Administração do futuro: veja como se preparar para o mercado

administração do futuro

Desconto nota do Enem

 Hoje em dia, ser empresário é sinônimo de ter criatividade e capacidade de planejamento estratégico. Afinal, a automatização de tarefas e processos administrativos surge como uma ameaça do papel do profissional ultrapassado e das empresas com fluxos de trabalho obsoletos.

Isso quer dizer que, para se destacar no mercado da Administração do futuro, você precisa ficar de olho nas tendências trazidas com a revolução tecnológica e, é claro, se adaptar. Oportunidades não faltam, mas cada vez mais elas serão direcionadas para perfis alinhados com as transformações.

Quer entender melhor esse cenário e conferir dicas para impulsionar sua carreira em Administração? Então, continue a leitura!

As mudanças da Administração ao longo dos anos

As mudanças da Administração ao longo dos anos são um espelho de como a sociedade e o mundo do trabalho evoluem. Embora, a função de administrar seja inerente ao ser humano desde o início das civilizações, ela ficou mais evidente com a 1ª Revolução Industrial.

Afinal, é nesse momento em que as empresas passaram a atuar com mais competitividade e, com isso, os administradores eram encarregados de organizar processos, deixando de lado a improvisação. Desde já, um dos principais papéis desse profissional era o de promover a produtividade e o crescimento estratégico.

O negócio foi ficando tão sério que, no início do século 20, o engenheiro Frederick Taylor — um dos maiores nomes da Administração — consolidou essa área como uma ciência. Seu livro Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, se tornou um best-seller praticamente obrigatório para os aspirantes à carreira em Administração.

Segundo o especialista, as funções do administrador são:

  • planejar — estabelecer objetivos para empresa e traçar planos de ação para alcançá-los;
  • comandar — gerir equipes de modo que todos os seus membros contribuam para o alcance dos objetivos;
  • organizar — coordenar os recursos da empresa (humanos, financeiros, materiais etc.), de forma que todos cumpram com o planejamento estabelecido;
  • controlar — estabelecer padrões de desempenho e acompanhar a execução das atividades administrativas;
  • coordenar — sistematizar planos de ação, esforços, pessoas e recursos de modo que todos atinjam os objetivos da empresa.

O papel do administrador hoje

Com as novas demandas empresariais, podemos dizer que as funções do administrador descritas por Taylor ganham novas nuances. Hoje em dia, a carreira em Administração também tem a ver com:

  • saber como integrar pessoas e tecnologias para extrair o máximo de produtividade;
  • estar de olho na implementação de processos novos, como a compliance e a gestão de dados;
  • valorizar mais as equipes, já que, hoje em dia, a retenção de talentos depende de muito mais do que bons salários, mas ainda de qualidade de vida no ambiente profissional;
  • fazer o planejamento administrativo levando em conta a construção de identidade da marca, fundamental para a competitividade;
  • ter atenção às tecnologias do futuro e adotar uma postura receptiva às inovações, enxergando nelas a possibilidade de crescimento do negócio.

A Administração e a revolução tecnológica

Basta olhar à nossa volta para ver que a revolução tecnológica já está mais do que consolidada. Usamos o smartphone para tudo, temos acesso a inúmeros serviços pela internet, conseguimos fazer diversas tarefas usando aparelhos eletrônicos, e por aí vai. É claro que, no universo empresarial, não é diferente.

Nesse contexto, os profissionais da Administração do futuro precisam estar a par das maiores tendências tecnológicas. Mais do que isso: precisam estar aptos a interagirem com essas inovações, de forma a agregar valor ao trabalho administrativo. Caso contrário, perderão espaço no mercado de trabalho por pessoas mais capacitadas.

Olha só algumas das maiores tendências da Administração digital e tecnológica!

Automatização de processos

Antes, a maioria das tarefas exigia a intervenção manual do administrador. Agora, isso é coisa do passado! Muitas atividades da rotina administrativa já são automatizadas: pagamento de boletos, gerenciamento inteligente de gastos, atendimento automático de clientes por meio de mensagens programadas, disparo de e-mails etc.

Tour pela prova do Enem

Mas não pense você que essa é uma má notícia! Muito pelo contrário: a automatização de processos e a Administração digital permitem a redução de custos, a otimização do tempo e a valorização do profissional. Afinal, livre de tarefas mecanizadas, o administrador pode se dedicar mais ao chamado core business, ou seja, à parte estratégica do negócio.

Integração de dados

Seja com o uso do armazenamento em nuvem, seja por meio de softwares de gestão, a tendência é que cada vez mais as informações da empresa sejam descentralizadas. Com a troca rápida de dados entre setores, até o atendimento aos consumidores e fornecedores ganha em praticidade e precisão.

Por exemplo, o pagamento de uma fatura atrasada que estava bloqueando o crédito de um cliente cai praticamente em tempo real no sistema. Assim, o setor de contas a receber capta a informação imediatamente, impedindo e-mails ou ligações de cobrança que poderiam gerar desconforto ao consumidor.

Além disso, o crédito é liberado automaticamente, o que permite novas compras que, por sua vez, são processadas e enviadas instantaneamente para o setor de produto, e assim por diante. Essa dinamicidade é a base do chamado omnichannel, que tem como principal resultado a melhor experiência para clientes e, com isso, o aumento da lucratividade empresarial.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) também está totalmente ligada ao futuro da Administração. As ferramentas inteligentes e capazes de tomar decisões com base na análise de dados são cada vez mais utilizadas para otimizar processos empresariais e industriais.

Além disso, elas permitem que o administrador crie balanços analíticos mais robustos, consiga mapear oportunidades e riscos com mais precisão e gere levantamentos estratégicos capazes de proporcionar avanços reais na empresa.

Qualificação profissional: a peça-chave para o sucesso

Deu para ver que o futuro da Administração já começou, não é? Para se destacar em um meio repleto de transformações, o profissional precisa de uma peça-chave: a qualificação. Por isso, o primeiro passo é fazer o curso de Administração aqui da Pitágoras.

Com uma graduação sólida e voltada para o mercado de trabalho, você já sairá da faculdade com os conhecimentos necessários para lidar com as inovações, além, é claro, dos processos mais tradicionais do universo empresarial. É o pacote completo!

Além disso, a faculdade ajuda a desenvolver competências importantes para um perfil profissional de sucesso. Na Pitágoras, a gente valoriza muito a formação integral de nossos alunos. Por isso, além das matérias-base da Administração, temos um eixo curricular que prepara o estudante para o futuro profissional, como:

  • raciocínio lógico;
  • gestão de conflitos;
  • planejamento estratégico;
  • inteligência de marketing;
  • desenvolvimento de pessoas;
  • análise de investimentos e muito mais!

Tudo isso com um sistema de ensino dinâmico e interativo, docentes pós-graduados e apoio personalizado em toda a sua trajetória de estudos. Além disso, você pode contar com o canal Conecta, um portal exclusivo de oportunidades de estágio e emprego.

Enfim, para se destacar no mercado da Administração do futuro, você precisa estar de olho nas inovações e buscar aperfeiçoamento contínuo, já que essa é uma área em constante transformação. A começar pela graduação, que dá todo o sustento teórico e técnico que você precisa para ter diferenciais competitivos.

Por isso, entre em contato com a gente e veja quais são as possibilidades e facilidades para começar a sua faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados