Bolsas de Estudo na Pitágoras: quais são e como funcionam

bolsa de estudo pitagoras

Fazer uma graduação com bolsa de estudos hoje deixou de ser uma realidade distante. São várias as opções e facilidades, que possibilitam ao estudante a conquista do seu sonho. Desde as públicas às privadas, as vantagens oferecidas aos ingressantes são muitas.

Se você está pensando em ingressar num curso na Faculdade Pitágoras e está com dúvidas a respeito das bolsas de estudo, encontrou o post certo! Nas próximas linhas, abordaremos todas as opções oferecidas e aceitas pela instituição, assim como damos dicas para os processos de inscrição e outras formas de ingresso. Acompanhe e não perca os detalhes!

Como funciona uma Bolsa de Estudos?

Uma bolsa de estudos oferece aos estudantes um desconto no valor das mensalidades, que pode variar de 10% a 100%, depende do programa. Para ter acesso ao benefício, o candidato passa por uma avaliação — seja através do vestibular tradicional, ou da sua nota do Enem.

Com uma bolsa de estudos, o estudante segue pagando as mensalidades com o desconto até que termine a graduação. Após a conclusão do curso, não há nenhum custo a ser quitado.

Qual a diferença entre Bolsa de Estudo e Financiamento Estudantil?

No caso do financiamento estudantil, é feito um empréstimo. Concedida por um financiador, que pode ser uma instituição de ensino, uma empresa privada ou o Governo. Durante o curso, o valor total da mensalidade é arcado. Porém, após a conclusão da graduação, o aluno deve pagar o valor acordado com a financiadora — que é o fator que difere da bolsa de estudo.

Bolsas de estudos aceitas na Pitágoras 

Agora que você está por dentro das diferenças entre os financiamentos e bolsas, chegou a hora de descobrir quais são as opções aceitas na Faculdade Pitágoras. Acompanhe, a seguir!

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma opção oferecida pelas instituições de ensino participantes do site vestibulares.com.br – como a Pitágoras. O benefício é destinado aos candidatos com dificuldades financeiras para ingresso no ensino superior. Você pode ser solicitar no ato da inscrição do vestibular – basta conferir se atende aos critérios estabelecidos e marcar a opção.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004, e é uma solução do Governo que tem como objetivo oferecer aos jovens, maior acesso ao ensino superior. Com bolsas de 50% a 100%, quem prestou o Enem e atende aos requisitos necessários está apto a concorrer. 

As inscrições são abertas duas vezes por ano, uma em cada semestre, e o candidato pode escolher até duas opções de cursos. Aqui, no blog, temos um post completo sobre como ingressar na Pitágoras pelo Prouni.

FIES

O programa de Financiamento Estudantil (FIES), surgiu em 2001, administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse benefício permite o ingresso em faculdades privadas com nota superior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) — o que é o caso da Faculdade Pitágoras.

Com o Novo FIES, há duas categorias em que o aluno pode ingressar:

  1. candidatos com renda familiar de até 3 salários-mínimos entram para o FIES. As vagas são limitadas, mas o financiamento não conta com juros;
  2. candidatos com renda de 3 a 5 salários-mínimos, entram para o P-FIES. A taxa nessa modalidade depende do contrato.

Algumas regras do Prouni se enquadram no FIES também. Ou seja, o candidato não pode ter zerado a redação no Enem, nem mesmo apresentar nota inferior a 450 na prova. Se ainda restaram dúvidas, temos um post que aborda as diferenças entre FIES e Prouni.

PEP

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP), oferece a possibilidade de parcelamento das mensalidades em até 70% durante todo o curso. No site do PEP, você consegue simular os custos do seu curso e prever o valor das parcelas. Se você não fez o Enem, saiba que para se inscrever neste programa não é necessário – ou seja, não há nota mínima no exame para a candidatura. Temos um post que conta tudinho sobre o PEP, se ainda sobraram dúvidas, confira e veja como funciona.

Viu só quantas formas de ingresso na Pitágoras? Agora que você já conhece, basta escolher qual delas se encaixa melhor na sua realidade socioeconômica.

Não consegui uma bolsa – há outras formas de ingresso com desconto?

Caso você não tenha conseguido nenhuma das bolsas acima, saiba que a Faculdade Pitágoras oferece outros descontos também!

Desconto na pré-matrícula

Ao fazer a sua inscrição no vestibular, você tem a opção de já realizar a pré-matrícula na Pitágoras. Dessa forma, além de ganhar a isenção da taxa de inscrição, você garante a sua vaga na turma e curso escolhido, caso seja aprovado no vestibular.

O processo é bem simples. Confira os 2 passos:

  1. Faça a sua inscrição e escolha a opção de pré-matrícula.
  2. Passou no vestibular? Sua vaga está garantida*, basta ir a unidade escolhida com os documentos necessários para finalizar a matrícula e iniciar o seu curso!

**A garantia da vaga está condicionada a formação de turma. A matrícula só será efetivada caso o candidato seja aprovado no vestibular, efetive sua matrícula com a entrega da documentação obrigatória e o pagamento do boleto de matrícula/primeira mensalidade.

Desconto Pontualidade

O desconto pontualidade é dado a todos os alunos matriculados na modalidade EAD, nos cursos participantes da oferta que pagam suas mensalidades até o 5º dia útil do mês de vencimento do boleto.

Fora isso, ainda temos o melhor custo-benefício do mercado! Assim, você vai conseguir pagar a faculdade sem problema algum! Continue acompanhando o blog e veja tudo sobre o Fies 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.