Auxiliar operacional: o que é e como se tornar um?

auxiliar operacional

Desconto nota do Enem

A estrutura de uma empresa geralmente exige uma série de profissionais de diferentes áreas e funções para lidar com todos os processos internos e externos. O auxiliar operacional, nesse sentido, é o principal encarregado de apoiar a execução dos trabalhos nas organizações –– e sua formação acadêmica pode ser nos cursos de Administração ou Logística.

A rotina inclui atividades diversas e multifuncionais, que podem variar de acordo com o órgão em que o auxiliar atua. Diante das diferentes oportunidades de ocupação, o profissional deve ser dinâmico e prestativo, tendo disposição pra desempenhar todas as demandas nas companhias.

Acompanhe o post a seguir e descubra o que faz um auxiliar operacional e qual sua importância pra empresas de diferentes portes. Boa leitura!

Qual é a importância do auxiliar operacional?

O auxiliar operacional é um cargo que oferece suporte à gestão das empresas, em que o colaborador realiza atividades de controle, de pessoal, logística e emissão de documentos. Quem se qualifica para o setor operacional, dando prioridade à formação de nível superior, tem mais chances de conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

O profissional capacitado deve conduzir os processos operacionais das companhias, mas as suas funções podem variar de acordo com as necessidades de cada negócio. De forma geral, o auxiliar deve ser dinâmico, ter uma boa comunicação e realizar a gestão do tempo de maneira ágil pra ser mais produtivo diante do volume de tarefas diárias.

No geral, o profissional pode atuar em diversos departamentos de uma empresa, permitindo uma visão ampla das necessidades de cada setor. Mesmo assim, o auxiliar operacional ainda pode ter funções específicas, administrando tanto a parte financeira e de pessoal quanto a de logística do negócio.

A área costuma oferecer excelentes oportunidades pra quem quer ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso profissional. Até porque, sem o serviço de logística, nenhuma organização consegue dar conta dos diversos processos produtivos necessários pra manter o empreendimento em pleno funcionamento, né?

Qual é a média salarial desse profissional?

Quem se qualifica para o setor operacional, encontra uma média salarial de R$ 1.587.24*, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Mas não desanime, porque os rendimentos podem aumentar de acordo com o seu currículo e a experiência no mercado.

Além disso, dá pra contar com alguns adicionais salariais, como o adicional noturno e o de insalubridade e periculosidade. Pelo caráter prático da profissão, os cargos operacionais geralmente se tornam excelentes oportunidades pra quem deseja ter um crescimento rápido e contínuo na carreira. Já pensou em assumir posições de gerência ou de liderança nas empresas? É só investir na sua qualificação!

Quais são os ramos de atuação do auxiliar operacional?

O auxiliar operacional encontra uma série de opções e ramos de atuação pra atuar profissionalmente no mercado. Dá pra encontrar vagas em lojas, empresas terceirizadas, condomínios, residências, e na área de estoque e logística em companhias de diferentes portes.

Outro setor que oferece boas chances de contratação é o de serviços, que engloba restaurantes, bares e salões de festas. Em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, o aumento do consumo também aumenta a demanda de profissionais em lojas de departamento ou em estabelecimentos menores.

Inclusive, quem ingressa em uma empresa como colaborador temporário do departamento operacional, por exemplo, pode aproveitar a oportunidade e se efetivar na vaga, caso demonstre um bom e eficiente trabalho.

Tour pela prova do Enem

Em organizações de grande escala, como transportadoras ou rede de supermercados, também pode começar como encarregado e, com o tempo, assumir funções mais estratégicas na gestão de pessoas e de materiais.

Os cargos operacionais representam, assim, uma excelente oportunidade de se reposicionar no mercado. Até porque, por conta da experiência e do reconhecimento que as companhias têm, o auxiliar operacional pode atuar em média e grande escala, sendo encarregado por todos os processos internos e externos. Legal, né?

Qual é a graduação necessária pra trabalhar como auxiliar operacional? 

Com tanta possibilidade de atuação, já descobriu que essa é mesmo a sua praia? Então, se liga nas informações que a gente separou a seguir.

De forma geral, o mercado de trabalho exige apenas o nível médio pra se candidatar a vagas de auxiliar operacional. Mas quem investe em uma formação acadêmica tem muito mais chances de conquistas as melhores oportunidades, salários e promoções futuras.

Como a gente viu, o curso de Administração é um dos caminhos. É nele que você aprende como atuar em empresas de diversos portes. A graduação incentiva os conhecimentos técnicos e teóricos a temas ligados ao administrativo, como finanças, gestão, marketing, recursos humanos, planejamento etc. Vai ser um profissional completo!

Outra opção é o curso de Logística, uma graduação que oferece conhecimentos sobre gerenciamento de cadeia de suprimentos, de transportes e abastecimento, comércio internacional, lógica reversa –– e muitos outros assuntos que fazem parte do cotidiano da profissão de auxiliar operacional. 

É preciso ter em mente que quem cursa o ensino superior tem muito mais chances de conseguir uma boa vaga de emprego no setor. Além de ter conhecimentos específicos em informática, gramática e escrita formal, por exemplo, é interessante investir em uma boa faculdade para seguir na jornada da profissionalização e conscientização da ocupação como auxiliar operacional.

Por lidar com uma multiplicidade de responsabilidades nas empresas, o profissional deve estar preparado para os desafios da carreira e, também, pra conseguir prestar seus serviços da melhor forma. Assim, o ensino superior é, sem dúvidas, o caminho mais indicado pra quem deseja ter sucesso na profissão.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso de Tecnólogo em Logística, um campo que envolve temas fundamentais pra quem quer seguir carreira como auxiliar operacional. Além disso, disponibilizamos aos nossos alunos um portal exclusivo de empregabilidade, que aproxima os graduandos das oportunidades do mercado de trabalho: o Canal Conecta.

Busque diferenciais!

Quem deseja seguir na profissão de auxiliar operacional deve estar aberto para cursos e demais possibilidades de formação, até mesmo pra aumentar as chances de destaque no setor. Assim, se você percebeu que tem aptidão para as atividades e demais funções da profissão, o indicado é correr atrás de profissionalização pra ter acesso às melhores oportunidades!

Gostou do conteúdo? Está esperando o que pra iniciar a sua trajetória acadêmica? Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 79

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados