Administração de empresas: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

profissionais de administração de empresas

Se você chegou até aqui, deve ter interesse no curso de Administração de empresas, né? A graduação continua sendo uma das mais populares do país, justamente por oferecer oportunidades de atuação diversas e ter uma demanda constante por profissionais.

A gente preparou um guia pra você entender sobre o que é, como trabalhar com Administração de empresas, as principais áreas e muito mais. Siga a leitura!

O que é a Administração de empresas?

A Administração de empresas é uma área da ciência que trabalha desde a gestão dos recursos humanos às finanças de um negócio. A ideia é que possa ser extraído o máximo de valor de todas as áreas pra que uma organização seja gerenciada com qualidade.

Existem 4 principais pilares da Administração: planejamento, organização, direção e controle. Quem ingressa nessa área adquire um conjunto de conhecimentos a respeito das empresas e do processo envolvido no seu gerenciamento. Quer mais? Ainda desenvolve senso crítico, capacidade de foco e tomada de decisão –– tudo que o mercado de trabalho espera de um bom profissional!

O que faz um profissional de Administração de empresas?

Um administrador tem muitas funções no seu dia a dia. Existem diferentes áreas nas quais ele pode se especializar, por isso, cabe a ele realizar a estruturação de processos gerenciais, controlar recursos (tempo, materiais, dinheiro). Com essa formação, você ainda pode trabalhar com a organização de tarefas para os colaboradores, caso tenha um papel de liderança –– tudo voltado para os objetivos de determinado negócio.

Com o curso de Administração da Pitágoras, você aprende também a trabalhar no planejamento e execução de estratégias. Se um negócio quer expandir, abrindo outras unidades, vai ser sua responsabilidade planejar o funcionamento do processo e determinar as ações a serem executadas pra alcançar o objetivo.

Além disso, vai ser capacitado pra desenvolver soluções pra problemas e desafios que possam surgir no negócio. Isso significa monitorar e cobrar resultados de colaboradores que estejam sobre a sua liderança. Mas sempre pensando na parceria da equipe, combinado?

Quais são as áreas de atuação do administrador?

Com um salário médio de R$ 4.156,37*, o administrador pode atuar em várias áreas de uma empresa, sabia? O mais legal é que essa variedade permite seguir por caminhos diferentes da carreira, aumentando as possibilidades de emprego. Se liga nesta lista de especialidades em Administração!

Gestão financeira

A gestão financeira é uma das áreas tradicionais da Administração. Basicamente, quem é especialista em finanças conhece mais sobre como gerenciar a receita de uma empresa. Ou seja, é aquela pessoa que mexe com todo o dinheiro, o que entra e sai, dos lucros aos gastos.

Claro que a área vai além disso. Análise, aplicação estratégica, acompanhamento de variáveis econômicas e financeiras: tudo isso faz parte do trabalho do gestor financeiro. Cabe a ele conhecer sobre a saúde financeira do negócio pra dar suporte à tomada de decisão de outros setores.

Administração de Recursos Humanos

O RH é uma parte estratégica de qualquer empresa e uma das áreas da Administração. O setor é responsável por selecionar, recolocar e dispensar colaboradores, além de fazer a integração e treinamento deles.

O profissional que deseja atuar no RH precisa estar preparado pra lidar com o desenvolvimento de competências e habilidades de outros profissionais. Também vale contribuir pra harmonia da equipe e transmitir a cultura empresarial nas suas ações. Não podemos esquecer aquelas funções operacionais, como salários, benefícios e plano de carreira, que precisam ser bem planejadas.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico contempla atividades que buscam determinar estratégias de negócio e maneiras de alcançar os resultados desejados. Pra isso, você precisa ter uma característica forte de análise e saber como projetar o futuro.

A visão de longo prazo e o conhecimento aprofundado sobre o negócio fazem um bom profissional de planejamento se destacar. Afinal, você precisa reconhecer a situação atual pra poder projetar um futuro de sucesso.

