Aula de Cálculo: o que fazer para perder o medo da disciplina?

auladecalculooquefazerparaperderomedodadisciplina

Você sabe dizer, exatamente, o que é aula de cálculo? O cálculo é um ramo da Matemática, derivado da Álgebra e da Geometria. Estuda as variações de grandeza e a acumulação de quantidades, ao abordar conceitos de limites, derivadas e integrais.

A matéria costuma ser estudada em duas divisões: Cálculo diferencial e Cálculo integral. Faz parte de diversas disciplinas de exatas, como Química, Física, Economia, Engenharia. É o terror de muitos estudantes de faculdade — capaz de causar angústia, ansiedade e dor.

Mas quer um segredo? Só é preciso dedicação e paciência para ter sucesso na matéria. Por isso, elaboramos algumas dicas que o ajudarão a se dar bem nas aulas. Acompanhe!

Identificar as principais dificuldades da matéria

Tente identificar suas principais dificuldades. Muitas vezes, o problema está lá embaixo, na base. Alguém que não tenha tido uma boa instrução nos primeiros contatos com a Matemática pode apresentar dificuldades grandes mais tarde. Procure perceber se, por acaso, o problema está, por exemplo: na divisão, na porcentagem, nas contas com vírgula, ou mesmo na interpretação do problema.

Assistir às aulas com atenção

É importante ter isso em mente: você não está mais no ensino médio. A faculdade deve ser levada a sério, desde o começo, se você deseja ser um profissional diferenciado. No ensino superior, não costuma existir recuperação. Além do mais, alguns professores são bem exigentes. Se o aluno não consegue a nota para passar, precisará repetir a matéria. Assim, tenha foco total na aula de Cálculo.

Estudar por diversos livros de cálculo ou vídeos

Intercalar os modos de absorver conhecimento costuma dar resultados positivos, visto que temos a oportunidade de conhecer outros tipos de raciocínio. O encanto da matemática é justamente esse: existem diversos caminhos para chegarmos a uma mesma resposta. Pesquise sobre livros mais didáticos ou mesmo vídeos. Faça anotações de pontos importantes passados nas aulas.

Fazer muitos exercícios

Praticar é uma das melhores formas para entendermos uma disciplina na qual temos dificuldade. Preguiça não pode fazer parte da vida do estudante que deseja ultrapassar obstáculos. A partir do momento em que começamos a resolver um exercício atrás do outro, percebemos, neles, pontos em comum e ganhamos mais perspicácia e agilidade para solucionar os próximos. Peça exercícios a professores ou pesquise por sites de questões de cálculo.

Contar com o auxílio do monitor

É bem comum os professores terem um monitor, que costuma ser bastante conhecedor da matéria. Algumas de suas funções são auxiliar nas aulas, ajudar nas correções de provas e tirar dúvidas de alunos. Aproveite a oportunidade de ter mais uma pessoa à sua disposição e peça ajuda com as suas dificuldades.

Preocupar-se mais com o caminho

Muitas vezes, temos a tendência de querer decorar fórmulas, para aplicá-las nos problemas. Contudo, esse não é o modo mais adequado. Entender o processo por trás de cada um dos processos e saber por que os usamos fará muito mais sentido na próxima vez em que você fizer uso deles.

Pensar na sua profissão

Entenda que a qualidade da sua formação fará você um profissional excepcional. É fundamental a base teórica, para se dar bem na prática. Um engenheiro civil, por exemplo, deve saber equacionar problemas, dominar a ciência, pensar de forma organizada. A aula de cálculo disciplina a mente e desenvolve o raciocínio lógico.

Para o engenheiro, o Cálculo Integral, por exemplo, é útil para calcular áreas, volumes, cargas, centros de gravidade, deformações. E o que seria da criação das curvas de uma estrada, se não houvessem cálculos bem feitos?

Sem ter domínio da matéria, você terá dificuldades ao entrar no mercado de trabalho e sentirá o peso dessa pressão, no dia a dia.

Por fim, lembre-se de que todos nós apresentamos mais facilidade para entender determinado assunto, mas isso não quer dizer que não temos capacidade de aprender outros. Esforço e foco em todas as aulas de cálculo na faculdade são essenciais para o seu sucesso.

Agora que você já sabe como funcionam as aulas de Cálculo, confira nosso guia prático sobre toda a área de Exatas e descubra qual é o curso ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.