Conheça as principais áreas de atuação da Biomedicina

profissionais das áreas de biomedicina

Desconto nota do Enem

As áreas de atuação da Biomedicina são promissoras, sabia? Ao fazer um curso com essa temática, o aluno pode encontrar oportunidades para trabalhar em laboratórios clínicos, na indústria, na Cosmetologia e na descoberta de novos agentes para melhorar a assistência à saúde. Tudo isso com média salarial de R$ 2.654,25.

O estudante que quiser se tornar um biomédico deve ter em mente que estudará muito, principalmente as disciplinas de Biologia, Genética, Métodos Laboratoriais, Análises Bromatológicas, Metodologia Científica, entre outras. Afinal, elas são consideradas básicas para os cursos da área da saúde.

Neste post, vamos conhecer as áreas de atuação da Biomedicina. Fique por aqui e entenda sobre esse assunto e como o curso de Biomedicina da Pitágoras é ideal para a sua formação!

Biomedicina Estética

O biomédico que trabalha na área de Estética está apto a realizar diversos procedimentos: desde a aplicação da toxina botulínica, o famoso botox, até na condução de um aparelho para redução de medidas corporais.

Trabalhando em um centro de Estética, esse profissional fará um diagnóstico inicial da pele e do corpo para indicar os tratamentos mais adequados. Nesse cenário, considera também os desejos, expectativas e problemas de saúde relatados pelo paciente.

Sendo assim, o biomédico está habilitado a fazer:

  • laserterapia;
  • luz pulsada;
  • radiofrequência;
  • carboxiterapia;
  • processos que ajudam no rejuvenescimento da pele, remoção de manchas e olheiras.

Outra responsabilidade do profissional que atua na área de Biomedicina e Estética é assegurar a manutenção preventiva e corretiva dessas tecnologias para evitar danos ao paciente.

Análise Ambiental

O profissional da Biomedicina que escolher pelo ramo da análise ambiental terá uma grande responsabilidade. Ele ajuda a evitar contaminações da água, do solo, do ar ambiente dentre outros sistemas importantes para o bem-estar clínico e social.

Para isso, ele atua nos laboratórios de análises ambientais, detectando alterações na composição da água imprópria para consumo. Também ajuda na monitorização físico-química e microbiológica da água do esgoto.

O biomédico fará relatórios periódicos sobre modificações nesses parâmetros, que causariam desastres ambientais e ecológicos. Além disso, ainda acarretariam rotinas diferenciadas das populações e aumento de custo para a sociedade.

Diante da importância de monitorar os parâmetros ambientais, essa área se tornou promissora para o biomédico. Os conhecimentos adquiridos na faculdade os diferencia de outros profissionais que também atuam nessa área.

Análise Clínica

Um laboratório de análises clínica realiza exames bioquímicos, parasitológicos, toxicológicos e uma combinação desses procedimentos conforme a solicitação médica, a infraestrutura do estabelecimento e a viabilidade das amostras biológicas.

Para tanto, ele deve conhecer as boas práticas para executar:

  • exames bioquímicos (triglicérides, proteínas, etc.);
  • hemograma;
  • detecção de parasitas nas fezes.

Alguns profissionais ainda realizam a identificação de substâncias tóxicas ao organismo, como metais pesados, drogas ilícitas e assim por diante.

Uma das responsabilidades do biomédico nesse serviço é garantir que a amostra seja processada corretamente nos equipamentos. Ela também deve ser identificada pelo nome e registro do paciente até a elaboração do laudo do exame.

Tour pela prova do Enem

Outras atribuições do biomédico nas análises químicas são supervisionar os técnicos de laboratório, fornecer informações aos médicos e pacientes quando requisitado e prezar pela qualidade das atividades clínicas.

Também é fundamental que esses profissionais conheçam a legislação do setor e que a rotina funcione em conformidade com o que foi determinado pela vigilância sanitária e outros órgãos reguladores.

Indústria e análise bromatológica

O biomédico é um profissional que trabalha diretamente com a área da ciência e tecnologia. Afinal, alia seus conhecimentos em prol da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e métodos de análises.

A Bromatologia estuda a composição dos alimentos e sua ação no organismo, bem como as propriedades físico-química e microbiológica do produto alimentício fabricado em condições apropriadas e seguras.

Dessa forma, o biomédico faz as análises bromatológicas necessárias para assegurar que o alimento esteja em condições adequadas para o consumo. Identifica também os contaminantes e quantifica os excipientes (substâncias inertes, mas que ajudam na fabricação) do produto.

O local de trabalho do biomédico nas análises bromatológicas será na própria sede da empresa alimentícia ou os laboratórios terceirizados que fazem essa análise para comprovação sanitária. Essa é uma das áreas de atuação da Biomedicina que está alinhada com as tecnologias do futuro na sociedade e mercado.

Docência em Biofísica

O biomédico pode atuar na docência, ministrando aulas de disciplinas específicas e matérias básicas da Biomedicina. Nesse caso, esses profissionais estão aptos a darem aula sobre Citologia, Histologia e Embriologia, além de Enzimologia, Patologia, Virologia etc.

Há também a possibilidade de investir em especializações na Biomedicina para desenvolver a sua carreira acadêmica. Em níveis mais avançados, o profissional pode participar de pesquisas de ponta, que vão contribuir para os estudos da área e, claro, a sociedade.

A Biofísica é uma disciplina da Biomedicina que integra os conhecimentos da Física e sua relação com espaço, matéria e corpo e como isso se relaciona com os sistemas biológicos para concluir sobre as estratégias clínicas mais indicadas. Explica, por exemplo, a força de contração dos músculos do ponto de vista físico e molecular.

Diagnósticos genéticos

Quem se formar em Biomedicina será capaz de fazer diagnósticos de doenças genéticas por meio de técnicas de biologia molecular, identificando marcadores que são específicos para essas condições clínicas.

A partir de uma amostra biológica (sangue, secreções nasais, saliva etc.) que contenha o material genético, o biomédico testa se o paciente tem a doença ou o gene para desenvolvê-la futuramente.

Esse ramo de pesquisa é uma das promessas para que os médicos iniciem precocemente um tratamento, analisem o perfil genético da família e proponham estratégias terapêuticas personalizadas e eficientes.

Para qualquer uma das áreas de atuação da Biomedicina, quem tem uma formação completa apresenta importantes diferenciais no mercado. Por isso, venha para a graduação na Pitágoras! São várias formas de ingresso facilitadas e possibilidades de certificação profissional.

O biomédico é um profissional que pode assumir responsabilidades técnicas em diversos estabelecimentos. Dessa forma, para conseguir sucesso profissional e se destacar perante os concorrentes é preciso investir na educação, nos estágios e nas conversas com pessoas já inseridas no ramo escolhido.

👩‍🔬 Biomedicina é para mim? Se você já se perguntou como funciona essa graduação, saiba que esse curso possui características únicas. Faça o nosso teste e descubra!

Também é imprescindível fazer uma faculdade que proporcione uma formação sólida de conhecimentos e tenha parceria para oferta de estágios em empresas que atuam nas áreas de atuação da Biomedicina, como os alunos da Pitágoras podem conseguir no Canal Conecta.

Ficou interessado em cursar Biomedicina na Faculdade Pitágoras? Faça já a inscrição no vestibular e venha mudar seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados