Analista de marketing: descubra o que faz esse profissional

analista de marketing

Toda empresa ou marca que não sabe o que é marketing digital está automaticamente fora do mercado atual, seja qual for o seu tamanho ou nicho. Por isso, a figura do analista é tão presente no quadro atual de colaboradores de negócios dos mais variados segmentos.

Você sabe o que faz um analista de Marketing? Esse é o profissional responsável por cuidar do relacionamento de uma organização com o seu público em todas as etapas dessa jornada. Então, se gosta da área e tem interesse em fazer o curso de Marketing Digital, vale a pena continuar a leitura. Vamos lá!

O que faz um analista de marketing?

Essa área nunca para de crescer e de se atualizar, por isso o futuro do mercado de Marketing é bem promissor. Uma consequência disso é que o cargo de analista é bem dinâmico nas suas atribuições. No geral, você vai estudar, desenvolver e aplicar as estratégias ideais pra que uma empresa conquiste um relacionamento promissor com os clientes.

Nesse sentido, as tarefas de um analista de Marketing incluem diversas ferramentas e soluções na criação e mensuração de campanhas. O objetivo maior é ganhar relevância e melhorar as taxas de conversões, sobretudo na web, que é onde o público se concentra com mais força a cada dia — já pensou que 74% dos brasileiros são usuários da internet e 90% desse número a acessa todo dia?

O analista hoje ganha em torno de R$ 3.645,70*, com um teto salarial de R$ 8.408,16*. Com a supervisão de um gerente de Marketing, ele pode ser especializado em apenas uma estratégia, como mídias sociais ou branding. Mas em empresas com equipes mais enxutas, o profissional pode desempenhar funções em outras áreas. Ele costuma ser a pessoa responsável pelas atividades que a gente vai explicar a seguir. Fica de olho!

Define personas

Um dos papéis centrais do analista de Marketing é a definição da persona da marca ou de uma campanha específica. A ideia é estudar o público-alvo da empresa e traçar o perfil desse cliente ideal. Por meio de dados coletados em outras estratégias, você consegue construir essa identidade semifictícia pra usá-la pra direcionar as ações do negócio.

Você se torna, então, um profundo conhecedor do consumidor da empresa. Vai acompanhar continuamente o comportamento dos clientes e do público em geral pra evitar achismos e trabalhar sempre com uma persona fiel à proposta das estratégias. Essa é uma das melhores formas de alcançar mais conversões e, o melhor, conseguir uma conexão sólida ao promover a fidelização.

Estuda o mercado e a concorrência

Você já deve ter notado que o analista de Marketing estuda bastante o público, mas não é só isso. Esse profissional deve ficar de olho no mercado e até mesmo na concorrência — fazendo o que a gente chama de benchmarking.

A ideia não é copiar, mas observar o comportamento de outras empresas, marcas e até mesmo clientes pra acertar cada vez mais nas ações que trazem resultados positivos às estratégias lançadas. Ao acompanhar as movimentações da concorrência e do mercado, você também consegue ter insights valiosos sobre como se destacar de forma inovadora, criativa e competitiva.

Elabora estratégias certeiras

Com dados sólidos coletados por tanta análise e estudo, dá pra elaborar estratégias mais certeiras, com campanhas que realmente convertem. Pra isso, você vai pensar em formas de atrair a atenção pra marca, captar e nutrir leads — potenciais consumidores que demonstram interesse no seu produto ou serviço.

Além de ter a persona em mente e no foco principal, é necessário utilizar as melhores práticas em mídias digitais, estratégias de otimização pra mecanismos de busca (SEO), links patrocinados, inbound marketing, Analytics, e-mail marketing e até mesmo copywriting e storytelling, por exemplo. A ideia é lançar mão do que estiver ao alcance pra conquistar mais pessoas.

Acompanha e mensura os resultados das ações

Outra coisa que você deve ter percebido é que o analista de Marketing não faz nada baseado só na intuição. Por isso, é que ele acompanha tudo de perto em relação às campanhas e, por meio de métricas, mensura o que tem dado certo ou não. Os resultados das ações se transformam em relatórios robustos que servem de norte aos próximos passos.

Pra que isso seja possível, é preciso usar ferramentas de automação, como o Google Analytics. Mas existem várias soluções que auxiliam nessa mensuração contínua das atividades de Marketing. Cada empresa ou equipe trabalha com métricas e softwares diferentes — o que você não vai ver por aí é um negócio promissor sem essa prática!

Quais são as características desse profissional?

Entre as diferentes áreas do Marketing, uma coisa é certa: todas passam pelo digital e dependem da tecnologia. Por isso, você vai precisar de algumas habilidades, entre comportamentais (soft skills) e técnicas (hard skills), se quiser conquistar uma boa posição no mercado.

A vantagem é que todas elas podem ser conquistadas e aprimoradas durante o curso de Marketing Digital da Pitágoras. Aqui, a gente quer mais é que você cresça e se torne aquele profissional disputado pelas empresas, cheio dos diferenciais no currículo online ou físico. Ainda te damos a chance de ingressar mais rápido no mercado com ajuda do Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo aos alunos.

Ficou interessado na oportunidade? Veja as características necessárias pra conquistar as melhores vagas no Marketing!

Desenvoltura na comunicação

A boa comunicação é essencial, tanto oral quanto escrita. Além disso, é natural que as empresas busquem profissionais que dominam mais de uma língua, principalmente inglês e espanhol.

Criatividade

Sem ela, é bem difícil criar campanhas inovadoras e se sobressair em meio à competitividade acirrada, concorda? Por isso, o analista de Marketing é aquela pessoa que tem bom potencial criativo, mesmo que na pressão do dia a dia.

Conhecimento de mídias sociais e ferramentas de Marketing

A gente falou bastante das ferramentas e estratégias utilizadas pelo analista de Marketing. Então, é preciso ter conhecimento sobre todos esses recursos — funcionamento das redes sociais, softwares de análise de dados, noções de SEO, entre outros.

Facilidade de compreensão de métricas e dados estatísticos

Uma das atribuições do analista de Marketing é a mensuração de dados, então, facilidade em lidar com métricas, estatísticas e demais materiais não pode faltar. Assim, pelo olhar crítico, dá pra ter bons insights e antecipar tendências no Marketing Digital e tradicional.

Dinamismo

A quantidade de informação com que lidamos hoje é imensa, já reparou? Agora, imagine a rotina de trabalho de um analista de Marketing, que precisa acompanhar, criar e executar estratégias nos diversos canais de uma empresa. Pra dar conta do recado, a função requer dinamismo e uma boa dose de flexibilidade e resiliência.

Vontade e disposição pra estudar sempre

Não existe a menor chance de um analista de Marketing conquistar uma boa colocação no mercado se ele parar de se atualizar. As tendências mudam toda hora e é necessário estar por dentro delas. Por isso, esse profissional está sempre disposto a pesquisar e aprender algo novo, seja para suas campanhas, seja para seu crescimento profissional.

Se você gostou da área de atuação do analista de Marketing, saiba que a formação superior conta bastante na hora da contratação. Aqui na Pitágoras, nosso curso de Marketing Digital te dá todo o conhecimento e infraestrutura necessários pra uma carreira de sucesso. Você encontra formas de ingresso facilitadas e o ensino EAD pra flexibilidade dos estudos, no semipresencial e 100% online.

Então, que tal investir nessa ideia? Faça sua inscrição hoje mesmo e comece a estudar Marketing Digital na Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content