Biomedicina: tudo que você precisa saber sobre o curso 👩‍🔬

estudantes de biomedicina com luvas

Se você está lendo este post agora, é muito provável que tenha um interesse na faculdade de Biomedicina ou que esteja curioso sobre essa graduação. Saiba, desde já, que essa é uma ótima notícia! Afinal, os cursos da área da saúde são muito valorizados e estão sempre em alta no mercado de trabalho.

A Biomedicina, mais especificamente, é uma área que tem crescido muito nos últimos anos. Esse profissional é indispensável para a saúde como um todo, já que participa de processos de base que fazem com que outras profissões do segmento — como a Medicina, a Farmácia e assim por diante — possam crescer e alcançar os seus objetivos.

Sendo assim, a gente vai falar tudo o que é preciso saber sobre o curso de Biomedicina. Ao longo de nosso bate-papo, você vai descobrir características importante a respeito do curso, o perfil do estudante e futuro biomédico e, claro, o mercado de trabalho pra esse profissional. Boa leitura!

Entenda como é o curso superior em Biomedicina

O curso de Biomedicina da Pitágoras é uma graduação da área das Ciências Biológicas. Aqui, o objetivo é te ajudar a compreender a técnica de questões laboratoriais, como a análise de exames.

Pra isso, você precisa se dedicar muito aos estudos e caprichar no foco e na disciplina. Afinal, são muitas matérias complexas, voltadas para o âmbito da Biologia, da Química e, por vezes, da Física. Tudo isso, é claro, dialogando diretamente com os sistemas do corpo humano e dos animais –– já que o biomédico também pode se dedicar à área veterinária.

O curso é dividido em disciplinas práticas e teóricas, que buscam equilibrar o seu aprendizado e fazer com que você saia da graduação devidamente preparado para o mercado de trabalho. E aí, já está interessado?

Como a grade do curso se constrói?

A grade curricular de Biomedicina da Pitágoras é bem diversificada. Além das matérias voltadas pra Biologia e Exatas, como a gente viu, há também um grande foco pra disciplinas que estudam as questões humanas, éticas e comportamentais dos seres humanos. Noções de gestão e administração também fazem parte do roteiro de estudos do futuro biomédico.

Algumas das matérias estudadas na faculdade de Biomedicina são:

  • bioética;
  • bioquímica;
  • biofísica;
  • anatomia;
  • fisiologia;
  • farmacologia;
  • genética;
  • patologia;
  • imunologia;
  • microbiologia;
  • embriologia;
  • toxicologia;
  • hematologia.

Por fim, vale a pena ressaltar que a grade é composta de matérias teóricas e práticas. Além disso, há um certo número de horas dedicados apenas às atividades complementares e aos estágios obrigatórios. Por isso, é fundamental se informar bem com a instituição e tirar todas essas dúvidas!

Posso cursar biomedicina EAD?

Os cursos ofertados na modalidade de ensino a distância são uma alternativa que já faz parte da realidade da educação no Brasil e no mundo. O contexto da pandemia de 2020 só demonstrou ainda mais a força do EAD.

Apesar disso, nem todos os cursos podem ser contemplados pelo EAD no momento. Felizmente, esse não é o caso da Biomedicina! Então, sim: você pode se formar em Biomedicina EAD, uma graduação oferecida na modalidade a distância.

Na Pitágoras, o curso de Biomedicina pode ser feito de duas maneiras:

  • presencial, ideal pra quem tem disponibilidade e pode se dedicar integralmente aos estudos;
  • semipresencial, que permite uma maior flexibilidade de horários e ajuda na conciliação com outros âmbitos da vida, como a carreira ou a família.

Em quanto tempo me formo?

A graduação em Biomedicina pode ser oferecida em dois tempos diferentes. O primeiro é no período de 5 anos, pra pessoas que fazem o curso em instituições que o oferecem apenas no matutino, vespertino ou noturno.

Já aqueles que fazem Biomedicina em período integral podem se formar um pouco antes: normalmente, nesses casos, a faculdade tem a duração completa de 4 anos.

Há, ainda, a opção do ensino a distância, sobre o qual falamos no tópico anterior. Nesses casos, o curso pode durar tanto 5 quanto 4 anos. E, claro, tudo depende do próprio estudante e de como vai ficar a sua grade a cada semestre. Por isso, é sempre importante tirar as dúvidas com a faculdade pretendida!

A Biomedicina é uma boa ideia pra mim?

Até esse momento, é bem provável que você já tenha uma certa ideia de como funciona o curso de Biomedicina. Mais uma vez, a gente precisa ressaltar toda a importância de entrar em contato com a instituição em que você pretende estudar e conversar com a coordenação, tirando todas as suas dúvidas.

De qualquer modo, antes de te perguntar se a Biomedicina é realmente a carreira certa pra você, a gente ainda tem alguns questionamentos. É preciso ter em mente que, como biomédico, vai estar em constante atualização ao longo da vida profissional e que, por isso, os estudos vão continuar na sua jornada.

Mas não é só isso. Siga a leitura pra entender melhor!

Qual é o perfil ideal do graduando em Biomedicina?

Pra fazer um bom papel no mercado, o biomédico precisa de algumas competências. Mas não se preocupe nem queira desistir antes da hora só porque não se vê nessas características que a gente vai apresentar, combinado? Esses são apenas direcionamentos que podem te ajudar ao longo da graduação e que são trabalhados aqui na Pitágoras conforme você for estudando.

Algumas características importantes são:

  • ser bastante focado;
  • gostar de estudar;
  • ter aptidão pra disciplinas da área biológica;
  • ser atento aos detalhes;
  • ser curioso;
  • gostar de desafios;
  • ter um bom olhar crítico e clínico;
  • saber relacionar assuntos de maneira interdisciplinar.

Quais são as competências que preciso ter pra ser biomédico?

Agora, vamos falar sobre algumas das competências que fazem um biomédico ser um bom profissional. Vale a pena lembrar que esse é um trabalho que começa a ser feito já no início da faculdade.

Por isso, escolher uma instituição preocupada em te preparar para o mercado e em te tornar um profissional cheio de diferenciais competitivos deve ser uma prioridade. Quer uma dica? A Pitágoras pode ser a opção que você está buscando!

Com isso em mente, vamos às habilidades essenciais pra um biomédico de sucesso profissional:

  • ter foco, disciplina e muita organização;
  • gostar de estudar e estar sempre atualizado;
  • ter boa capacidade de manter a atenção;
  • ter uma memória bem trabalhada;
  • saber resolver problemas rapidamente;
  • fazer associações rápidas entre o que é apresentado e toda a bagagem de conhecimento adquirida na faculdade;
  • ter muita responsabilidade.

Conheça o que há por trás do mercado de trabalho na Biomedicina

O mercado de trabalho para o biomédico é bem vantajoso. Esse profissional pode atuar nos mais diversos setores e há, sem dúvidas, espaço pra absorção de muitos novos registros nos próximos anos.

De acordo com o site oficial do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o biomédico pode trabalhar tanto no setor público, quanto no privado. Alguns dos locais de atuação possíveis pra esse profissional incluem:

  • hospitais e clínicas;
  • laboratórios;
  • vigilância sanitária;
  • indústrias variadas.

Outra hipótese levantada pelo CFBM é a de que o profissional graduado no Brasil pode atuar no exterior. Sendo assim, tem oportunidades de trabalho até mesmo em terras estrangeiras para os que se graduarem numa boa faculdade!

Onde eu posso atuar?

Agora que já temos uma boa ideia de como funciona o mercado de trabalho para o profissional da Biomedicina, é normal que uma dúvida surja: o que faz um biomédico? Quais são as suas atribuições no dia a dia?

A seguir, então, a gente vai conhecer algumas das principais áreas de atuação. Veja como essa é uma carreira ampla, cheia de possibilidades e que pode ser perfeita pra pessoas com diferentes perfis e objetivos depois da conquista do credenciamento no Conselho Regional de Biomedicina!

Indústria de medicamentos

Uma das áreas de atuação da Biomedicina é o campo da Farmacologia. Em parceria com os graduados em Farmácia, esse profissional vai analisar os efeitos que os medicamentos têm no organismo dos seres vivos, mapeando possíveis reações adversas e chegando a uma fórmula que traga benefícios que superem esses efeitos.

Por isso, é fácil notar que o biomédico precisa entender muito, também, da anatomia e fisiologia dos seres humanos e de outros animais. Apenas assim ele está apto pra trabalhar em questões que lidam tão diretamente com o metabolismo e com a saúde da população.

Elaboração de vacinas

O biomédico é, por natureza, um pesquisador. Por isso, ele também pode atuar na pesquisa de vacinas, ajudando na elaboração de mecanismos que protejam a sociedade de doenças virais e bacterianas. A vacinação é uma estratégia essencial pra erradicar enfermidades e garantir a longevidade das populações.

Um bom exemplo disso é a pandemia pela qual o mundo inteiro passou em 2020. Sem a ajuda dos cientistas, seria impossível encontrar uma vacina que fosse realmente eficaz pra lidar com a nova mutação do vírus.

Planejamento e execução de exames laboratoriais

Essa é uma das atuações mais populares da Biomedicina, uma ciência que ainda tem uma história muito jovem no Brasil e em outras partes do mundo. Boa parte dos biomédicos migra pra área de análises laboratoriais, um trabalho essencial pra que profissionais de outros campos — como a Medicina e a Veterinária — possam tratar seus pacientes com segurança.

Muitas vezes, o biomédico trabalha lado a lado com um médico patologista. Juntos, eles analisam amostras e chegam a um denominador comum, que vai ser fundamental pra auxiliar no diagnóstico e no posterior tratamento de doenças diversas.

Pesquisa científica

Gosta de descobrir coisas novas? Quer fazer a diferença para o mundo? Então, quem sabe, a área de pesquisa científica seja exatamente o que você precisa pra sua carreira! Aqui, o biomédico é encarregado de participar de processos fundamentais pra vida dos seres humanos.

Algumas das áreas de pesquisa que estão em alta nos últimos anos incluem:

  • as células-tronco: responsáveis pela cura de muitas doenças;
  • a nanotecnologia: lida com partículas extremamente pequenas;
  • a biotecnologia: mescla os benefícios da inovação tecnológica com a saúde.

Que tal investir nesse ramo?

Análise de processos variados

Boa parte do trabalho do biomédico consiste em analisar processos variados. Você vai ser um pouco detetive no seu dia a dia de trabalho. Por essa razão, nada mais natural que algumas áreas de atuação sejam justamente ligadas a isso.

Entre eles, podemos citar a análise ambiental (tratamento de água, pesquisa de micro-organismos, entre outros), a bromatológica (relacionada à qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas) e laboratorial (exames, entre outros, como mencionado anteriormente).

Genética forense

Essa é a área pra você, que não perde um episódio de séries como CSI: a biomedicina forense! Esse profissional é extremamente importante pra resolução de crimes, atuando junto à polícia científica na coleta e análise de materiais encontrados nas cenas.

O biomédico forense também responde pelo nome de perito criminal. Por isso, pra ingressar nessa carreira, é necessário não parar apenas na faculdade de Biomedicina. Você vai precisar também passar num concurso no Brasil na área pra, assim, ter acesso a essa concorrida e importante vaga.

Biomedicina estética

Quem não gosta de se sentir bonito, né? Em nossa sociedade atual — tão marcada pelas redes sociais e outras tendências —, a preocupação com esses assuntos está cada vez mais marcante. É aí que entra a Biomedicina Estética, outra área de atuação dos biomédicos.

O biomédico especializado na área Estética pode realizar procedimentos como a laserterapia, a eletroterapia, a carboxiterapia e os peelings faciais, além de vários outros. Esse é um segmento que está crescendo cada vez mais e no qual vale muito a pena investir!

Terapias complementares

Você sabia que o profissional da Biomedicina também pode atuar na prática de terapias complementares? Essa é uma maneira de trabalhar mais diretamente com os pacientes, algo que, muitas vezes, não é possível quando a gente pensa no dia a dia em laboratórios e análises variadas.

Uma das opções é a acupuntura. O biomédico pode diagnosticar e tratar pacientes com o uso dessa terapia chinesa, promovendo o bem-estar e equilibrando a saúde dos que precisarem desse tipo de serviço. Além disso, existem as pesquisas nessa área e até mesmo o ensino pra novas turmas de acupunturistas.

Gestão

O biomédico é um dos profissionais mais completos de toda a área da saúde. Tem outro setor de atuação dele que foge bastante do tradicional laboratório de análises: o de gestão, também conhecido como auditoria. É isso mesmo! Assim como o graduado em Enfermagem, a pessoa que se forma em Biomedicina também pode gerenciar equipes e fiscalizá-las.

Pra esse tipo de trabalho, é fundamental que o biomédico saiba trabalhar bem em equipe e tenha um espírito de liderança aflorado. Essa é uma atuação que exige muita responsabilidade e capacidade de observação, pra garantir que tudo corra como planejado no ambiente que você gerencia.

Bancos de sangue

A hematologia é uma das áreas estudadas durante a faculdade de Biomedicina da Pitágoras. E isso não é à toa: o estudo do sangue é algo que pode servir até mesmo como carreira pra esses profissionais. Ao atuarem nos hemocentros, os biomédicos mostram, mais uma vez, toda a sua importância pra sociedade.

Aqui, a sua função consiste na fiscalização dos processos de preparação do sangue pra doação. O biomédico também pode atuar diretamente nos procedimentos, como a transfusão, garantindo que o paciente esteja seguro e receba um material de alta qualidade, apto a salvar a sua vida! Tudo isso, é claro, sempre em parceria com colegas de outras áreas da saúde.

Vigilância sanitária

O profissional biomédico que escolher a vigilância sanitária vai trabalhar em outro campo “diferentão” das ciências biomédicas. Aqui, ele atua junto a colegas da Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia e muitos outros campos que protegem a população de doenças de origens variadas.

O biomédico lida com análises de materiais e outros processos. Além disso, pode também atuar no espectro da saúde pública, ajudando na elaboração de políticas e estratégias que tornam o dia a dia da população muito mais seguro e saudável.

Pra conferir outras possíveis áreas de atuação pra esse profissional, confira a seção dedicada a esse assunto no site do Conselho Federal de Biomedicina! Pra isso, basta clicar no link ao lado e saber muito mais sobre essa carreira.

Conheça o mercado empregatício para os biomédicos

Com todas as informações que você leu até o momento, é bem provável que já saiba que a Biomedicina é uma carreira muito promissora, né? O mercado de trabalho está absorvendo os profissionais dessa área com muita facilidade, especialmente por conta da grande variedade de áreas de atuação do ramo.

De acordo com dados divulgados pelo CFBM no artigo “A Biomedicina no Brasil e no mundo”, essa é uma das profissões atrativas para o mercado. Além disso, há cada vez mais estudantes matriculados em faculdades de todo o Brasil, mostrando que essa é uma profissão na qual vale a pena investir para o futuro.

Tudo isso sem contar toda a importância desse profissional pra sociedade. Os biomédicos estão na linha de frente de grandes descobertas na área da saúde e estão, pouco a pouco, revolucionando o setor com os serviços prestados em laboratórios e outros ambientes de pesquisa.

Qual é a média salarial para os profissionais da área?

A média salarial de uma profissão pode ser influenciada por diversos fatores, algo que explica a discrepância que observamos ao olharmos vagas pra um mesmo cargo com remunerações completamente diferentes. Dentre eles, podemos mencionar:

  • a cidade em que está localizada a vaga em questão;
  • o âmbito da vaga (público ou privado, por exemplo);
  • a área de atuação (indústria, laboratórios, hospitais, clínicas etc.);
  • o nome da empresa que oferece a vaga.

Mas um dos que mais pesa nessa equação é a experiência do profissional a ser contratado. Além disso, cursos, pós-graduações e especializações tendem a modificar bastante o valor oferecido na remuneração. A média salarial do é de R$ 2.859,25*. Já o teto pode chegar a R$ 5.813,87*. Pra diferentes funções, as remunerações também podem variar:

  • laboratório clínico: R$ 2.987,23*;
  • atendimento hospitalar: R$ 3.133,61*;
  • serviços de complementação diagnóstica e terapêutica: R$ 3.034,25*;
  • planos de saúde: R$ 3.253,53*.

Faça a escolha de uma boa faculdade de Biomedicina

Como vimos, há muitas ótimas oportunidades para o profissional graduado em Biomedicina. Mas pra ter acesso a todas elas não basta apenas ostentar um diploma que comprove a conclusão de seu curso: é fundamental que ele tenha sido obtido numa instituição conceituada no mercado.

Pra fazer uma escolha adequada, o ideal é que você busque por instituições que tenham toda a infraestrutura necessária para o seu aprendizado e que contem com um corpo docente igualmente qualificado. Além disso, priorizar faculdades que invistam em diferenciais também é uma boa pedida.

Na Pitágoras, a gente oferece isso e muito mais! Além de professores qualificados e muita tradição no mercado, se liga nos vários diferenciais de estudar aqui:

  • parceria exclusiva com o Canal Conecta: um portal de empregabilidade que te deixa muito mais próximo das melhores vagas de estágio e emprego do mercado;
  • formas de ingresso facilitadas: a nota de corte de Biomedicina pode te garantir uma vaga na Pitágoras tanto pelo vestibular online quanto pelo uso da nota do Enem;
  • Aula Destaque: aulas online com os profissionais mais conceituados da área da saúde, pra você aprender com experiências de sucesso;
  • infraestrutura de primeira: aliando tecnologia à tradição do ensino, a gente oferece bibliotecas, laboratórios, salas multimídia e muitos outros ambientes pra otimizar o aprendizado de nossos alunos. Se escolher o EAD, a qualidade vai ser a mesma.

Gostou de saber tudo sobre o curso de Biomedicina? Essa é uma carreira superinteressante e que pode ser exatamente o que você precisa para o seu futuro profissional. Não deixe de escolher uma faculdade renomada pra dar início aos seus estudos e se prepare pra ingressar em uma área promissora!

Está certo de que quer ser um biomédico? Então, nada de deixar o seu futuro pra depois: ele começa agora mesmo! Se inscreva para o vestibular Pitágoras e faça parte de nossa próxima turma da faculdade de Biomedicina!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content