Áreas da Veterinária: Veja o que está em alta nessa profissão!

estudantes estagiários de medicina veterinária

Desconto nota do Enem

A Medicina Veterinária é uma das áreas mais apropriadas para quem gosta de animais. Porém, amar não basta, pois é preciso ser forte e ter muita disciplina emocional para lidar com situações delicadas ao atender esses tipos de pacientes. Mas se você busca uma carreira de sucesso, pode investir com total segurança, essa área também apresenta um bom salário

Acontece que a medicina veterinária tem crescido muito no Brasil e no mundo. Os cuidados são essenciais para a pecuária, mas os pets como cães e gatos também têm dominado em relação aos cuidados com a saúde. Então, prepare-se para o mercado de trabalho, pois quanto mais qualificado, melhor será para o seu futuro.

Áreas da Medicina Veterinária

Dentro da Veterinária o profissional conta com diversos setores de atuação. Ele pode atuar em clínicas particulares, públicas, ONGs e até mesmo montar seu próprio negócio. Mas também tem as áreas de especialização, assim, o médico veterinário pode seguir uma carreira mais segmentada.

Por isso, vale a pena conhecer as áreas que a Medicina Veterinária possui para você decidir qual seguir. Geralmente, muitos estudantes tomam essa decisão durante a graduação, mas você já pode ter uma ideia de como funciona cada uma. A seguir, apresentamos uma lista com algumas das áreas mais bem pagas.

Clínica e Cirúrgica

Uma das primeiras opções que os alunos buscam é a área de clínica e cirúrgica. Nesta área o profissional atende vários tipos de animais, mas principalmente os domésticos, como por exemplo: gatos e cachorros. Tem como principal função, identificar problemas de saúde e indicar o tratamento adequado bem como fazer o acompanhamento médico.

Assim como identificar, o veterinário também pode realizar procedimentos cirúrgicos em animais. Aí fica a critério do profissional se ele vai ser um cirurgião geral ou especializado, por exemplo: atender somente animais silvestres.

Oftalmologia Veterinária

Outra área bastante interessante de trabalhar é com oftalmologia veterinária. Alguns animais podem nascer com problema de visão ou isso pode ocorrer conforme a idade vai avançando. Como a expectativa de vida dos pets tem aumentado, maior tem sido a busca por esse especialista.

Faz parte do papel desse profissional prevenir, diagnosticar e tratar dos problemas que podem afetar a visão do animal. Proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida para os animais.

Medicina Veterinária com animais silvestres

Essa é uma especialização parecida com quem deseja trabalhar com pets comuns, a diferença é que o cuidado é com animais silvestres. O aumento de pessoas com maior interesse em ter pets silvestre aumentou, por isso, é necessário o cuidado acompanhado de quem entende desses animais.

Nem todos sabem exatamente como cuidar de alguns tipos de animais, como répteis, por exemplo. Por isso, ter um médico veterinário especializado em animais silvestres é muito importante. Também é possível atuar em clínicas ou até mesmo em zoológicos.

Fisioterapia

A área de Fisioterapia Veterinária está em expansão. Tudo começou com os cuidados voltados somente em cavalos, mas foi visto que elas poderiam também ser aplicadas em outros animais. Muitas técnicas foram desenvolvidas e aprimoradas, agora vários animais se beneficiam com a fisioterapia.

Dessa forma, alguns animais voltam a recuperar a movimentação das patas ou conseguir ter uma qualidade de vida melhor. Essa é uma área que ainda conta com poucos profissionais especializados, mas que possui demanda.

Pesquisa

Se você gosta de animais e sempre pensa no que pode ser desenvolvido de melhor para eles, a área de pesquisa é interessante. Neste campo, o profissional pode atuar em institutos de pesquisa que focam nos cuidados com os animais.

Tour pela prova do Enem

Além disso, é o pesquisador que também pode participar de laboratórios para a  criação de medicamentos, vitaminas ou suplementos para animais. 

Anestesia

Quem deseja participar de processos cirúrgicos, mas de um outro ângulo pode se especializar em anestesia. É esse profissional que vai saber a dose exata que deve ser aplicada em cada animal para cada tipo de situação. 

Além de que, ele não precisa atuar somente em cirurgias, mas também em situações em que o animal precisa ser acalmado. Geralmente em situações de resgate de animais silvestres ou para efetuar algum estudo.

Áreas promissoras na Medicina Veterinária

Enfim, como você pode ver, essas são algumas das áreas que um veterinário pode atuar. Existem outras, por isso, vale a pena pesquisar a fundo e durante a sua graduação você vai conhecer mais sobre cada área. Contudo, conforme as coisas vão avançando, novas áreas vão surgindo ou outras estão em mais ascensão.

Por isso, selecionamos abaixo outras áreas em alta que vale a pena você conhecer também. Assim, você tem ideia do que é tendência e tem grandes chances do mercado aumentar o número de contratações de médicos veterinários. Confira.

Vigilância ambiental

De acordo com uma reportagem da Forbes, existem algumas áreas promissoras para os próximos anos na medicina veterinária. Entre elas está a vigilância ambiental. Nesta área o profissional atua de forma a promover ações preventivas para proteger o mundo ambiental e evitar riscos que podem prejudicar a saúde humana.

Vigilância epidemiológica

Com os acontecimentos dos últimos anos, outra área em ascensão é a vigilância epidemiológica. Muitas doenças que surgiram nos últimos anos tiveram origem animal, por isso, contar com médicos veterinários nos órgãos de vigilância é muito importante.

Sendo assim, a contratação desse profissional pode aumentar, justamente para identificar e descobrir formas de evitar esse tipo de problema;

Monitoramento de dados

Quando se fala em dados, é comum pensar em profissionais que trabalham como programadores. Mas não se engane, veterinários já utilizam e precisam se especializar mais em análise de dados. Principalmente na pecuária, onde fazer o controle de alguns dados pode ser muito importante.

Cuidados com animais de grande porte

Outra área que já é bem forte, mas tende a aumentar ainda mais é os cuidados com animais de grande porte. Mais precisamente os bovinos, onde o foco será com melhoramento genético e nutrição.

Pitágoras: Estudo de ensino superior de qualidade

A Medicina Veterinária conta com diversas áreas que você pode seguir e se tornar um profissional de sucesso. Mas para isso, tudo começa com um ensino de qualidade e você precisa escolher uma instituição de confiança.

A Pitágoras está há anos no mercado formando profissionais qualificados e que conseguem se destacar no mercado. Isso se deve a uma estrutura completa para você desenvolver suas aulas práticas bem como, ter acesso a teoria de qualidade. Tudo isso acompanhado pelos melhores professores.

Quer saber mais? Visite o nosso site e veja a unidade mais próxima. Contamos com parcelas acessíveis para você começar a sua graduação ainda esse ano. Inscreva-se agora

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados