Afinal, o que faz o profissional de Biomedicina?

estudante e profissional de biomedicina em laboratório

Teste Vocacional Rápido

Biomedicina: o que faz, pra que serve, qual a função de um biomédico? Essas são dúvidas típicas de estudantes com interesse na área de saúde e que já pensaram em ingressar no curso. É preciso ir atrás de respostas pra essas e outras dúvidas antes de tomar a decisão sobre a escolha do curso.

Como o próprio nome indica, o curso de Biomedicina explora conhecimentos da Biologia e Medicina, e o profissional formado encontra oportunidades de atuação na área de saúde. Mas o segmento vai muito além da associação com outras graduações.

Da mesma forma que apenas médicos em consultório podem prescrever medicamentos, existem funções que só podem ser realizadas pelos biomédicos.

Continue a leitura pra conhecer uma das carreiras promissoras com grandes chances de sucesso profissional. Nós da Pitágoras vamos solucionar o que é Biomedicina e algumas das principais funções de um biomédico. Confira!

O que é Biomedicina?

Ao pensar em como funciona a Biomedicina, muita gente acredita que há muitas semelhanças com a Medicina tradicional. Inclusive, alguns estudantes de vestibular colocam o curso como segunda opção por conta disso.

Na verdade, não é bem assim. A Medicina como a conhecemos, na verdade, tem como foco o atendimento ao paciente, diferentemente da Biomedicina.

A Biomedicina trabalha as pesquisas sobre doenças e maneiras de cura pra melhorar o diagnóstico e o tratamento. Assim como Medicina, ela também é um curso da área de saúde que costuma ser bastante procurado pelos estudantes.

Algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso são Microbiologia básica, Formação Integral em Saúde, Química Geral, Saúde Coletiva, Bioquímica, Micologia e Virologia.

A Biomedicina tem um campo de atuação bastante diversificado, com mais de 30 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Elas incluem Acupuntura, Análise Ambiental, Citologia, Genética, Hematologia e Saúde Pública.

Como toda atividade regulamentada, apenas profissionais com um diploma superior na área e registro no conselho de classe (o CFBM) podem exercer legalmente a profissão de biomédico.

O que faz um biomédico?

O biomédico pesquisa e estuda microrganismos que causam doenças, além de buscar soluções que possam impedir que as enfermidades afetem a população. Abaixo, entenda mais detalhes sobre as atividades realizadas no dia a dia do profissional.

Desenvolver vacinas

As vacinas são medicamentos, em geral subcutâneos, que protegem as pessoas contra muitas doenças que podem ser perigosas e até mortais. Como elas agem diretamente na imunidade do organismo, impedem que você fique doente.

A fim de chegar a esse resultado, o biomédico desenvolve uma série de pesquisas sobre o agente causador da doença, realizando testes e experimentos até que se chegue à conclusão de pra que o uso desse medicamento é eficaz.

Quer um exemplo? Uma função de um biomédico nessa questão é a luta contra o novo Coronavírus, que parou o mundo em 2020. Enquanto as pessoas descobrem o que fazer durante o período da quarentena, equipes enormes ao redor do globo se debruçaram sobre o vírus pra tentar encontrar não só a cura, mas a vacina preventiva.

Interpretar resultados de exames clínicos para diagnóstico

Os resultados dos testes laboratoriais são um parâmetro muito importante no diagnóstico de doenças. No caso do biomédico, ele deve avaliar, sobretudo, o resultado variação biológica pra verificar a presença de vírus, bactérias e outros microrganismos que estejam presentes no organismo do paciente.

Da mesma forma, é seu papel observar se existe algum desequilíbrio químico nas amostras coletadas de sangue, urina, fezes, saliva, o que pode indicar alguma patologia. Ainda, realiza biópsias pra identificar a presença de tecidos cancerígenos.

Com isso, a atuação do biomédico na interpretação de exames é de extrema responsabilidade pra fornecer aos médicos informações adequadas que possam ajudá-los na interpretação correta dos dados e chegar ao diagnóstico correto.

Atuar nos processos de fertilização e reprodução humana

fertilização artificial ou reprodução assistida é um campo vasto em Biomedicina, o que faz muitos biomédicos terem oportunidade de se destacar nas melhores empresas. O profissional dessa área é responsável por participar do processo de viabilização da gravidez em mulheres que estejam passando por dificuldades nos métodos naturais.

A especialização em embriologia possibilita ao biomédico atuar desde a coleta e cultura dos materiais até o processo da fertilização in vitro. Entre outras ações, o biomédico embriologista:

  • avalia as condições dos óvulos e sêmen;
  • realiza a separação dos materiais em melhores condições ― como espermatozoides mais móveis e óvulos maduros;
  • faz a espermograma;
  • trabalha na conservação desses materiais;
  • faz congelamento de embriões, óvulos e sêmen;
  • participa da equipe de inseminação intrauterina;
  • assiste os pacientes, prezando pela boa comunicação interpessoal, com informações sobre as etapas do processo e demais orientações.

Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de produtos

biotecnologia industrial é mais uma das áreas da Biomedicina. Nela, o biomédico participa de processos industriais tradicionais (“bioprocessamento”) e da fabricação de produtos de base biológica (como combustíveis, produtos químicos e plásticos) a partir de matérias-primas renováveis.

Ele é responsável por analisar, pesquisar e manipular micróbios, microrganismos, enzimas e substâncias no uso comercial. Na maioria dos casos, o objetivo de seu trabalho é desenvolver ferramentas biotecnológicas que permitam à indústria processos de fabricação industrial mais limpos e melhores ao meio ambiente, com redução de custos. A biotecnologia industrial está na onda da inovação nos setores agrícola e de saúde.

Confira a história de uma aluna do Pitágoras que teve sucesso na área:

Analisar o metabolismo de animais e vegetais

Engana-se quem pensa que o biomédico tem seu trabalho restrito à saúde humana. Como pesquisador, ele pode trabalhar em áreas voltadas a compreender processos metabólicos de animais e plantas, a exemplo do ciclo de vida de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus.

Esse trabalho é fundamental em diferentes frentes, como:

  • análises ambientais e controle de agentes de poluição;
  • análises bromatológicas (processos de segurança alimentar, por meio do conhecimento de composição química, calórica, coleta, produção e transporte de alimentos, sem prejuízo ou adulteração até o consumo);
  • bioquímica e citologia (composição química de plantas e animais, além de suas respectivas funções celulares);
  • medicina veterinária (detecção de agentes causadores de doenças);
  • vigilância sanitária.

🧑‍🔬 Você já sabe qual o seu perfil no campo da Ciência? Faça o teste e descubra com qual dos personagens da série The Big Bang Theory você mais se identifica!

Estudar os efeitos bioquímicos e fisiológicos de medicamentos

Esse campo envolve diferentes especialidades, como Farmacologia, Toxicologia e Biotecnologia — quando se unem Ciência e tecnologia. Assim que um medicamento é ingerido ou um produto cosmético utilizado, são gerados efeitos bioquímicos e fisiológicos no organismo.

Dessa forma, o biomédico procurar estudar como o corpo humano se comporta em relação ao uso terapêutico de fármacos, tanto com relação aos benefícios conseguidos quanto aos possíveis efeitos colaterais dessas substâncias.

Já na Biotecnologia, o processo de produção de medicamentos e produtos cosméticos considera a manipulação de microrganismos, pra que possam ser utilizados em benefício de tratamentos de saúde e estéticos –– bem como as reações adversas que podem causar ao terem contato com o corpo humano. É também quando se percebe a relação entre Biomedicina e Estética.

O mercado está em alta, e biomédico é uma das profissões de “maior destaque no mundo”, segundo o Conselho Federal de Biomedicina. Os dados ainda apontam que a carreira está entre as 45 mais atrativas do mercado, com um salário médio de R$ 2.742,31*.

A valorização tem um motivo: são os biomédicos que realizam pesquisas científicas e laboratoriais pra apoiar o diagnóstico e o tratamento de doenças. Tudo isso a partir da compreensão das bases moleculares das diferentes patologias, como doenças infecciosas, imunes, neurodegenerativas e câncer.

Por que escolher a Pitágoras pra cursar Biomedicina?

As oportunidades de Biomedicina são amplas e diversificadas. Mas, se você quiser aproveitar todas as chances e construir uma carreira de sucesso, é importante contar com o auxílio de uma boa faculdade. Por essa razão, o curso de Biomedicina na Pitágoras garante algumas vantagens pra quem procura seguir carreira na área. Confira aqui embaixo!

Faculdade reconhecida pelo MEC

A Pitágoras é reconhecida pelo MEC e bem-avaliada segundo os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério. Todas as nossas unidades e os polos são regulamentados e considerados bons ou ótimos, com notas 3 e 4 nos indicadores Conceito Institucional (CI) e índice Geral de Curso (IGC)

Biomedicina na modalidade presencial e semipresencial

O estudante interessado no curso de Bacharelado em Biomedicina da Pitágoras pode escolher entre o presencial e o semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais). Dessa forma, é possível ter uma graduação que se adapte ao seu estilo de vida e ritmo de aprendizado. Legal, né?

Na modalidade presencial, aulas, provas, trabalhos e outras atividades práticas são realizados nas instalações físicas da faculdade. Já na semipresencial, boa parte das atividades são desenvolvidas noPortal do Aluno, mas os estudantes ainda precisam cumprir uma carga horária de encontros na instituição.

Bolsas e descontos na mensalidade

Se você está pensando em cursar Biomedicina na Pitágoras, não se preocupe com a questão financeira! Existem várias opções pra conseguir reduzir o valor da mensalidade, inclusive com a chance de concorrer a uma bolsa integral, que cobre 100% do valor da mensalidade.

Uma das opções mais comuns de ganhar uma bolsa na Pitágoras é o Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal. No Prouni, o estudante concorre a bolsas integrais e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. Pra participar, é preciso se enquadrar nos requisitos de renda e escolaridade exigidos.

O estudante também precisa fazer o Enem e ficar acima da nota de corte para a opção de curso escolhida.

Outra opção bastante usada é o FIES, o programa de financiamento estudantil do Governo Federal. Pra participar, o estudante precisa ter feito o Enem, alcançar a mínimo de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso se enquadrar nos requisitos de renda e escolaridade exigidos pelo FIES.

Para quem não conseguiu bolsas de estudo pelo Prouni ou FIES, a Pitágoras oferece descontos na mensalidade de acordo com a nota do Enem. Pra você simular o seu desconto, fizemos uma calculadora especial. Quanto maior a pontuação, maior é o desconto oferecido!

Pensa que acabou? Outras opções de desconto são a Bolsa Incentivo, Bolsa Primeiro Semestre, Bolsas para Servidores público e Militares, Bolsa Transferência, desconto pré-matrícula, desconto pontualidade e desconto transferência.

Formas de ingresso facilitadas

Pra estudar Biomedicina na Pitágoras, você pode usar sua média obtida no Enem ou realizar o nosso vestibular online. Se você optar por usar o desempenho no exame, lembre-se usar o resultado obtido em uma das edições dos últimos 3 anos.

No vestibular online, os estudantes realizam o exame pela internet. No portal disponibilizado para o vestibular, também é possível escolher o curso, a unidade de ensino e a modalidade (na escolha por Biomedicina, presencial ou semipresencial).

Infraestrutura de qualidade

Como vimos, a carreira de biomédico envolve uma formação teórica e prática muito sólida para o exercício bem-sucedido de suas atividades. O profissional precisa dominar técnicas de procedimentos e desenvolver habilidades manuais, principalmente no trato com equipamentos laboratoriais de ponta.

Na Pitágoras, os estudantes de Biomedicina conseguem colocar em prática seus conhecimentos, uma vez que contam com uma infraestrutura completa à disposição.

Nossos cursos presenciais e semipresenciais oferecem acompanhamento de professores especialista e estrutura com laboratórios equipados pra que os alunos desenvolvam atividades prático-profissionalizantes e científicas. Isso sem mencionar as clínicas-escola pra estudantes de Biomedicina e de outros cursos da área de saúde.

Além dos laboratórios especializados e as clínicas-escolas, os alunos de Biomedicina da Pitágoras têm acesso exclusivo a uma biblioteca completa, com uma gama de títulos que condizem às disciplinas dos cursos. O acesso a títulos da área permite que os estudantes fundamentem trabalhos e pesquisas acadêmicas.

Formação focada no mercado de trabalho

Os alunos da Pitágoras têm acesso exclusivo ao Canal Conecta na faculdade de Biomedicina, um portal online de vagas de emprego espalhadas pelo país. Assim, ele consegue sair da graduação já trabalhando ou com ótimas perspectivas de ser empregado.

Além disso, as atividades das disciplinas e os estágios supervisionados realizados durante o curso são oportunidades de o aluno se familiarizar com as áreas de atuação e com as práticas dos profissionais que já atuam na área.

Agora é com você!

Como você viu, o campo de atuação é vasto, e oportunidades de trabalho não faltam para o profissional de Biomedicina, o que faz a procura pelo curso aumentar a cada ano. Por isso, aqui na Pitágoras nós oferecemos a graduação na área e preparamos o aluno de maneira inovadora, de acordo com os desafios do mercado de trabalho.

As disciplinas reúnem conhecimentos teóricos e práticos, com importante apoio da infraestrutura de laboratórios, aulas online e a tutoria de professores especializados.

Então, se você acredita que a Biomedicina é o que está “na crista da onda” no segmento da saúde, não deixe de conhecer mais sobre o curso oferecido na Pitágoras. Confira agora como se inscrever em nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content