Consultoria

Pra atuar na consultoria, é interessante já ter uma certa experiência. Afinal, o trabalho consiste basicamente em apontar como usar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa pra melhorar os resultados e os serviços.

As funções do consultor também incluem a tomada de decisão e o fornecimento de noções e conhecimentos de mercado. Vale lembrar que você pode atuar tanto como um funcionário interno quanto externo, contratado pra um projeto especial.

Logística

A Logística é o setor responsável pelo alinhamento entre a produção, estoque e transporte de produtos. Por lá, você vai comandar todo o processo, seja da matéria-prima que precisa vir para a empresa, seja da mercadoria final que chega ao cliente.

Cabe ao profissional especializado em Logística garantir que todos os processos aconteçam com qualidade e segurança. Pra isso, você deve se preparar pra atuar cada vez mais junto de tecnologias de ponta que estão mudando o mercado.

Vendas

O setor comercial é um dos mais importantes dentro de uma empresa. É por meio das vendas que um negócio se mantém vivo, já que grande parte do dinheiro vem justamente delas.

Do conhecimento detalhado sobre quem é o cliente-chave pra empresa às técnicas utilizadas pelos vendedores pra abordar o consumidor, o trabalho de vendas está muito ligado a outra área que vamos falar a seguir: o marketing.

Marketing

O marketing é o setor responsável por realizar pesquisas de mercado, mas também propor melhorias nos processos e nos próprios produtos oferecidos pela empresa.

De maneira geral, o profissional das áreas do Marketing trabalha muito a questão de estratégias de negócio. É o responsável por determinar as ações de divulgação e promoção de produtos ou serviços, além do suporte a eventos com objetivo de propagar a marca no mercado.

O que é preciso pra se tornar administrador?

O primeiro passo pra se tornar um administrador é buscar tudo sobre Administração de empresas –– e nada melhor que um curso superior pra isso, né? A graduação aqui na Pitágoras tem duração de 4 anos e te prepara pra atuar em qualquer uma dessas áreas que a gente citou.

Aqui com a gente, você vai conquistar as técnicas necessárias pra trabalhar com empresas de todos os tamanhos e desempenhar funções essenciais para o sucesso dos negócios. O curso da Pitágoras une conhecimento tanto teórico quanto prático.

Entre as principais matérias de Administração estão:

  • contabilidade;
  • estatística;
  • marketing;
  • gestão de projetos;
  • operações;
  • direito empresarial;
  • controle de qualidade.

Isso sem falar que a Pitágoras oferece interação com os professores, dinamismo das disciplinas e também a motivação pra impulsionar a carreira. Com uma infraestrutura completa em qualquer uma das modalidades de ensino (presencial e EAD) e um conteúdo atualizado, você vai estar bem próximo de ser o profissional do momento!

Como impulsionar a carreira em Administração?

Uma das tendências da Administração do futuro é o seu crescimento e também a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados, preparados pra um mercado competitivo. Pra impulsionar a sua carreira, é necessário, por exemplo:

  • contar com uma boa instituição de ensino: busque por faculdades que já têm tradição de mercado;
  • investir em especialização: pra atuar numa área específica, é preciso se especializar pra oferecer o melhor e se destacar em meio aos outros profissionais;
  • buscar qualificação prática: é muito importante ter experiências pra aprender como funciona o dia a dia da profissão e conseguir boas oportunidades;
  • se candidatar às vagas com seu perfil: já existem vários sites que concentram boas oportunidades, além das redes sociais. Aqui na Pitágoras, nossos alunos têm exclusividade de acesso ao Canal Conecta, que reúne vagas em diferentes segmentos.

A especialização em Administração de empresas é muito importante para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho. Como vimos, o administrador tem diversas oportunidades de atuação, o que torna a profissão ainda mais interessante.

E se o seu sonho é cursar Administração, se inscreva no vestibular da Pitágoras agora mesmo!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content