Quantos anos dura o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Veja aqui!

computador e mão digitando

Desconto nota do Enem

Você pensa em se tornar um analista e desenvolvedor de Sistemas? Já se perguntou quantos anos dura esse curso? Afinal, essa é uma informação importante, pois a duração é um fator determinante para muita gente na hora de escolher a faculdade que deseja cursar. 

Pensando em te ajudar com isso, nós trouxemos no artigo a seguir qual é a duração média do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a carga horária por semestre e ainda explicamos como funciona a definição de tempo. Confira!

A duração do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é de 2 anos e meio em média

“Afinal, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas dura quantos anos?”, você já teve essa dúvida? 

Pois bem, essa faculdade, que é de nível tecnólogo, tem uma duração média de dois anos e meio. Ou seja, cinco semestres. Já as disciplinas são divididas para que contabilizem um total de 2.200 horas ao final da graduação. 

Veja a carga horária do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas por semestre na Pitágoras!

  • 1º semestre: 395 horas
  • 2º semestre: 395 horas
  • 3º semestre: 475 horas
  • 4º semestre: 465 horas
  • 5º semestre: 395 horas

Confira como é definida a duração de um curso superior 

Um dos fatores utilizados para definir a duração de uma faculdade é a carga horária, que é definida pelo MEC e varia de acordo com cada curso. O sistema de créditos que são, basicamente, o tempo que a instituição exige que o estudante cumpra em sala de aula para que consiga ser aprovado em cada disciplina, também é aplicado. 

Esses créditos também podem ser usados para encurtar um curso, viu? Como é o caso dos estudantes de segunda graduação, que podem solicitar a dispensa de uma disciplina, caso já tenham cumprido os pré-requisitos anteriormente. 

Tour pela prova do Enem

Mas nem tudo são flores e existem as temidas DPs. Isso é, quando um aluno não é aprovado em uma cadeira e precisa repeti-la no próximo semestre, fazendo com que o tempo de duração seja maior do que o esperado. 

Por último, sempre é possível escolher um curso com duração menor, como os tecnólogos, que são concluídos em menos semestres que um bacharelado, uma vez que focam em conhecimentos mais técnicos e voltados ao dia a dia no mercado de trabalho.  

Quer fazer uma Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? A Pitágoras pode te ajudar!

E aí, após descobrir quantos anos dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você ficou ainda mais animado para começar essa graduação? Então aproveite as vantagens que a Pitágoras oferece para que você consiga se formar.

A primeira é a oportunidade de estudar em vários estados brasileiros, uma vez que a instituição possui unidades por todo o país. Todas elas entregam uma infraestrutura completa e professores altamente qualificados. 

Fora isso, a Pitágoras oferece suporte para que seus alunos ingressem no mercado de trabalho, flexibilidade de horários, com os cursos à distância e várias bolsas de estudos e outros descontos para que você possa se formar sem dívidas. 

E aí, está esperando o quê para correr atrás do seu sonho? Faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados