Veja 5 atividades da Psicomotricidade para conhecer e atuar

atividades da Psicomotricidade

Desconto nota do Enem

O desenvolvimento psicomotor engloba diversas áreas essenciais para a formação do ser humano. Por isso, é importante que o profissional seja formado em cursos da área educacional ou da saúde.

Para trabalhar com atividades de psicomotricidade, de acordo com a Lei 13.794/2019, é necessário ser portador de diploma na área ou possuir diploma na área da educação ou da saúde, como Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Gerontologia e Fonoaudiologia.

Ao concluir a graduação, você pode buscar por uma especialização em psicomotricidade. Neste texto, a gente apresenta quais as possíveis áreas de atuação do psicomotricista. Acompanhe!

O que é a Psicomotricidade?

Psicomotricidade é uma ciência cujo objeto de pesquisa envolve o desenvolvimento motor infantil trabalhando aspectos afetivos, cognitivos e motores. O objetivo do estudo da psicomotricidade é entender como funciona o desenvolvimento de crianças com dificuldades/transtornos de aprendizagem motora e atuar de forma educativa, reeducativa ou terapêutica.

As atividades psicomotoras andam de mãos dadas com a Psicologia infantil e podem ser aplicadas na escola, por meio de exercícios simples inseridos nos planos de aprendizagem. O incentivo correto dessas áreas é importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina, global, lateralidade e outras.

Quais são as atividades da Psicomotricidade?

A psicomotricidade incorpora as questões motoras, cognitivas e emocionais da criança. Desta forma, é preciso conhecer cada uma delas para contribuir no processo de desenvolvimento no período da infância. Veja mais a seguir!

1. Coordenação motora fina

O desenvolvimento desta área está ligado aos movimentos dos pequenos membros e músculos, como mãos, dedos, músculos faciais e etc. As atividades que proporcionam esse desenvolvimento motor são mais refinadas, como desenhos, recortes, colagens ou até mesmo no ato de amarrar os sapatos.

2. Coordenação motora global

Essa habilidade está voltada para o desenvolvimento da musculatura ampla na realização de atividades complexas como pular, correr, dançar. Atividades como pular corda, amarelinha, correr e escalar estimulam a coordenação motora.

Tour pela prova do Enem

3. Esquema corporal

Está relacionado ao reconhecimento do seu próprio corpo e de cada parte que o compõe. É desenvolvido de acordo com as relações afetivas e influenciam na autoestima da criança e no seu reconhecimento como parte de um grupo social.

4. Lateralidade

É o conhecimento psicomotor associado ao reconhecimento de que o corpo possui dois lados, o de dentro e o de fora. Trabalhar essa área é importante para o reconhecimento do funcionamento corporal.

5. Organização espacial-temporal

É a habilidade de reconhecer o tempo no espaço como rápido e lento, presente, passado e futuro. Atividades como morto vivo, estatua e danças trazem essa aprendizagem para as crianças.

Como atuar na área?

O psicomotricista é responsável por identificar em seus pacientes aspectos emocionais que possam impactar no desenvolvimento da criança e, a partir daí, agir de forma lúdica no seu desenvolvimento psicossocial.

Além de escolas, o psicomotricista pode atuar em ambientes direcionados à saúde como hospitais e clínicas, onde poderão encontrar um público diversificado de várias idades. Crianças, jovens, adultos e idosos apresentam a necessidade deste tipo de profissional.

Por que escolher a Pitágoras?

Se você escolher estudar na Pitágoras, vai contar com todo o apoio de uma instituição preocupada com a qualidade da sua formação e, assim, tornar-se um ótimo psicomotricista! Veja como a Pitágoras facilita seu futuro:

  • Canal Conecta, portal exclusivo com vagas de emprego e estágio que ficam disponíveis de acordo com o seu perfil;
  • Trilhas de Carreira, que vão contribuir com o desenvolvimento do seu perfil profissional, trabalhando as competências desejadas pelo mercado de trabalho;
  • Aula Destaque com especialistas renomados em diferentes áreas dispostos a dividir sua experiência com você.
  • Vários cursos na modalidade EAD, como Educação Física.

Agora é pra valer!

Com todas essas informações, trabalhar com atividades de psicomotricidade ficou mais próximo da sua realidade. Qualifique-se e desempenhe mais do que uma profissão: ajude no desenvolvimento das crianças da melhor forma possível.

Então, aproveite que está por aqui e já faça a inscrição para o vestibular da Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados