Como funcionam as aulas práticas de Enfermagem?

aula prática de enfermagem

Teste Vocacional Rápido

Unir teoria e prática na graduação é essencial pra que sua formação acadêmica seja completa. Na área da saúde mais ainda, pois é necessário experimentar os conhecimentos pra saber como atuar profissionalmente –– em especial se você pretende ser bacharel em Enfermagem, que deverá tomar decisões rápidas e precisas.

Pra isso, a faculdade conta com aulas práticas de Enfermagem pra você poder aplicar os conceitos aprendidos nos livros didáticos em simulações de trabalho no mundo real.

É nesses momentos que, pela primeira vez, você vai experimentar as responsabilidades que os enfermeiros têm. Fique conosco nesta leitura e veja como são as aulas práticas na faculdade de Enfermagem.

Como acontecem as aulas práticas de Enfermagem?

As aulas práticas de Enfermagem estão presentes em todo o tempo de curso. Nos primeiros períodos, em que os alunos estão desenvolvendo habilidades básicas, acontecem nas próprias instalações da faculdade, em laboratórios específicos. Algumas instituições contam com um grande laboratório, utilizado por diversas disciplinas; outras, com várias salas, adaptadas a diferentes conjuntos de matérias.

Esses espaços contêm todos os equipamentos, materiais e peças do corpo humano de que o aluno necessita pra experimentar os conhecimentos teórico-práticos presentes na grade curricular de Enfermagem.

Conforme os alunos avançam no curso, outras experiências são incluídas, como simulações de catástrofes. Nesses momentos, eles são expostos a situações inesperadas, como a de um acidente coletivo com muitos feridos.

Baseando-se nos procedimentos de emergência aprendidos anteriormente, terão de tomar decisões rápidas, por exemplo, pra ajudar a conter uma hemorragia, imobilizar uma pessoa fraturada e até controlar pessoas em crise aguda de pânico ou choque.

Além disso, os alunos dos períodos finais começam a ter práticas assistidas nas unidades de saúde, tanto por meio de atividades proporcionadas pela faculdade quanto pelos estágios de Enfermagem. Essas etapas completam o ciclo de atividades práticas do curso.

Com todas essas atividades as aulas de Enfermagem se tornam muito mais dinâmicas, você conquista seu aprendizado de maneira progressiva e participativa. Logo, vai saber tudo sobre Enfermagem e ganhar a cada etapa a autonomia e autoconfiança necessárias pra atuar profissionalmente.

Quais são as disciplinas de Enfermagem com aulas práticas?

Pra que fique mais claro como funcionam as aulas práticas de Enfermagem, agora você vai conhecer quais são as disciplinas que envolvem o aprendizado prático no curso. Veja como elas são divididas, a seguir.

Aulas práticas

São as disciplinas do currículo cursadas a partir do segundo semestre, que acontecem nas dependências da faculdade, e compõem o currículo da graduação em Enfermagem. São elas:

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas;
  • Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
  • Ciências Morfofuncionais e os Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Microbiologia;
  • Fundamentos Semiológicos e Enfermagem Terapia Medicamentosa;
  • Fundamentos Técnicos de Enfermagem;
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Prática de Campo

São as atividades que o aluno desenvolve em unidades de Saúde, sob supervisão da faculdade. Complementam as práticas de laboratório e são um percurso importante na formação do aluno e sua relação com o diagnóstico de Enfermagem mais adequado em cada área de atuação.

Vale lembrar que não são a mesma coisa que estágio, e sim disciplinas obrigatórias dos três últimos semestres do curso. São elas:

  • Fundamentos Técnicos de Enfermagem;
  • Enfermagem na Saúde do Adulto;
  • Enfermagem na Saúde da Mulher;
  • Urgência e Emergência em Enfermagem;
  • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico;
  • Saúde Mental.

