Áreas da Engenharia Civil: Veja os principais campos de atuação desse profissional

estudante de engenharia civil

Teste vocacional rápido

A Engenharia Civil continua sendo uma das áreas mais procuradas pelos estudantes. Afinal, esse é um serviço essencial para o desenvolvimento de  uma cidade, por isso, é necessário contar com profissionais qualificados. Dentro desse setor, existem algumas áreas que o estudante pode optar por seguir.

É importante analisar cada ponto para fazer a escolha certa, pois cada  área possui o seu diferencial. Consequentemente também possui salários diferenciados, por isso, selecionamos aqui algumas das áreas em alta no momento, confira.

Áreas da Engenharia Civil

A Engenharia Civil é voltada para estudantes que se interessam mais por cursos de Exatas. O Engenheiro Civil tem um papel importante na sociedade, pois é ele que vai contribuir com a construção de moradias, prédios, portos e rodovias. Enfim, estruturas que são importantes para o crescimento de uma cidade ou país.

Depois de formado, o profissional pode atuar em diversas áreas, porém, quanto mais se especializar melhor. Assim, ele se torna um profissional competitivo perante o mercado. Por isso, dentro dessa área existem setores que ele pode avaliar e ver em qual se encaixa melhor e acredita que pode desenvolver um bom trabalho.

Abaixo, selecionamos as principais áreas mais bem pagas que existem na Engenharia Civil. Veja como cada área funciona e entenda seus diferenciais e se você se adequa em qual setor.

Área ambiental

Uma das áreas que mais estão em alta dentro da Engenharia Civil é a área ambiental. Como a preocupação com a sustentabilidade ganhou mais força, não só na população, mas também em grandes empresas, surgiu a necessidade de voltar à construção civil com um olhar mais verde, ou seja, pensando na natureza.

O objetivo continua sendo o mesmo: fazer construções. Contudo, o diferencial está na questão de construir algo com menos impacto ambiental. Atualmente vemos muitos prédios sustentáveis, como a captação de luz solar, economia de água e até materiais sustentáveis.

Essa é uma área promissora e tem a tendência de crescer muito mais nos próximos anos. Então, vale conhecer mais sobre como essa área funciona.

Serviço Público

Outra área que esse profissional tem a oportunidade de trabalhar é para o Serviço Público. Sendo assim, você tem a oportunidade de trabalhar para a prefeitura da sua cidade ou em algum outro órgão público fiscalizador. Para isso, é necessário prestar concurso, ou em alguns casos, é possível entrar por via de contrato.

Trabalhar para o governo de certa forma ainda passa um pouco de segurança para os profissionais, já que o emprego é certo. Além disso, também tem maiores chances de ter um salário acima da média, fora os benefícios.

Construtoras

As construtoras são onde a grande maioria dos estudantes começaram como estagiários. Elas são uma ótima oportunidade de porta de entrada para o mercado, já que o Brasil conta com muitas construtoras. Aqui o profissional participa de todas as etapas da construção de um imóvel, como por exemplo: casas, edifícios, shoppings, entre outros.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

O salário dessa área pode variar bastante, principalmente para quem está começando. O profissional também conta com várias possibilidades de atuação, desde da escolha dos materiais ou desenhar o projeto do zero.

Indústrias de concreto e pré-moldados

Diferente da área de construção, na indústria de concretos e pré-moldados, o profissional trabalha no setor que foca mais na produção de estruturas. Só que essas  estruturas são feitas fora do local final onde será realizada a obra.

Além disso, para respeitar todas as regulamentações, o profissional precisa otimizar processos e evitar os desperdícios. Essa é uma área que tem se tornado bastante popular nos últimos anos e por isso, também possui uma grande demanda na necessidade de profissionais capacitados.

Áreas de atuação do Engenheiro civil

Enfim, o Engenheiro Civil tem a oportunidade de trabalhar em áreas bastante interessantes e desenvolver projetos que fazem a diferença. As áreas citadas acima são umas das mais bem pagas, contudo, a Engenharia Civil por si só é uma área que paga muito bem.

Sendo assim, onde o profissional trabalha ele tem a chance de ganhar um bom salário, fora os benefícios que cada empresa pode oferecer. A seguir, confira outras possibilidades de atuação desse profissional. (Para saber detalhadamente o que faz esse profissional, clique aqui). 

Hidráulica e Recursos Hídricos

O Engenheiro Civil também pode ser responsável pelo desenvolvimento de projetos para construção na água. Como por exemplo: barragens, canais e outros tipos de obras que também podem ser construídas no mar.

Rodovias

Outra possibilidade de atuação para o Engenheiro Civil é na participação na construção de rodovias. São elas que garantem um tráfego seguro para os motoristas e também possibilitam uma melhor movimentação financeira para a cidade. Já que a maioria dos caminhões conta com transporte de mercadorias para venda.

Pontes e viadutos

Esse profissional também é responsável pela construção de pontes e viadutos para uma cidade. A estrutura deve ser muito bem pensada e construída, para que por exemplo, não aconteça acidentes. Além disso, deve garantir um melhor fluxo para os veículos e garantir maior facilidade para os moradores da região que vão se beneficiar com essa construção.

Docência

Por fim, o profissional também tem a possibilidade de atuar como professor em instituições de ensino superior. Além de ter uma graduação, também é importante que esse profissional tenha alguma especialização. Dependendo da Instituição, ela também pode cobrar um Mestrado.

É muito comum alguns profissionais atuarem no mercado em outras áreas e também lecionar. Por isso, se você gosta da área  da educação, essa também pode ser uma oportunidade bem interessante.

Venha ser estudante na Pitágoras: você se torna um Engenheiro Civil desejado pelo mercado

Embora a Engenharia Civil tenha muitas áreas de atuação, faltam profissionais realmente capacitados para exercer a função. É por isso que, ser estudante na Pitágoras  já te torna um potencial candidato, pois possuímos um ótimo currículo escolar. Aqui você aprende tudo o que um Engenheiro Civil precisa saber e muito mais.

Tenha matérias atuais, alinhadas com a necessidade do mercado. Além disso, conte com um corpo docente de profissionais capacitados e que possuem experiência no mercado. Aqui na Pitágoras você tem acesso facilitado à graduação, com preços competitivos e que cabem no seu bolso. Comece o seu futuro agora, inscreva-se

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.