  • Bases da Enologia (estudo da produção e conservação de vinhos);
  • Cozinha Asiática;
  • Cozinha Brasileira;
  • Cozinha Internacional;
  • Cozinha Nutricional;
  • Garde Manger ― Cozinha Fria;
  • História da Alimentação;
  • Matérias-primas, Higiene e Controle de Alimentos;
  • Planejamento de Cardápio;
  • Serviços de Bebidas;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Técnicas Básicas de Cozinha;
  • Tecnologia de Alimentos.

Uma dica! Se você estiver em dúvida sobre os cursos de Nutrição ou Gastronomia, saiba que a primeira faculdade tem o foco de atender as pessoas promovendo a saúde e a alimentação saudável. Já a Gastronomia ensina como trabalhar profissionalmente na cozinha.

Desenvolva seu conhecimento técnico e teórico

Quanto mais conhecimento, melhor para você se destacar como chef de cozinha. Por isso, é importante aproveitar ao máximo os conteúdos da faculdade, mas também se aprofundar nos nichos com os quais pretende trabalhar.

Por isso, é importante que você participe de atividades complementares, como cursos livres, feiras gastronômicas e palestras e consuma muito conteúdo para ter ideias e treinar as técnicas observadas em todos esses momentos.

Uma excelente maneira de você saber o que anda acontecendo na cena da Gastronomia é usar a internet. Siga personalidades da área nas redes sociais, inscreva-se em canais de vídeo e assine newsletters de associações brasileiras e internacionais.

Com isso, você vai adquirir uma bagagem bem interessante para começar a desenvolver sua metodologia de trabalho ― algo muito visado pelos melhores restaurantes.

Busque por experiências

Assim como em outras carreiras, você precisa adquirir boas experiências para conseguir decolar. Comece conhecendo os diferentes tipos de cozinhas e estabelecimentos em que pode trabalhar. Aqui, vão alguns exemplos de desses locais:

  • cozinhas de restaurantes;
  • setor hoteleiro;
  • padarias;
  • cozinhas-escolas;
  • navios de cruzeiro;
  • bares.

Alguns desses locais aceitam jovens aprendizes, e a grande vantagem disso é que você não precisa ter curso superior ainda. No caso dos navios de cruzeiro, também há muitas vagas para garçons e bartenders. Você precisa ter um nível razoável de inglês, porém, ganha em Dólar ou Euro, tem um aprendizado enorme e, de quebra, conhece alguns países.

Além disso, você vale conhecer os tipos de empreendedorismo na Gastronomia e ter sua experiência individual. Você pode escolher um segmento da culinária, como confeitaria ou petiscos salgados, e se aprimorar. Dessa maneira, enquanto faz a faculdade você também vai aplicando as técnicas em seu próprio negócio.

Construa um currículo

Você sabe que ter um currículo forte é indispensável. Mas, no caso de um chef de cozinha, além do documento formal. Vale a pena investir em um portfólio visual, o qual você montar digitalmente em um site pessoal ou nas próprias redes sociais ― será seu currículo online.

O objetivo desse portfólio é que seus pratos chamem a atenção de potenciais clientes e gerentes que poderiam contratar você. Inclusive, muitos chefs de cozinha trabalham para mais de um restaurante prestando consultoria. Entre outras coisas, eles montam os cardápios dos estabelecimentos e oferecem treinamentos para as equipes.

Além do portfólio digital, seu site ou perfil nas redes sociais podem ser um importante canal de divulgação do seu trabalho. Vale a pena criar conteúdos, como vídeos de receitas e dicas de gastronomia, bem como impulsionar suas páginas por meio de anúncios pagos. É um ótimo investimento que também permitir a mais pessoas conhecerem você.

Desenvolva o seu talento gastronômico

Ser um chef de cozinha é estar ligado à arte gastronômica, o que vai além de cozinhar pratos gostosos e bonitos. Significa oferecer uma experiência sensorial e cultural a quem degusta os alimentos preparados por você. Afinal de contas, comer desperta memórias e sensações e nos aproxima das diferentes culturas.

Pensando nisso, você pode ser um chef renomado ao desenvolver seu talento gastronômico e oferecer inovações no ramo que escolher. Entre as muitas questões da cozinha, é preciso aprender a combinar as técnicas de cozimento, misturar ingredientes, explorar possibilidades de sabores e texturas etc.

Ao dominar tudo isso, você vai ter condições de trilhar uma jornada de crescimento no mercado até imprimir sua marca sobre os menus que assinar. Não é demais?

Estude Gastronomia na Pitágoras!

O curso superior de Gastronomia da Pitágoras é a chance que você precisava para conquistar seu diploma quantos antes! Veja como funciona nossa faculdade:

  • tipo de curso graduação tecnológica;
  • modalidade — EAD 100% online;
  • duração — 2 anos;
  • formato das aulas — aulas online ao vivo e gravadas, além de inúmeros conteúdos em vídeo, áudio e textos, e uma biblioteca virtual exclusiva dentro da plataforma de estudos;
  • interação com o corpo docente — os professores acompanham os alunos de perto por meio de um serviço de tutoria via chat, fórum, e-mail, telefones ou reuniões ao vivo;
  • avaliação — sistema de avaliação contínua, em que cada passo dado no curso é avaliado e considerado no seu desempenho global:
  • preparação para o mercado de trabalho Aula Destaque (aulas online com especialistas do mercado que dão dicas de desenvolvimento de carreira) e as Trilhas de Carreira (atividades extracurriculares para desenvolvimento de competências e habilidades complementares);
  • Empregabilidade — parceria exclusiva com o Canal Conecta, maior portal universitário de vagas de estágio e emprego. Seu currículo conectado a milhares de vagas nas melhores empresas;
  • Formas de ingresso facilitadas vestibular online Pitágoras. E se sua nota do Enem foi alta, pode ser usada para substituir o exame;
  • Mensalidade — a partir de R$ 169,00*.

Com tantas facilidades, ser chef de cozinha ficou muito mais fácil e rápido! Então, não perca essa chance de receber uma formação profissional de alta qualidade, em uma das principais instituições do país. Venha já para a Pitágoras! Faça a sua inscrição no vestibular online agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] Guia de áreas e salários: conheça as profissões mais bem-pagas hoje

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.