Dica! Em alguns momentos conhecimentos biomédicos se cruzam com a realidade do futuro enfermeiro. Se você está em dúvida sobre as duas áreas, que tal compreender mais sobre Enfermagem ou Biomedicina?

Como é a dinâmica das aulas práticas de Enfermagem?

O trabalho em equipe é o ponto de partida pra aulas práticas de Enfermagem. Em geral, os alunos são divididos em times, expostos a um problema ou desafio, e se organizam pra discutir, investigar e tirar as próprias conclusões.

Em todos os ambientes, os estudantes são orientados por um professor ou enfermeiro-tutor e seguem protocolos e normas de conduta. Veja um pouco do que acontece nessas práticas.

Utilização de equipamentos e materiais

Os estudantes vão aprender a utilizar uma série de instrumentos, como seringas, agulhas, microscópios, tesouras e bisturis. Também descobrem como manipular materiais de emergência, a exemplo de kits de reanimação manual.

Além disso, em disciplinas como Anatomia, utilizarão protótipos e peças cadavéricas pra exploração de tecidos e simulação de procedimentos.

Desenvolvimento de habilidades motoras e psicológicas

O profissional de Enfermagem precisa internalizar uma série de habilidades motoras e psicológicas pra enfrentar a rotina da área.

É nas aulas práticas que vai aprender a reproduzir técnicas que incluem desde a manipulação da instrumentação até procedimentos. São exemplos: aferição de pressão sanguínea, realização de torniquetes, coleta de sangue, ou manobras de enfermagem no centro cirúrgico.

Além disso, as habilidades socioemocionais, como liderança, tranquilidade, comunicação e assertividade, também são trabalhadas nas aulas práticas. Afinal, o fator psicológico conta muito no sucesso de uma ação em Enfermagem.

Atuação em casos reais

Como você viu, vai chegar um momento em que o aluno participará de atendimentos reais, em diferentes ambientes de saúde. Por isso, o treinamento das aulas práticas inclui a simulação de atendimentos reais de diversos tipos.

Mais tarde, na prática de campo essas experiências acontecem nos próprios ambientes clínicos pra que o estudante se acostume com as rotinas de Enfermagem.

Quer saber tudo sobre o curso de Enfermagem? Confira nosso post completo!

Como se sair bem nas aulas práticas de Enfermagem?

As aulas práticas de Enfermagem estão entre os pontos altos do curso. Por isso, é preciso ter bastante atenção aos seguintes pontos pra tirar o melhor proveito desses momentos. Confira:

  • estude antecipadamente o tema que será abordado na prática;
  • siga todos os protocolos sanitários e de segurança do laboratório;
  • garanta que seu grupo de trabalho esteja bem organizado;
  • da mesma forma, organize seu kit de Enfermagem pessoal;
  • mantenha bancadas e mesas de trabalho limpas;
  • tenha atenção às orientações do monitor;
  • evite brincadeiras e conversas paralelas;
  • ao lidar com cadáveres, tenha respeito pelo corpo –– afinal, ali houve vida algum dia.

Por que estudar na melhor faculdade de Enfermagem?

Pra que sua formação seja de alto nível, você deve acertar na escolha da faculdade. Somente as melhores instituições, como é o caso da Pitágoras, aliam um projeto pedagógico moderno a uma excelente infraestrutura para o ensino.

Na Pitágoras, o curso de Enfermagem é oferecido na modalidade presencial e você conta com uma série de recursos para o ensino, tanto no campus quanto na plataforma de estudos online.

Além disso, você conta com conteúdos especiais sobre gestão de carreira, como é o caso da Aula Destaque, e um portal de vagas exclusivo: o Canal Conecta. A plataforma apresenta ao aluno as melhores oportunidades de estágio e trabalho.

Agora é com você!

Gostou de conhecer uma pouco sobre o curso ao conhecer um pouco da rotina das aulas práticas de Enfermagem? Então, se você se encantou com a possibilidade de atuar profissionalmente nessa carreira promissora, agora é a hora! Inscreva-se já no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content