Quais são os benefícios de criar o hábito da leitura?

benefícios do hábito da leitura

Desconto nota do Enem

Pode ser que você nem perceba, mas está lendo o tempo todo: seja aquela mensagem que seus amigos enviaram nas redes sociais, seja uma notícia em um portal jornalístico. Essa prática é incentivada desde a primeira infância, que é quando desenvolvemos as primeiras habilidades de leitura.

Mas não é só para crianças que existem os benefícios da leitura — embora essa seja a faixa etária que mais lê no Brasil. Ela pode ser bastante enriquecedora na vida pessoal, acadêmica e profissional. Quer ver só quais são essas vantagens e como ela pode contribuir para o seu sucesso? Continue a leitura!

Quais são os benefícios da leitura?

Você já deve imaginar alguns dessas vantagens da leitura, pois muito se fala sobre elas. Para incentivar ainda mais a sua vontade de criar o hábito de ler, acompanhe as informações a seguir!

Melhora no vocabulário

Seja em um livro físico, seja pela internet, a leitura pode agregar bastante em seus conhecimentos. Além de entender mais sobre um determinado assunto, você ainda tem contato com formas diferentes de escrita — afinal, cada autor leva consigo suas próprias características, que se refletem nos conteúdos.

Logo, você pode conhecer novas palavras ou novos usos para alguns termos que não faziam parte do seu vocabulário. Sabe o que isso significa? Você conseguirá falar em público de uma maneira mais eloquente, sem que o uso de algumas frases pareça forçado. Em consequência, terá maior credibilidade e poderá até mesmo se tornar referência para outras pessoas. Ponto para sua capacidade de comunicação!

Aprimoramento da escrita

Um benefício da leitura que anda junto com a melhoria do vocabulário é o aprimoramento da escrita. Assim como a comunicação verbal, a capacidade de se expressar por meio de textos é ampliada a partir do momento em que você “desbloqueia” novas palavras. E tudo isso, é claro, pode ser conquistado com o hábito de ler.

Seus conteúdos ficarão ainda mais fluidos quando você aprende novos termos, pois é capaz de eliminar repetições e ser claro e coeso sem muitos esforços. Assim, é possível potencializar seu portfólio profissional, com publicações no LinkedIn, por exemplo, redigir documentos mais eficientes e ainda mandar bem nas redações dos vestibulares.

Estímulo da memória

Você já leu alguma notícia ou história que ficou guardada em sua memória? Isso é bastante comum e representa mais um dos benefícios da leitura. Com a prática, você vai ficando ainda mais especialista na arte de memorizar fatos, dados, datas e assim por diante.

Essa vantagem é potencializada quando você adquire o hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Assim, estimula a sua mente a lembrar em que parte parou a leitura, quais foram os últimos acontecimentos na narrativa, quem são os personagens, entre outros. Se achar muito complicado conciliar duas obras literárias, que tal incluir uma publicação sobre empreendedorismo ou de algum tema que desperta o seu interesse?

Capacidade de concentração

Para entender bem o que o texto ou o livro está dizendo, ter concentração é fundamental. A leitura dinâmica é uma boa aliada, principalmente quando você precisa finalizar dezenas de páginas em um curto período. Porém, nada substitui a calma e o foco nessa prática, pois esse estado torna a experiência ainda melhor. Pode reparar!

Tour pela prova do Enem

Expansão do conhecimento

Quando falamos em hábito de leitura, tenha em mente a importância da leitura de diferentes formatos e tamanhos de textos, pois faz toda a diferença — como já reforçamos neste artigo. Qualquer conhecimento pode ser útil (e até mesmo decisivo) em algum momento de sua trajetória pessoal e profissional.

Ao ler mensagens nas redes sociais, por exemplo, você desenvolve a empatia e aprende a dialogar melhor com diversas personalidades, o que favorece suas habilidades comportamentais (as chamadas soft skills). Por outro lado, um artigo científico auxilia a adquirir contato com uma área do saber e impulsiona suas competências técnicas (ou hard skills).

Crescimento profissional

Todo esse conhecimento adquirido tem um resultado certeiro: o seu crescimento profissional. Afinal, não é só de títulos e de listas de empregos no currículo que vive uma pessoa em busca da vaga ideal. O que você aprende é um complemento para o seu repertório, que pode muito bem ser percebido em uma entrevista, por exemplo.

Dessa forma, as vagas nas melhores empresas ou mesmo bolsas na faculdade podem ser conquistas suas — já sabe o que fazer, não é mesmo? Não deixe de lado o hábito da leitura!

Inteligência emocional

Sabia que, quando você lê, torna-se mais empático com outras pessoas ou situações do dia a dia? Afinal, toma contato com realidades distantes da sua, aprende com as experiências dos personagens (sejam eles reais, sejam eles fictícios) e, em consequência, fica mais tolerante para a diversidade.

Em outras palavras, investir na leitura é o mesmo que fortalecer a sua inteligência emocional. Afinal, diante dessas histórias, você passa a olhar para a própria vida com outros olhos — mais maduros, com certeza!

Como a leitura pode tornar você um profissional melhor?

Com as tecnologias em constante movimento, não é só o mercado de trabalho que muda: até mesmo a convivência em sociedade sofre alterações. Nesse cenário, uma coisa é certa: vai longe quem não deixa de estudar, vai sempre em busca de novos conhecimentos e não se acomoda com pouco. Com todos os benefícios da leitura, já deu para perceber que ela é fundamental, não é mesmo?

Um profissional que mantém o hábito da leitura consegue “devorar” artigos e documentos com maior facilidade — a exemplo do que acontece com advogados. Sem falar na moral que têm diante dos colegas quando começam a discursar, pois suas técnicas de oratória foram aprimoradas durante os anos grudados nos livros.

Viu só como os benefícios da leitura vão muito além da vida pessoal? Se você nunca foi muito chegado aos livros, saiba que nunca é tarde para começar a apreciá-los! Para criar esse hábito, que tal estipular uma meta mensal e dar início hoje mesmo a essa prática?

Sabe como ler mais? Temos a solução: os textos aqui do nosso blog da Pitágoras! Para não perder nenhuma postagem, curta a nossa página no Facebook!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 139

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados