8 áreas do Marketing nas quais o profissional formado pode atuar

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Se você está naquela fase de escolher um curso superior e gosta de comunicação, temos algumas dicas para começar a pensar sobre um futuro profissional no ramo. Que tal conhecer melhor as áreas do Marketing?

Essa formação compreende disciplinas que capacitam o aluno para colaborar no planejamento estratégico de negócios e vendas, realizar pesquisas de mercado, cuidar da comunicação corporativa, promover ações promocionais e estruturar o lançamento de produtos e serviços, entre tantas outras possibilidades. Tudo isso com remunerações médias que vão de R$ 3.775,48 para um analista e R$ 7.875,88 para um gerente de Marketing.

Neste post, você verá mais sobre as seguintes áreas do Marketing:

  • Produto;
  • Inbound Marketing;
  • Neuromarketing;
  • Consultoria;
  • Marketing Digital;
  • Endomarketing;
  • E-commerce;
  • Marketing de Relacionamento.

Continue a leitura e tenha acesso a informações capazes de expandir sua visão sobre as áreas de atuação do Marketing!

1. Produto

O Marketing se desenvolve com base nos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. O primeiro foca qualidade, variedade, embalagem e design, entre outros aspectos. Já o segundo estuda o valor do produto, nem sempre auferido só em dinheiro. Enquanto isso, o terceiro refere-se aos canais de distribuição, e o quarto, a como o item será divulgado.

Esse resumo é simplista. Você verá como o assunto se desdobra no curso de graduação, mas é o suficiente para explicarmos o que fazem os profissionais de Marketing de Produto: cuidam desde o desenvolvimento até o lançamento e promoção dele no mercado.

Como a necessidade é conectar o item ao consumidor, o especialista da área deve:

  • conhecer profundamente o público-alvo;
  • certificar-se de que os atributos do produto correspondam à demanda, necessidades e desejos do cliente em potencial;
  • acompanhar a resposta e interação do consumidor com o produto (tracking);
  • definir como o lançamento e a divulgação do produto serão realizados, entre outras funções.

2. Inbound Marketing

De uma forma simples, o Inbound Marketing (ou Marketing de atração) tem como foco atrair o cliente até a marca enquanto o Outbound (conhecido como Marketing tradicional) faz o oposto: leva a empresa até o seu consumidor.

A primeira modalidade é aplicada, por exemplo, com a divulgação de vídeos e concessão gratuita de e-books — capazes de sanar uma dúvida ou resolver um problema do consumidor, tal como informá-lo sobre o momento certo para trocar os pneus do carro. Então, a solução da empresa (neste caso hipotético, uma oficina) é apresentada de forma implícita.

3. Neuromarketing

Essa é uma das áreas mais intrigantes do Marketing, pois estuda o comportamento do consumidor, apoiando-se em ciência e tecnologia. Ela considera o funcionamento do cérebro e utiliza dados sobre como as mensagens são processadas pelo indivíduo, a fim de estimular a aquisição de produtos e serviços.

Laranja, vermelho e amarelo são cores características na identidade visual de redes de fast-food porque estimulam o apetite. A disposição das cervejas em gôndolas próximas às das fraldas não é à toa: a maioria dos compradores é composta por homens que aproveitam a ida ao mercado à noite para pegar a bebida.

O especialista em Neuromarketing estuda como o cérebro humano reage a certos fatores como mensagens, cores e imagens, gerando reações cruciais na decisão de compra. Assim, ele orienta as ações de promoção e divulgação das soluções oferecidas pela empresa em que atua.

4. Consultoria

Muitas organizações (e até pessoas que trabalham com imagem) optam pela contratação de especialistas em Marketing para projetos pontuais — ainda mais com os avanços da internet e a tendência crescente de utilização das redes sociais para fortalecer a imagem do negócio e captar mais clientes.

O consultor no assunto é capaz de ampliar a abrangência da marca de forma estratégica, orientando sobre as melhores medidas a serem tomadas. Ele sabe, por exemplo, qual é a melhor forma de converter leads (clientes em potencial) e os canais de comunicação mais efetivos para os objetivos do empreendimento.

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A consultoria tem uma enorme variação no salário do profissional de Marketing, pois ele atua de forma independente, ficando sujeito à demanda. Então, se quiser atuar no ramo, esteja preparado para lidar com a instabilidade.

5. Marketing Digital

De fato, é enorme a quantidade de oportunidades oferecidas pela internet para a marca se comunicar com o consumidor. Blogs, sites, redes sociais e conteúdos como artigos, imagens e vídeos são ótimos para a divulgação de produtos e serviços.

O envio de mensagens de texto por celular e o uso das redes sociais também são tendências do Marketing Digital e promovem a multicanalidade — ou seja, a presença da empresa em múltiplas plataformas.

Além de trabalhar com a geração de leads, o especialista nas áreas de Marketing Digital tem acesso a uma porção de métricas essenciais às estratégias organizacionais de divulgação e posicionamento da marca. Também consegue acompanhar os desejos e necessidades do público-alvo, fonte sólida para a tomada de decisão no âmbito corporativo.

Para uma formação ainda mais focada, aqui na Pitágoras oferecemos o curso Tecnólogo em Marketing Digital. Ele foi reformulado para oferecer o que há de melhor em conteúdo, tendo o auxílio de professores qualificados ao longo da graduação, com vivência de mercado.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

6. Endomarketing

Entre as especializações do Marketing, essa tem uma ação diferente. Em vez de ser centrada exatamente no mercado, tem como foco motivar e engajar a equipe às causas institucionais, missão cumprida em conjunto com o RH.

O papel do especialista no ramo é imprescindível. Afinal, a satisfação do colaborador com a organização em que trabalha tem influência direta em sua produtividade. Além do mais, a preocupação com o assunto ajuda a reduzir a rotatividade de trabalhadores no time, dispensando gastos com novas contratações e treinamentos.

7. E-commerce

A publicidade em lojas online difere da realizada para os pontos físicos — por mais que o mundo na internet seja uma extensão da realidade. A promoção e divulgação de produtos e serviços em ambiente virtual exige técnicas de SEO (uso estratégico de palavras), compreende anúncios pagos e lida com a visibilidade em páginas parceiras.

O e-commerce se destaca como uma das principais áreas do Marketing por sua expressividade econômica. O profissional do ramo acaba atuando em uma modalidade responsável pelo faturamento de R$ 75 bilhões no Brasil em 2019 e cuja tendência de sucesso é evidenciada pelo seu crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior.

8. Marketing de Relacionamento

Não basta conquistar o cliente: é preciso fidelizá-lo. Quem atua no setor em questão é responsável pelo farming, ou seja, o cultivo da clientela a partir de ações capazes de fazer a relação com a marca perdurar por muito tempo. São alguns exemplos o cashback, além dos clubes de fidelidade e descontos especiais para compradores assíduos.

Por isso, é importante entender que esse setor não ajuda a lançar e promover somente produtos e serviços. Ele também vende ideias e valores não tangíveis agregados à solução. Vale ressaltar outro aspecto importante: o especialista em Marketing de Relacionamento é responsável pelo pós-venda.

São muitas as áreas do Marketing, voltadas para assuntos internos e externos desde a atração de clientes até a fidelização deles. O estudante vai encontrar alguma mais condizente com seus gostos e expectativas durante a faculdade. Mas lembre-se de que, para conquistar o sucesso profissional, você deve contar com uma instituição de qualidade, preocupada com a sua formação.

Então, se você está pensando em fazer um curso de graduação com ensino de alta qualidade e ótimo custo-benefício, inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

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