O que se faz em Comércio Exterior? Confira as principais funções desse profissional! 

analistas de comércio exterior

Desconto nota do Enem

A princípio, apesar de autoexplicativo, o curso de Comércio Exterior te prepara para inúmeros processos para essa carreira. Assim, ao ingressar no bacharelado dessa graduação na Faculdade Pitágoras, você conhece diversas temáticas, como, por exemplo, importação, exportação, logística internacional, legislação, operações cambiais e muito mais. 

Então, neste post traremos a visibilidade sobre o que se faz em Comércio Exterior, assim como as funções deste profissional. E, se você se interessa por essa área, fique conosco na leitura e compreenda mais a fundo as atribuições deste profissional. 

Vamos lá?

Saiba o que faz um profissional de Comércio Exterior em diferentes cargos e setores! 

Antes de mais, deve-se dizer que as atividades realizadas por este profissional englobam inúmeras áreas de conhecimento e atuação. Neste sentido, a sua ação profissional deve ser ética, estratégica e é claro, embasada.

Dessa forma, as suas responsabilidades, ao depender da empresa, prestação de serviço ou cadeira, envolvem, de modo geral, as seguintes atividades:

  • Atuação e conhecimentos em legislação aduaneira;
  • Gestão de logísticas de importação e exportação;
  • Conhecimento e mediação de transações cambiais;
  • Definição de planos de ação;
  • Fiscalização e controle do fluxo de produtos, seja no embarque ou desembarque;
  • Análise e acompanhamento dos indicadores de qualidade que envolvem planos de ação;
  • Criação e gerenciamento de projetos de logística internacional.

No mais, apesar de a lista de atribuições ser extensa, este profissional pode trabalhar especificamente em alguma destas áreas. Para isso, deve-se, a priori, estudar tal setor e naturalmente, atingir a sua senioridade por meio de experiência.

Tour pela prova do Enem

Também, veja algumas especificidades sobre duas áreas em alta no Comex. Fique conosco nos tópicos a seguir!

O que faz um especialista em Negociações Internacionais?

As funções de um especialista em Negociações Internacionais pode seguir diversas vertentes e formas de atuar. Sobre as vertentes, este profissional pode visar tanto nos clientes, quanto nos fornecedores, e em simultâneo, acordar tratados que beneficiem ambos. 

E, sobre o formato de atuação, este pode ser um profissional contratado por uma empresa ou funcionalismo público, mas também um consultor autônomo. Mas, independente do formato, a finalidade deste especialista é encontrar espaços que conciliam, visando bons negócios.

O que faz um especialista em Gestão de Distribuição Logística?

Ao tratar de gestão, entende-se que este deve ser um profissional capacitado a elaborar, identificar, gerir e supervisionar um projeto. Ainda, quando este projeto trata-se de distribuição logística em um contexto nacional ou internacional, o mesmo deve possuir habilidades de identificação de riscos e criação de planos de ação.

Por si só, arquitetar aspectos logísticos é um processo complexo, ainda, quando envolve contratos e negociações, a atenção é redobrada. Dessa maneira, este profissional deve estar a par de aspectos culturais, de câmbio, legislativos e numéricos. 

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Comércio Exterior!

Se você já está pronto para dar esse passo rumo à realização do seu sonho, não perca mais tempo. A Faculdade Pitágoras oferece o curso de Comércio Exterior e conta com um excelente corpo docente, com profissionais atuantes no mercado.

Também, entrando em contato com a universidade, você confere todas as possibilidades de ingresso, assim como detalhes sobre o curso que você deseja adentrar.

Por fim, conte com a experiência de quem convive hoje com os desafios que você vai encontrar no futuro. Prepare-se em laboratórios e em clínicas que aproximam o aluno da realidade do mercado. Venha fazer Comércio Exterior na Pitágoras. Participe do processo seletivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados