6 aplicativos de estudo para baixar no seu celular

aplicativos de estudo para baixar no seu celular

Desconto nota do Enem

Você está com dificuldade pra estudar em casa? Se a resposta for sim, fique sabendo que não está sozinho. A boa notícia é que a internet disponibiliza vários aplicativos de estudo que ajudam no bom planejamento, além de aumentar a produtividade. Felizmente, a tecnologia está aí pra salvar o dia, ajudando na revisão de conteúdos e tirando dúvidas.

É bem provável que as pessoas te aconselhem a evitar distrações –– e essa é uma dica muito válida, que inclui o seu celular. Mas ele pode ser usado como um instrumento de aprendizado também, viu? Sabe aquela história de que mexer no aparelho é sinônimo de estar à toa? Ela não é verdade! Inclusive, todos devem aproveitar essa alternativa pra facilitar a rotina.

E aí, tem interesse em saber mais? Neste post, a gente te mostra as principais opções de aplicativos de estudo pra ajudar no seu preparo para as provas. Confira!

Quais são os principais aplicativos de estudo?

Existem vários apps de estudo que podem te ajudar a estudar para o vestibular ou Enem de um jeito bem simples. Veja, a seguir, os melhores que a gente separou.

Duolingo

Aprender uma língua estrangeira é muito importante, tanto pra pessoas que vão fazer vestibular quanto pra quem já está na faculdade. Isso porque a prova para o ingresso em um curso superior exige que você comprove sua proficiência em espanhol ou inglês. Já na instituição de ensino, é preciso conhecer pelo menos uma língua estrangeira pra que se tenha destaque no mercado de trabalho. E agora?

O Duolingo é um dos apps pra estudar mais comuns pra aprender idiomas. Assim, caso você precise de ajuda pra realizar uma prova de francês, alemão, espanhol ou inglês, basta baixá-lo e praticar.

Como o aplicativo o incentiva? Por meio de fases que devem ser vencidas com um número determinado de tentativas. Se falhar, é necessário esperar pra continuar jogando. O Duolingo está disponível para Android e iOS, estimulando uma maneira mais fluida de estudar outros idiomas.

Evernote

O Evernote, disponível para iOS e Android, é um caderno virtual, que auxilia na organização e registro dos conteúdos das aulas em vários formatos. Ele vai muito além do que um bloco de notas, já que é possível anexar PDFs e slides, tirar foto ou anotação dos colegas, gravar a explicação dos professores em áudio, filmar aulas, fazer listas e por aí vai.

O app é incrível no momento de organizar todo esse conteúdo. Assim, você pode criar um caderno diferente pra cada assunto, misturando todas as mídias, além de classificar as notas com etiquetas. Outra grande vantagem é sincronizar as listas de anotações em diversos dispositivos, o que significa que dá pra trabalhar em um aparelho e depois alternar para outro. Legal, né?

Trello

O Trello é dos aplicativos pra faculdade ideal pra organizar as tarefas. Ele se inspira no sistema kanban, uma técnica japonesa pra coordenar projetos com uso de cartões. Ele está disponível no Android e iOS e pode ser usado também no computador.

Ao organizar a sua agenda e listar os seus compromissos, fica fácil encontrar um horário de estudo e definir o que vai ser visto em cada período. Você também consegue arrumar o cartão de tarefas em colunas, colocar comentários, listas, etiquetas, prazos de entregas e anexos. Para o trabalho em grupo, esse app é ótimo: dá pra delegar funções e observar o que cada colega está fazendo.

Aprovado

Disponível tanto para iOS e Android, o Aprovado é um app gratuito pra vestibulares, Enem, concursos etc. Essa plataforma permite que você gerencie as suas horas de estudo, crie cronogramas e tenha acesso a relatórios e gráficos da sua evolução.

Além disso, consegue visualizar o seu histórico no computador ou celular, programar um alarme pra ser avisado sobre alguma atividade que deve ser feita e compartilhar o histórico de estudos.

Tour pela prova do Enem

Formulando

Decorar fórmulas é o pesadelo de muitos alunos. É o seu também? Todas essas letras e números podem causar confusão, tanto Física quanto Química e Matemática. A sorte é que o Formulando, app disponível para Android e iOS, pode fazer com que tudo fique mais fácil.

O aplicativo atua como um quiz e te ajuda a memorizar como aplicar cada equação em determinada matéria. O Formulando também instiga a competitividade e a cooperação por meio da gamificação. Ele trata de questões como eletrodinâmica, cinemática, progressões e potências.

AppProva

Existem diversos aplicativos que ajudam nos estudos e um deles é o AppProva. Além de ficar atualizado e ler bastante sobre cada matéria, uma boa maneira de se preparar para o Enem é fazer muitos exercícios. Criar o hábito de testar o conhecimento pode te ajudar a identificar erros e corrigi-los, principalmente antes do dia da prova.

O AppProva, disponível tanto para Android e quanto iOS, traz vários simulados reais, usados pelos principais vestibulares do Brasil. Os testes contam com um relógio com contagem regressiva, para que você treine resoluções dos problemas no menor tempo possível.

A correção tem como base o TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo utilizado no Enem. Com isso, você tem uma noção do seu desempenho e pode comparar as notas de corte das respectivas faculdades.

Como estudar por meio desses aplicativos?

Estudar em casa por meio desses apps pode ficar bem mais fácil, né? Afinal, tudo que seja usado pra facilitar essa etapa é bem-vindo. Assim, não deixe de baixá-los e inclui-los em sua rotina, mas lembre-se que não se deve se dedicar somente por eles.

Ler a matéria, fazer exercícios e resumos, explicar a matéria para outras pessoas e usar música para estudar são opções que não podem ser deixadas de lado.

E aí, já decidiu em qual instituição de ensino você quer estudar? Aqui na Pitágoras, você recebe um apoio personalizado em cada fase de sua formação. O nosso sistema de ensino te prepara para o mercado de trabalho de um modo interativo e dinâmico, aprendendo na prática com casos reais da sua profissão.

Ao escolher um de nossos cursos, você encontra as modalidades de ensino 100% online, semipresencial e presencial, que são elaboradas pra atender as suas necessidades. Elas são ideais pra quem deseja ter uma graduação de qualidade e completa.

Pra estudar na Pitágoras, ainda tem formas de ingresso facilitadas, que incluem o vestibular online e o uso da nota do Enem.

Vem com a gente!

Agora que você já conhece os principais aplicativos de estudo, lembre-se de baixá-los em seu smartphone pra conquistar todas as vantagens que vimos. Além disso, crie uma rotina de estudos produtiva, utilizando outros métodos pra mandar bem nas provas, combinado?

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como conseguir estudar com bolsa na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados