Biomedicina ou Medicina? Qual devo escolher?

biomedicina ou medicina

Desconto nota do Enem

Encontrar um curso superior ideal é um desafio e tanto, principalmente quando você se depara com duas graduações fundamentais pra sociedade e que são parecidas em alguns aspectos. Se o interesse é no ramo da saúde, já deve ter ficando em dúvida entre Biomedicina ou Medicina, certo?

Pra acertar na escolha, é necessário conhecer as possibilidades disponíveis e as particularidades de cada curso. Pra você ter ideia, existem diversos pontos em comum e outros bem diferentes. Por essa razão, ficar de olho nas características de cada um é fundamental pra quem quer fazer uma escolha certeira e estudar aquilo que ama.

Pra que você consiga se decidir com mais tranquilidade, explicaremos as semelhanças e diferenças entre Biomedicina e Medicina, além de responder a outras perguntas que ajudam na escolha. Confira!

Quais são as semelhanças entre os cursos de Biomedicina e Medicina?

Além da semelhança entre os nomes, Biomedicina ou Medicina se enquadram na área da saúde — o que é um passo importante pra quem sempre gostou das aulas sobre corpo humano, Biologia celular e doenças no ensino médio.

De certo modo, a atuação pelo profissional de uma das especialidades está muito relacionada ao da outra, pois são carreiras que se complementam em vários momentos. Exames laboratoriais solicitados pelo médico, por exemplo, podem passar pela análise de um biomédico, permitindo o tratamento e o diagnóstico correto para o problema apresentado pela pessoa.

Da mesma maneira, os biomédicos precisam dos dados práticos que o médico consegue por meio de consultas pra embasar suas pesquisas. Assim, as duas áreas são fundamentais pra saúde da população.

Quais são as diferenças entre esses cursos superiores?

Agora que já conhece as semelhanças dessas duas carreiras, chegou a hora de entender as diferenças entre elas. Parece difícil diferenciá-las? Não se preocupe! Após esse verdadeiro raio x, optar pelo curso de Biomedicina ou Medicina será uma tarefa mais simples.

O curso de Medicina tem a função de realizar a restauração ou manutenção da saúde das pessoas. O profissional formado nessa faculdade atua em contato direto com pacientes pra prevenir e tratar doenças. Não se esqueça que apenas médicos podem diagnosticar enfermidades, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

As matérias de Medicina são voltadas para o entendimento do corpo humano em seu estado normal, doenças que afetam os sistemas e aulas práticas que preparam o aluno pra lidar com pacientes. As principais disciplinas que você encontrará são:

  • Mecanismos de Agressão e Defesa;
  • Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento;
  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Processos de Envelhecimento;
  • Proliferação Celular.

Já se você tem dúvidas sobre o que é Biomedicina, saiba que esse curso também tem como foco a área da saúde, mas, nesse caso, ela vem por meio da pesquisa e do estudo. O biomédico identifica e analisa micro-organismos que causam doenças em humanos e, assim, pode desenvolver remédios e vacinas.

De maneira geral, esse profissional não lida diretamente com pacientes e tem como ambiente mais comum de atuação o laboratório. A grade curricular de Biomedicina oferece uma base de Saúde, Exatas e Ciências Biológicas para o estudante, de maneira que ele possa compreender os processos de doença com mais facilidade ao longo do curso.

As principais matérias são:

  • Micologia e Virologia;
  • Primeiros Socorros;
  • Biomedicina Estética;
  • Microbiologia de Alimentos;
  • Toxicologia;
  • Líquidos Biológicos.

Qual é o perfil do estudante de Biomedicina?

Pra se dar bem no mercado, é necessário que o biomédico desenvolva algumas características. Mas não queira desistir antes da hora ou não se preocupe só porque não se vê nessas competências que a gente vai apresentar, ok? Esses são direcionamentos que podem ajudar você ao longo do curso e que serão trabalhados aqui na Pitágoras de acordo com os estudos.

As principais incluem:

  • saber relacionar assuntos de modo interdisciplinar;
  • ter um bom olhar clínico e crítico;
  • gostar de desafios;
  • ser curioso e atento aos detalhes;
  • ter aptidão pra matérias do ramo de biológicas;
  • gostar de estudar;
  • ser focado.

Qual é o perfil do estudante de Medicina?

Se você já se perguntou: quero fazer Medicina, por onde eu começo? O primeiro passo é analisar se tem o perfil ideal pra essa profissão. O estudante desse campo precisa, acima de tudo, gostar de estudar por conta própria assuntos que se relacionam à ciência.

Tour pela prova do Enem

É importante ressaltar que boa parte do seu aprendizado virá de leitura de artigos e pesquisas. Além disso, é preciso gostar de ajudar as pessoas a manter e conquistar uma boa qualidade de vida. Afinal, a razão dessa profissão é garantir o bem-estar do paciente.

O que faz um profissional da Biomedicina?

Tem dúvidas sobre o que faz um biomédico? Esse profissional é muito valorizado e isso tem uma razão: são eles que realizam pesquisas laboratoriais e científicas pra apoiar o tratamento e diagnóstico de doenças.

Tudo isso a partir da compreensão das bases moleculares das várias enfermidades que atingem o corpo, como problemas neurodegenerativos, imunes, infecciosos e câncer. A maior parte dos profissionais atua em laboratórios de análises clínicas classificando, identificando e pesquisando os micro-organismos que provocam doenças em plantas, animais e humanos.

As principais atribuições do biomédico são:

  • analisar o metabolismo de animais;
  • atuar nos processos de reprodução e fertilização humana;
  • interpretar resultados de exames clínicos;
  • desenvolver vacinas.

Por atuar em diferentes processos, o salário do profissional é promissor — a média é de R$ 2.742,31*.

O que faz um profissional da Medicina?

O médico é o profissional que se ocupa da saúde humana, tratando, diagnosticando e prevenindo doenças. Isso requer conhecimentos detalhados de várias disciplinas, como Fisiologia e Anatomia. O profissional detecta e estuda as anomalias que interferem com o ciclo normal de vida das pessoas, intervindo de maneira a evitar sua progressão.

Outras atividades desenvolvidas pelo médico são:

  • pesquisas científicas;
  • atendimento em consultórios;
  • realização de procedimentos cirúrgicos.

A média salarial de um médico clínico geral é de R$ 7.094,57* — nada mal, né?

Independentemente da escolha do curso, uma coisa é certa: optar por uma faculdade de qualidade faz toda diferença na carreira. Na Pitágoras, você encontra um corpo docente preparado e atuante no mercado de trabalho, que poderá ensinar tudo sobre Biomedicina e o futuro da Medicina.

Além disso, temos vários outros diferenciais, como formas de ingresso facilitadas, bibliotecas bem-equipadas, salas de aula amplas e laboratórios de ponta pra realização das aulas práticas, — ou seja, a infraestrutura da Faculdade de Medicina é completa!

Você ainda tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas nas melhores empresas do país.

Não perca tempo e faça a sua escolha!

Agora que você já conhece as diferenças entre Biomedicina ou Medicina, lembre-se que essas duas carreiras são promissoras e estão ainda mais em alta por conta do coronavírus. Por isso, pesquise bastante sobre os cursos e escolha aquele que mais se encaixa em seu perfil!

Gostou de conhecer as diferenças entre os cursos e quer trilhar um caminho de sucesso como médico ou biomédico? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados