Qual é a nota de corte da faculdade de Biomedicina?

estudante de biomedicina

O curso de Biomedicina tem sido bastante procurado nos últimos anos, especialmente pela integração de áreas da saúde e pelo crescente desenvolvimento do mercado de trabalho. Por isso, dá até para imaginar que a nota de corte para essa graduação se equipara à de Medicina (a mais alta de todos os cursos), não é mesmo?

Mas calma! Respire fundo e saiba que é possível ingressar em uma faculdade mesmo com uma nota mais baixa no Enem. Se essa for sua opção de carreira, continue a leitura que vamos explicar as notas de corte de Biomedicina pelo Sisu, Prouni, FIES e outras formas de ingresso.

Preparado?

O curso de Biomedicina

Em pleno crescimento, o mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é bastante promissor. Descobertas científicas e avanços tecnológicos colocam em evidência a carreira do biomédico, já que o curso de Biomedicina permite que o estudante lide com as mais recentes pesquisas laboratoriais da área.

Para se formar, é preciso se dedicar por pelo menos 8 semestres para cumprir toda a carga horária exigida pela faculdade, além da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja algumas disciplinas do curso, sempre voltadas à Biomedicina:

  • Representação e Análise de Dados e Fenômenos;
  • Bioética;
  • Biotecnologia;
  • Genética;
  • Embriologia;
  • Fisiologia;
  • Anatomia Humana;
  • Biologia Molecular;
  • Microbiologia;
  • Neuroanatomia;
  • Informática;
  • Entomologia Urbana e Forense;
  • Farmacologia Biomédica.

Se você acha que tem aptidão para essas disciplinas, veja como conquistar o tão sonhado ingresso na faculdade!

A carreira do biomédico

Mas o que faz um profissional de Biomedicina? As atuações mais comuns encontram-se nas áreas:

  • clínico-hospitalares;
  • de análises;
  • diagnóstico-laboratoriais;
  • indústria biomédica.

Sua atuação inclui o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para prevenir, tratar e combater doenças humanas. Ele trabalha em conjunto com médicos, bioquímicos, farmacêuticos e outros profissionais da saúde, sempre tendo como objetivo a promoção do bem-estar da humanidade.

A média salarial do biomédico é R$ 3.150 mensais, podendo chegar a R$ 11.000 dependendo do cargo e da formação do profissional. Quanto mais você investir na carreira, fazendo especializações, maiores serão seus ganhos.

A nota de corte de Biomedicina no Sisu

Para ingressar na faculdade usando a nota do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), você precisa se inscrever via internet no processo que, geralmente, ocorre em janeiro e em julho.

Para isso, escolha até duas opções de curso e, ao término do período, o sistema analisa o resultado de pontos obtidos no Enem e indica se conseguiu vaga na primeira ou na segunda opção ou, ainda, se ficou na fila de espera. Caso tenha sido aprovado, o site fornece as informações para matrícula, além da cidade onde vai estudar.

A nota de corte de Biomedicina no Sisu em ampla concorrência, isto é, para candidatos que não se enquadram na Lei de Cotas, ficou na média de 730,63 pontos. A menor pontuação foi 693,52 pontos e a maior, 790,95.

Só para ter uma ideia, a média para o curso de Medicina, no mesmo período, foi 797,31 pontos, sendo a maior 901,50 e a menor 769,73. Uma diferença boa, não é?

Só para lembrar: o resultado do Sisu vale para instituições públicas apenas. Se sua nota no Enem não chegar a esse patamar, não desanime, pois há outras formas de ingresso na faculdade!

A nota necessária para uma bolsa no Prouni

Você pode usar a nota do Enem para fazer sua inscrição no Prouni, o Programa Universidade para Todos. Por ele, o governo fornece uma bolsa para cursar a graduação em uma faculdade particular, utilizando o resultado do exame.

A boa notícia é que a nota de corte costuma ser mais baixa! Mas atenção: as bolsas são oferecidas a estudantes que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo Governo Federal: renda máxima familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais e de até três salários mínimos para bolsas parciais de 50%.

Também é necessário, caso seja aprovado para receber o benefício, ter tirado mais de 450 nas provas do Enem e não ter zerado a redação. Mas isso não será problema, porque a nota de corte de Biomedicina no Prouni teve média de 666,11 pontos. A maior pontuação foi 712,96 pontos e a menor, 641,58. Assim, fica mais fácil, não é verdade?

A nota mínima exigida pelo FIES

Outra opção de ingresso no curso superior usando o resultado do Enem é pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Nessa modalidade, também utilizada em faculdades particulares, você consegue financiar as mensalidades e, em alguns casos, até com juros zero.

Para estar apto a concorrer ao Financiamento, você deve consultar o resultado do FIES e ter tirado pelo menos 457 pontos: essa é a menor nota de corte de Biomedicina no FIES. A maior ficou em 685, com média em 564 pontos em faculdades de todo o Brasil.

A nota de corte diretamente com a faculdade particular

Sabia que é possível usar seu desempenho no Enem para ingressar em uma faculdade particular? Diferentemente do Sisu, em que a concorrência se dá com estudantes de todo o país, na seleção feita na própria instituição de ensino você concorre com poucos candidatos — apenas aqueles que querem uma vaga lá.

Dessa forma, basta apresentar o resultado do exame em um documento comprobatório que fica disponível no site. Não é necessário fazer outra prova ou vestibular. Porém, há alguns requisitos a serem cumpridos, dependendo da instituição escolhida. Aqui na Pitágoras, por exemplo, é preciso ter conquistado pelo menos 200 pontos em cada uma das provas do Enem (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens) e na Redação.

Em outros casos, para quem não tiver feito o Enem, basta se inscrever pelo site da faculdade e fazer a prova na data marcada. Nós oferecemos até mesmo vestibular online, sem precisar sair de casa. O que não faltam são opções para começar a sua graduação!

Neste conteúdo, você pôde ver como a nota de corte de Biomedicina pode ser utilizada de várias formas para garantir seu ingresso na faculdade, e que é possível entrar nesse curso mesmo que a média no Sisu seja alta.

Quer saber mais sobre a Pitágoras? Entre em contato agora mesmo e faça sua inscrição! Temos diversas unidades que oferecem o curso de Biomedicina nas modalidades presencial e semipresencial em todo o Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content