Como é a carga horária do curso de Biomedicina?

carga horária do curso de biomedicina

Teste Vocacional Rápido

Quem se interessa por uma faculdade na área da saúde geralmente tem dúvidas sobre a carga horária do curso de Biomedicina. Afinal de contas, quando tempo precisa para se formar e o que você realmente faz durante a graduação?

Aqui na Pitágoras, temos um Bacharelado que já qualificou inúmeros profissionais, que hoje se destacam no mercado de trabalho. Por isso, podemos te contar um pouco sobre a experiência da graduação.

Pra ficar por dentro do assunto, continue a leitura e entenda como você vai passar o seu tempo na faculdade de Biomedicina!

Como funciona o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina é uma graduação de 10 semestres. No caso da Pitágoras, além de diferentes formas de ingressar na faculdade, você pode fazer a formação nas modalidades presencial e semipresencial.

No presencial, as aulas teóricas e práticas ocorrem no polo de ensino. Assim, você estuda do jeito que já está mais acostumado, com colegas e professores, frequentando a sala de aula durante toda a semana.

Já o semipresencial é a única opção de curso de Biomedicina EAD. Nele, o estudo acontece com tarefas, aulas e materiais online, mas também com frequência programada no polo de ensino de 1 a 3 vezes por semana.

Em ambos os casos, fique tranquilo quanto à parte prática da graduação. Nas duas modalidades, os laboratórios e clínicas da faculdade estão à disposição dos alunos pra serem usados nas aulas.

Ah! Na faculdade, você também pode fazer um estágio de Biomedicina. São duas as modalidades: o obrigatório e o facultativo.

O obrigatório é parte da carga horária do curso de Biomedicina e não é remunerado. Já o facultativo é conquistado no mercado de trabalho e dá direito a bolsa-auxílio.

Os alunos da Pitágoras podem buscar empregos e estágios remunerados pelo Canal Conecta. Nesse portal da empregabilidade, nossos parceiros disponibilizam vagas exclusivas de trabalho.

Quais são as principais disciplinas estudadas no curso?

A carga horária do curso de Biomedicina é bem-distribuída nas diferentes disciplinas da graduação. Cada semestre funciona como um degrau na sua formação, criando uma jornada de aprendizado e desenvolvimento de competências.

Primeiro ano

No início da faculdade, você aprende bastante sobre o funcionamento do organismo humano e aprofundamos nosso domínio das Ciências Biológicas. Sistemas Digestório, Endócrino e Renal, Genética, Microbiologia Básica, Ciências Moleculares e Celulares e Formação Integral em Saúde são exemplos de disciplinas dessa etapa.

Segundo ano

No ano seguinte, você complementa os conhecimentos sobre o corpo humano e introduz algumas técnicas e métodos de trabalho da área. São exemplos Bioquímica, Bromatologia, Micologia e Virologia, Instrumentação e Deontologia Biomédica, Metodologia Científica e Primeiros Socorros.

Terceiro ano

O terceiro ano aborda principalmente a parte clínica e de laboratórios. Isso é visto em disciplinas como Bacteriologia Clínica, Biologia Molecular e Biotecnologia, Imunologia Clínica e Patologia Geral.

Quarto ano

O último ano de curso consolida o que foi visto até então e prepara o biomédico para as funções exercidas na área. Inclusive, isso é feito com o aprendizado das práticas, técnicas e métodos de trabalho. São disciplinas do quarto ano:

  • Líquidos Biológicos;
  • Práticas Aplicadas em Bioquímica e Imunologia Clínica;
  • Práticas Aplicadas em Parasitologia Clínica e Líquidos;
  • Biomedicina Estética;
  • Microbiologia de Alimentos;
  • Práticas Aplicadas em Hematologia;
  • Microbiologia Clínica.

Estágio curricular

No curso de Biomedicina, você terá 3 semestres de estágio curricular. Cada um deles tem um foco específico:

  • Preparação para o Exercício em Análises Clínicas;
  • Rotinas Laboratoriais;
  • Aprofundamento em Análises Clínicas.

Ao longo do curso, disponibilizamos estudos dirigidos para desenvolver o perfil desejado pelo mercado de trabalho. Entre outros assuntos, são abordados Desenvolvimento de Carreira, Empregabilidade, Design Thinking e Mindset Ágil.

👩‍🔬 Biomedicina é para mim? Se você já se perguntou como funciona essa graduação, saiba que esse curso possui características únicas. Faça o nosso teste e descubra!

Quanto tempo dura o curso?

A duração curso de Biomedicina é de 4 anos, com 3.200 horas de carga horária. Ao longo do curso, você realiza diversas atividades:

  • aulas teóricas e práticas;
  • atividades complementares (palestras, workshops, estágio facultativo etc.);
  • estudos dirigidos (Design Thinking, Mindset ágil etc.)
  • trabalho de conclusão de curso (TCC);
  • estágio curricular.

No caso do EAD, o estudo traz diferentes atividades online, como participação em fóruns, exercícios, leituras e conteúdo multimídia. Além disso, cada tarefa é considerada na sua pontuação ao final do semestre.

Por isso, aqui na Pitágoras, o seu tempo na faculdade de Biomedicina vai ser muito bem aproveitado. Temos um time de professores com mestrado, doutorado e especialização nas diferentes disciplinas do curso, sempre buscando a melhor qualidade no ensino.

Além disso, você pode estudar com profissionais conceituados, como Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes, no projeto Aula Destaque. Esses encontros exclusivos acontecem online e gratuitamente, sendo uma excelente oportunidade pra conhecer a área da saúde e inspirar-se em exemplos de sucesso.

Como está o mercado de trabalho na área?

Como vimos, a carga horária do curso de Biomedicina é de 3.200 horas, dividas ao longo de 4 anos. Isso acontece pela importância da qualificação técnica pra exercer as atividades da área, que é uma das mais especializadas do ensino superior.

O profissional de Biomedicina é responsável pelas análises de laboratório relacionadas com a saúde humana. Além disso, ele atua na pesquisa, tendo como objetivo a descoberta de doenças e meios de prevenção e tratamento. Logo, tem um papel bem importante, né?

A principal característica da área é usar os conhecimentos da Biologia pra encontrar soluções voltadas para saúde humana. O biomédico é alguém que entende como funciona nosso organismo e usa desse conhecimento pra ajudar as pessoas.

Em relação às oportunidades profissionais, você pode atuar em diversas áreas de atuação com o diploma:

  • pesquisa e desenvolvimento de produtos da área da saúde, como vacinas e medicamentos;
  • exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem;
  • pesquisa com células-tronco, biotecnologia, entre outros;
  • perícia judicial.

Nesse mercado, você vai encontrar uma média salarial de R$ 2.751,96*. Ainda pode usar o diploma pra fazer especializações e ganhar mais.

As vagas de trabalho também estão em crescimento. De janeiro a novembro de 2020, segundo dados do Ministério do Trabalho, foram 4.500 admissões com saldo de 936 postos de trabalho, apenas na função específica de biomédico.

Se você quiser conhecer mais sobre a área, recomendamos a leitura do nosso guia completo com tudo sobre Biomedicina.

Inicie a sua carreira de sucesso

Com o foco na qualidade do ensino, você desenvolve as suas competências profissionais e aproveita a carga horária do curso de Biomedicina ao máximo. Logo, tem meio caminho andado pra conquistar um bom emprego.

Faça agora mesmo a inscrição na Pitágoras e aproveite os benefícios exclusivos de estudar com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.