6 responsabilidades de um analista de Comércio Exterior

analistas de comércio exterior

O analista de Comércio Exterior é um profissional com uma ampla gama de atuação no mercado de trabalho. Graças à globalização, essa área vem se expandindo bastante nas últimas décadas, sendo uma das profissões mais bem-pagas.

O mercado no Brasil é promissor, já que a legislação é complexa, tornando esse profissional imprescindível para as empresas que realizam transações internacionais. A média salarial é de R$ 3.070,00, com possibilidades de viajar, conhecer diferentes culturas e transitar por diversas áreas de trabalho.

No dia a dia, as atividades de um analista de Comércio Exterior podem variar um pouco de acordo com a área de atuação e o local de trabalho. Mas listamos aqui as principais responsabilidades dessa função.

Se você está pensando em fazer um curso de Comércio Exterior, que tal entender cada uma dessas responsabilidades mais a fundo? Acompanhe!

1. Transações comerciais internacionais

Como o trabalho tem a ver com o processo de importação e exportação de produtos e serviços, sua competência primordial envolve as transações comerciais internacionais e todos os procedimentos implicados a sua realização.

Por exemplo, se uma empresa brasileira produz sorvetes exóticos e, para isso, utiliza frutas africanas em sua produção, ela precisará importar essa matéria prima, certo? Todas as etapas necessárias até a chegada do fruto são de responsabilidade do analista de Comércio Exterior:

  • trâmites de pagamento;
  • conversão das moedas;
  • logística;
  • controle de fluxo de embarque e desembarque de produtos;
  • regularização de documentos;
  • garantia de respeito à legislação etc.

Por isso, o currículo do curso de Comércio Exterior é muito amplo. Apesar de concentrar muitas disciplinas da área de Exatas, como Matemática financeira, Economia, Contabilidade e Estatística, abrange também matérias mais específicas como:

  • Legislação Aduaneira;
  • Práticas Cambiais;
  • Direito Internacional;
  • Logística etc.

Além disso, as melhores faculdades ainda oferecem disciplinas que proporcionam diferenciais ao profissional. Na Pitágoras, os estudantes aprendem noções de Administração, Sociologia e Ética.

2. Gestão de documentação fiscal

Outra função muito presente no dia a dia do profissional de Comércio Exterior é a gestão documental. Afinal, trata-se de uma questão altamente burocrática que envolve bastante papelada, especialmente para quem atua na área de Despacho Aduaneiro — responsável pela liberação das cargas junto da Receita Federal.

Quem escolher esse caminho profissional precisa entender bastante de Despacho e Legislação Aduaneira e Gestão Aduaneira em Exportação. Afinal, será responsável por cuidar de todos os documentos fiscais necessários perante a Receita.

Na prática, o analista de Comércio Exterior pode atuar em diversas áreas:

  • empresas importadoras;
  • de transporte e logística;
  • agências governamentais;
  • indústrias que exportam e até como consultores.

Aqui na Pitágoras, preparamos os alunos para todas essas áreas de atuação. Para isso, contamos com um quadro de professores altamente qualificados, com experiência de mercado, e um conteúdo programático atualizado nas principais tendências do setor.

3. Estratégias de expansão internacional

Diferentemente do curso de Relações Internacionais, a graduação em Comércio Exterior é focada no mundo dos negócios, sendo voltada para Economia, Marketing e Contabilidade, além da própria estrutura do mercado brasileiro.

Atuando em empresas com foco em exportação ou mesmo como consultores, o analista de Comércio Exterior também elabora estratégias para se inserir ou expandir os negócios no mercado internacional. Isso inclui:

  • realizar uma boa pesquisa de mercado;
  • identificar oportunidades;
  • conhecer muito bem as questões culturais locais para adequar, desenvolver e promover os produtos nacionais, conquistando novos espaços no exterior.

É para atuar em conjunto com a empresa em estratégias de mercado, definindo planos de ação, que o curso de Comércio Exterior aborda disciplinas como Marketing Internacional e Diversidade Étnico-cultural.

4. Orientação para atração de clientes do exterior

Ainda no âmbito do Marketing, o profissional da área também é responsável por promover orientação no sentido de atrair e captar novos clientes no exterior. Essa função exige análise de tendências de mercado interno e externo em busca de nichos promissores, buscando identificar necessidades de consumidores em localidades específicas.

Nesse sentido, é essencial conhecer a cultura e os costumes locais para identificar oportunidades de compra e venda. Esse papel envolve também mediar negociações e executar operações legais, colocando em prática disciplinas como Gestão de Relações Humanas e Direito Internacional Público e Privado.

O Tecnólogo em Comércio Exterior prepara você para lidar com todas essas atividades, proporcionando conhecimento para assessorar empresas na prospecção de clientes e atuar como intermediário no fechamento de contratos.

5. Assessorar investidores diante das oportunidades

As melhores faculdades de Comércio Exterior formam não só especialistas em vendas, mas profissionais que dominam conceitos de logística, transportes, direito, negociação e outras áreas, desenvolvendo uma capacidade analítica sobre os mais diversos cenários.

Assim, cabe ao analista de Comércio Exterior prestar assessoria em relação a investimentos em oportunidades. A partir da análise de contratos financeiros, transações cambiais e cotações, ele deve identificar e negociar possibilidades mais rentáveis para a empresa.

É um trabalho comum para quem atua na área de compras internacionais, por exemplo, fazer o meio de campo com as empresas estrangeiras. Nesse cenário, aplicam-se os conceitos de Economia Internacional aprendidos na faculdade e executam-se ações de negociação, operações legais e cotação.

6. Elaboração de relatórios econômicos

Com o objetivo de gerar lucros para a organização em que trabalha, outra responsabilidade do profissional é elaborar relatórios econômicos referentes às transações comerciais internacionais.

As funções do analista de Comércio Exterior englobam lidar com fluxos de pagamentos, recebimentos e empréstimos. Elas estão diretamente ligadas a questões administrativas, financeiras, aduaneiras e logísticas da empresa. Por isso, o profissional deve trabalhar reunindo dados que suportem o processo decisório dos gestores.

Em resumo, o Comércio Exterior envolve tudo que se relaciona ao processo de importação e exportação de produtos e à prestação de serviços entre países. Assim, o profissional da área acompanha, controla e executa atividades de transações comerciais, regimes alfandegários e cambiais, assim como muitas tarefas de rotina administrativa em empresas privadas ou órgãos públicos.

O dia a dia nas áreas de Compras, Agenciamento, Marketing e Operações envolve maior contato com outros países, diretamente com empresas ou com o mercado e a moeda do país. Já as áreas de Gestão e Consultoria presumem mais trabalho interno, como gestão de equipes, planejamento, treinamentos e análises de resultados. 

De toda forma, a fluência em outros idiomas é essencial. Por isso, na hora de montar um currículo, é importante chamar atenção para isso. Algumas áreas demandam mais profissionais, como Legislação Aduaneira, prática cambial, Logística, importação e Marketing, e você pode monitorar as oportunidades para analista de Comércio Exterior acessando o Canal Conecta, se escolher a Pitágoras para estudar.

Agora que você já conhece mais sobre as funções desse profissional, que tal esclarecer de vez se deve fazer Comércio Exterior ou Logística?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.