Autodesk Inventor: entenda como é usado em Engenharia Mecânica

estudante de engenharia mecânica usando software

Existem programas, sistemas e aplicativos que facilitam muito a vida no dia a dia, né? Nesse sentido, conhecer as melhores ferramentas tecnológicas é a chave pra otimizar o trabalho e, com isso, ganhar tempo pra assistir aquela série ou curtir os amigos e a família.

No campo da Engenharia Mecânica, o Autodesk Inventor faz parte do grupo das ferramentas que fazem toda a diferença. O software CAD não só cria projetos 3D como documenta e simula produtos, o que é essencial pra um engenheiro mecânico.

Quem está no curso de Engenharia Mecânica pode aproveitar ao máximo as várias funções da ferramenta, como modelagem, ambiente de sketch e renderização. Indispensável, certo? Então, entenda o que é o Autodesk Inventor e como é usado em Engenharia Mecânica!

Engenharia Mecânica: o mercado de trabalho no Brasil hoje

O que é o Autodesk Inventor?

Seja na Engenharia Civil ou Mecânica, projetos fazem parte do dia a dia profissional. Não é à toa que um produto como o Autodesk Inventor simplifica a rotina e eleva o trabalho a outro nível. Afinal, o software CAD Inventor® permite usar um conjunto completo de ferramentas de Engenharia e de projeto.

O produto te dá todas as ferramentas pra criar projetos mecânicos 3D, documentá-los e simular os produtos. Isso permite que o seu trabalho seja executado de maneira eficiente, combinando recursos de projeto paramétricos, diretos, além de forma livre e baseado em regras.

E se você já estuda e quer saber mais sobre o Autodesk Inventor Student, se liga nesta boa notícia. Estudantes podem ter acesso grátis por um ano a produtos e serviços da marca! Só é preciso confirmar sua elegibilidade. Caso não seja o seu caso, sem problemas. Dá pra baixar uma versão gratuita de avaliação.

Quais são as funções do Autodesk Inventor?

Se quer saber mais sobre as funções desse software tão útil pra quem trilha carreira em Engenharia Mecânica, fique tranquilo. Não precisa fazer curso de Autodesk Inventor pra ter detalhes. A gente te conta a seguir as principais funcionalidades da ferramenta. Confira!

Serviços online

Um dos grandes diferenciais do Autodesk Inventor é a possibilidade de compartilhar feedbacks rapidamente com as ferramentas de colaboração incorporadas no produto. Na prática, isso quer dizer que o software permite trabalhar com diversas pessoas e em qualquer lugar, independentemente do CAD utilizado por elas.

Outro serviço online interessante é a revisão de projeto com base na nuvem. Isso possibilita que a coleta de feedbacks dos participantes seja feita remotamente. Além disso, a partir de um único modelo de dados, dá pra seguir com facilidade todo o ciclo do produto que está sendo desenvolvido.

Modelagem

Nesse ambiente do Autodesk Inventor, você pode optar pela modelagem flexível, com o uso de ferramentas de modelagem paramétricas. Isso te permite trabalhar de maneira mais livre e direta.

Ainda tem a opção de modelagem direta. É possível usar controles simples de controlar e puxar pra redimensionar ou fazer a definição da escala de recursos de geometrias que foram importadas, por exemplo.

Ambiente de sketch

Outro recurso interessante do Inventor é o ambiente de sketch ou, em bom português, de esboço. Ter uma área específica facilita muito o trabalho, já que todos os comandos e ferramentas que você precisa estão disponíveis na faixa de opções.

Você pode encontrá-la na guia Esboço, pra resultados em 2D, ou em Esboço 3D. Também vê nesse ambiente a janela de desenho, em que dá pra trabalhar diretamente no seu sketch.

Isso sem falar no navegador, que mostra um ícone de esboço assim que o sketch é aberto. Nem é preciso criar uma geometria.

Renderização

Com o Autodesk Inventor, você pode criar renderizações com ou sem movimento de montagens e peças. Assim, dá pra conseguir uma visualização da aparência de um projeto antes de partir pra sua construção.

A ferramenta torna possível a composição de vídeos a partir de animações da mesma peça ou montagem usando diferentes câmeras. Você pode também criar e salvar vários desenhos animados num arquivo.

Como o Autodesk Inventor é usado na Engenharia Mecânica?

Como você pode imaginar, o projeto de produtos é uma parte importante da Engenharia Mecânica. Não é à toa que, aqui na Pitágoras, temos o curso na modalidade de ensino presencial e semipresencial. Os dois contam com disciplinas como Desenho Auxiliado por Computador, Desenho Técnico Mecânico e Projeto de Máquinas.

Nesse sentido, o Autodesk Inventor pode ser um aliado e tanto no dia a dia do engenheiro mecânico, ajudando em projetos 3D, na documentação e na simulação de produto. Saiba mais!

Projetos 3D

A modelagem paramétrica permite foco no projeto durante a criação e edição de modelos 3D. Com interface de usuário intuitiva, o Autodesk Inventor conta com ferramentas especializadas pra projetos de estruturas e chapas metálicas.

É possível, por exemplo, selecionar componentes-padrão numa biblioteca de conteúdo personalizável pra conexões parafusadas, engrenagens, cames e por aí vai.

Documentação

A documentação é outra forma de aproveitar o Inventor na Engenharia Mecânica. Você pode usar animações de montagens complexas na sua documentação, nos manuais e até nas instruções de montagem do produto.

Simulação de produto

Com a simulação dinâmica, o engenheiro mecânico pode aplicar forças pra avaliar o movimento, a velocidade e a aceleração do projeto. Na análise de tensão, dá pra executar verificações rápidas em peças ou analisar com detalhes todo o produto, independentemente da fase em que esteja.

Além do valor da faculdade de Engenharia Mecânica, você deve pensar ainda nos investimentos que vai fazer em ferramentas pra tornar o seu trabalho mais simples e com maior qualidade. Nesse sentido, o Autodesk Inventor é software que não pode ficar fora do seu radar.

A boa notícia é que, quanto mais investimentos você fizer na sua formação, maiores as chances de ter retorno e conquistar uma vaga como engenheiro mecânico, com média salarial de até R$ 9.157,06*.

Então, não se esqueça: fique sempre atualizado quanto às soluções tecnológicas que tornam a profissão ainda mais produtiva e dão visibilidade ao seu trabalho –– sendo o Autodesk Inventor uma prioridade.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler também como o SolidWorks funciona na Engenharia!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content