Ganhei uma bolsa de estudo no interior: vale a pena?

bolsas de estudo no interior

Desconto nota do Enem

Uma bolsa de estudos pra entrar na graduação é o verdadeiro sonho de muitos estudantes. A disputa pelo benefício é sempre acirrada, independentemente do curso, e quem foi beneficiado está de parabéns.

Mas e quando a faculdade fica longe de casa? Vale a pena se a proposta é uma bolsa de estudo no interior, mesmo morando na capital? Na maioria dos casos, podemos dizer que sim, demais! A graduação é um passo fundamental pra se colocar no mercado de trabalho, e ganhar uma bolsa integral ou que cobre boa parte das mensalidades é uma oportunidade única.

Mas é claro que essa também uma decisão que envolve fatores pessoais, como ficar longe da família, arranjar um lugar pra morar, ter novas responsabilidades etc. Pra te ajudar, separamos aqui as vantagens das bolsas de estudo no interior. Confira!

Dedicação ao curso sem o peso das mensalidades

Existem duas formas de entrar na graduação: faculdades públicas e particulares. Ambas podem ser realizadas por meio dos programas do Governo Federal.

Pelo Sisu, os estudantes encontram vagas bastante limitadas nas universidades públicas, além de alta concorrência e o risco de não encontrar o curso que deseja.

Por isso, a opção mais comum é ingressar na faculdade particular, que pode ser feita tanto pela inscrição no Prouni, FIES ou quanto pelo vestibular tradicional. Você também consegue utilizar a nota do Enem pra ganhar descontos. Essas são oportunidades de conquistar uma bolsa de 100% ou que cobre boa parte das mensalidades.

É sua chance de encontrar as melhores bolsas de estudo no interior, além de se dedicar ao curso sem a preocupação de pagar as mensalidades. Então, pense nisso quando for avaliar se vale a pena pegar uma bolsa de estudo no interior. Se esse benefício for integral e você não vai se endividar depois do curso, a oportunidade se torna ainda melhor!

Menor concorrência que nas capitais

Prestar vestibular em cidades do interior aumenta sua chance de conquistar uma vaga, principalmente pra cursos concorridos como Medicina. Se você quer saber como conseguir uma bolsa de estudo no interior, é importante entender isso!

Cursos em cidades do interior são menos procurados se comparados aos mesmos ofertados nos centros e regiões metropolitanas. Logo, a nota de corte do Enem ou vestibulares pra diferentes opções também tendem a cair — por falar nisso, essa é a pontuação do último candidato que foi aprovado dentro do número de vagas pra uma graduação.

Não se engane, pois a menor concorrência nas faculdades do interior não se deve a uma baixa qualidade do ensino. Muitos cursos localizados longe dos grandes polos ostentam excelentes avaliações do MEC (Ministério da Educação).

Então, se você quer entrar em um curso superior bastante concorrido nas capitais, avalie a possibilidade de disputar uma bolsa de estudos no interior.

Economia e custo-benefício

A vantagem de morar no interior é que gastos com transporte e moradia não ocupam boa parte do orçamento mensal. É uma realidade muito diferente da vida nos centros urbanos, que oferecem aluguéis com preços elevados e demandam uma despesa maior com o deslocamento.

Tour pela prova do Enem

No interior, é muito comum encontrar uma oferta considerável de aluguéis pra estudantes nos arredores do campus. Além de ser uma forma de pagar menos no aluguel, esse é um jeito simples de eliminar parte dos gastos com transporte, porque você pode ir e voltar das aulas caminhando, sem se preocupar com engarrafamento.

Mesmo que você tenha conquistado uma bolsa parcial, é vantajoso aproveitar essa oportunidade. O valor das mensalidades nas faculdades particulares do interior tendem a ser mais em conta. Ou seja, é mais fácil conciliar as despesas de rotina com o investimento no curso superior morando no interior dos estados!

Qualidade de vida pra estudantes

O elogio mais comum de quem faz faculdade no interior diz respeito à qualidade de vida pra estudar com tranquilidade, sem engarrafamentos nem a correria típica das grandes cidades.

É claro que isso varia bastante pra cada um, mas é fato que, no requisito tranquilidade pra estudar, os cursos no interior estão melhores que nas capitais.

Isso não significa que opções de lazer só existam nas capitais. Longe disso! No interior, a vida cultural também é movimentada, com opções de teatro, cinema, música e livrarias, além de locais pra curtir com os amigos. Dependendo da cidade, você também pode morar perto de praias.

Chance de reforçar seu networking

Nas faculdades de interior, boa parte da vida acadêmica acontece nos campus, onde você pode encontrar oportunidades que não estão necessariamente ligadas à sua graduação. São exemplos as associações de esportes e curso de idiomas estrangeiros. Isso significa, é claro, uma chance de expandir seus horizontes e construir sua rede de contatos.

Por receber alunos de várias cidades e estados, os campus do interior permitem que você reforce seu networking (expressão em inglês pra “rede de contatos profissional”), troque experiências, conheça pessoas de diferentes culturas e construa relações que podem ser importantes pra seu futuro na carreira.

Esse contato frequente também acontece com a equipe docente. Os professores, quando desenvolvem uma relação de confiança com os alunos, podem indicá-los pra atividades de extensão, estágios e outras oportunidades de trabalho. Além disso, ainda podem convidar pra projetos que incrementam um currículo profissional.

Sem falar que estudantes com boas referências de professores acabam tendo muito mais chances de conquistar vagas em seleções de emprego. Aqui na Pitágoras, você tem ajuda do Canal Conecta pra encontrar seu cargo ideal no interior, na capital ou onde quiser!

Vá em busca de mais!

Ganhar uma bolsa de estudos no interior pode proporcionar uma experiência enriquecedora. Além da chance de fazer uma graduação sem correr o risco de dívidas, aproveitar o custo-benefício e reforçar seu networking, você tem ganhos imensuráveis em termos de maturidade, maior responsabilidade e independência.

E se a organização financeira ainda é um grande desafio na sua vida, não perca o nosso guia prático: organize suas finanças e pague sua faculdade. Baixe agora, é de graça!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados