O que faz um profissional de Arquitetura no dia a dia de trabalho?

arquitetura o que faz

Teste Vocacional Rápido

Muito mais do que criar verdadeiras obras de arte em construções, o dia a dia de um arquiteto envolve uma série de tarefas que vão do projeto até a visitação da obra. É uma rotina bastante variada –– por isso, o futuro profissional tem que estar preparado.

Mas, afinal, o que se faz na Arquitetura? Neste post, a gente te explica melhor sobre a rotina desse profissional, principais atividades de Arquitetura e Urbanismo e a importância de fazer uma boa graduação na área pra se preparar para o mercado de trabalho!

Reuniões com clientes

Na sua rotina profissional, o arquiteto realiza muitas reuniões com clientes. É preciso estar preparado, por ser uma atividade corriqueira no dia a dia. Durante esses encontros é que são fechados contratos, e as propostas de projetos arquitetônicos são apresentadas.

Por esse motivo, é importante reunir materiais e estar pronto pra apresentação. Até porque são nessas reuniões que os clientes costumam perguntar sobre materiais, pedir mudanças e até o acompanhar o andamento da obra. Os profissionais mais preparados pensam em aspectos como:

  • planejamento de todo projeto;
  • apresentação da proposta de maneira que o cliente compreenda com facilidade o que vai ser falado;
  • flexibilidade e empatia, porque os clientes podem solicitar mudanças, sendo preciso colocar no papel todas as ideias e sonhos que eles têm.

Desenvolvimento de projetos arquitetônicos

O desenvolvimento de projetos arquitetônicos também é parte do que faz o arquiteto em seu cotidiano. O trabalho envolve uma série de aspectos, e o profissional deve estar atento a isso. Entre os pontos importantes estão:

  • pesquisa junto ao cliente a respeito dos seus desejos e necessidades;
  • orçamento pra execução da obra –– quanto maior, melhores produtos podem ser utilizados, por exemplo;
  • especificação sobre todas as medidas da área em que o projeto vai ser executado;
  • documentos técnicos necessários pra execução;
  • padrão de qualidade.

Durante graduação, você tem bastante contato com o gerenciamento de projetos, aprendendo como executar fichas técnicas, definir das fases do projeto, bem como calcular os custos e prazos pra realização da obra.

Visita em obras

Ao contrário do que muita gente acredita, a visitação em obras não é um trabalho apenas do Engenheiro Civil ainda mais quando se tem um projeto arquitetônico. Cabe ao arquiteto ter um espaço em seu cotidiano pra visitar a construção.

O foco dessa tarefa é garantir e checar se tudo vai sair conforme o planejamento do projeto. Por esse motivo, independentemente de ser Arquitetura ou Engenharia, ambos os profissionais precisam trabalham em conjunto, cada qual com as suas obrigações, pra garantir a qualidade na entrega final para o cliente.

Definição de materiais para os projetos

Durante a faculdade de Arquitetura, você tem contato direto com tipos de materiais a serem utilizados em projetos de construção. É muito importante esse conhecimento, pois ele vai ser determinante pra sua rotina profissional.

Dos pisos, acabamentos, tintura até os móveis, objetos: tudo isso faz parte do que faz um arquiteto. Você vai ser responsável por definir o que combina mais com o projeto e com a demanda do cliente, considerando não só as especificidades do ambiente, mas também a qualidade e a aplicação.

Realização de compras em lojas especializadas

O arquiteto também é o responsável por fazer as compras de materiais que vão ser utilizados nos projetos. Por exemplo, se você realizou o projeto de uma sala, faz a aquisição desde os materiais de acabamento até os móveis e decoração. 

Muitas vezes, também vai ser responsável por fazer o projeto mobiliário, precisando especificar aos fornecedores o tamanho dos móveis, tipo de material a ser utilizado e acabamentos, de puxadores a estofamento.

Então, é interessante ter uma relação bem legal com os fornecedores e estabelecer prazos. Isso destaca a necessidade de um conhecimento de gestão apurado. 

Análises de estruturas

Uma das matérias da grade do curso de Arquitetura é fundamentos da análise estrutural –– e não é por acaso. É muito importante que a estrutura de uma construção seja resistente e transmita força a outras peças. E o que isso significa?

O arquiteto precisa entender se o projeto e a construção estão alinhados e são sustentáveis no sentido estrutural. Por exemplo, checar se as vigas, pilastras, arcos, cabos de aço e se estes estão adequados à proposta do projeto e à construção em si. Por isso, é interessante que haja uma parceria entre arquitetos e engenheiros civis, pois ambos caminham juntos.

Graduação de qualidade

Mais do que saber sobre esse campo ou mesmo as áreas da Arquitetura, é preciso ressaltar a importância de uma boa faculdade para o currículo profissional.

Além de facilitar a entrada no mercado de trabalho, o curso é a base para lidar com todas as atividades do dia a dia que apresentamos ao longo do post, além de ser o primeiro passo pra um estágio remunerado. Lembrando que o ganho médio de um arquiteto no Brasil é de R$ 5.992,82*, segundo pesquisa do CAGED.

Na faculdade Pitágoras, a graduação em Arquitetura e Urbanismo é oferecida nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. O curso te prepara tecnicamente pra projetar diferentes tipos de construção, sempre focando aspectos como segurança, bem-estar e acessibilidade, além de conhecer a Arquitetura brasileira, por exemplo. Entre as principais matérias temos:

  • gestão de projetos;
  • desenho técnico;
  • análise e gestão ambiental;
  • projeto e instalações prediais;
  • teoria das estruturas;
  • planejamento urbano;
  • resistência dos materiais.

Além de uma formação abrangente, você tem ampla infraestrutura pra se desenvolver como profissional, com laboratórios de desenho e até mesmo acesso a portais de emprego exclusivos para os alunos: o Canal Conecta. Por meio dele, dá pra encontrar estágio ou trainee, mas também vagas efetivas.

Agarre esta oportunidade!

A rotina de um arquiteto é bastante variada, como foi possível conhecer neste conteúdo. São tarefas que vão do encontro com o cliente às visitas nas obras. Pra aprender a lidar melhor com tudo isso, a escolha de qualidade na graduação faz toda diferença.

Depois de entender o que se faz na Arquitetura, inscreva-se no vestibular da Pitágoras e se prepare pra uma carreira de sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.