7 mitos e verdades sobre o universo do EAD!

estudante ead

Quase toda novidade causa algumas incertezas, né? Ainda que não seja mais tão recente, o surgimento da educação superior a distância gerou várias dúvidas em quem ainda não conhecia esse modelo. Por isso, decidimos reunir aqui vários mitos e verdades sobre o EAD que você precisa conhecer.

Entender como essa oportunidade funciona é muito importante pra qualquer estudante tomar decisões daqui pra frente. Afinal, o crescimento da modalidade EAD é real e as tecnologias educacionais são cada vez mais utilizadas. Inclusive, a gente oferta várias opções de curso a distância aqui na Pitágoras.

Quer saber o que é verdade e o que não é sobre esse assunto? Continue acompanhando o texto com a gente!

EAD não é reconhecido no mercado de trabalho

Mito. Esse é um boato que já está até ultrapassado, mas que ainda causa certa dúvida pra algumas pessoas e precisa ser desvendado.

Os cursos a distância cresceram muito nos últimos tempos, assim com o seu reconhecimento pelo mercado. Isso se deve ao fato de que os tipos de EAD requerem uma postura diferenciada do estudante –– o que envolve o desenvolvimento de habilidades como organização, disciplina, proatividade, autonomia, comprometimento, entre outras.

Em consequência disso, o contexto favorece a construção de um perfil profissional bem procurado pelas empresas. Quem se forma no EAD tende a ser valorizado não só pela competência técnica como pelas habilidades comportamentais adquiridas durante os estudos.

Todo o aluno pode se adaptar ao EAD se for bem orientado

Verdade. A formação EAD exige muita dedicação do aluno, mas qualquer pessoa é capaz de se adaptar ao processo de estudar a distância.

Um dos fatores que podem atrapalhar um pouco é a inexperiência com a tecnologia na educação. Quem não está acostumado a mexer na internet ou em dispositivos eletrônicos talvez sinta dificuldade no início, mesmo que não seja necessário ter um domínio tão avançado das ferramentas tecnológicas.

De toda forma, as boas instituições de ensino oferecem todo o suporte necessário pra que ninguém fique perdido ou tenha a sua rotina de estudo prejudicada. Uma das funções dos tutores é ser um canal de apoio para os alunos, ajudando a tirar dúvidas e solucionar todos os problemas referentes às disciplinas, provas digitais EAD etc. Legal, né?

O diploma vale menos

Mito. Pode ser que essa seja a maior mentira relacionada com o ensino a distância. A validade de um diploma do nível superior tem a ver com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Ou seja, se a instituição é credenciada e se o curso for aprovado pelo órgão, todas as certificações emitidas serão válidas — independentemente da modalidade de ensino.

As distinções estão no imaginário das pessoas e não correspondem à realidade. A única diferença é como o aprendizado acontece, com a utilização de recursos tecnológicos ou somente com as aulas presenciais. O que garante o real valor do diploma é seguir todas as normas estabelecidas pelo MEC pra ter a sua aprovação.

A carga horária é reduzida

Mito. Os cursos de nível superior credenciados pelo MEC seguem os mesmos padrões, sendo presenciais ou a distância. Normalmente, há uma carga horária mínima definida e ela precisa ser seguida com rigor por todas as instituições. Então, essa é uma informação que você não pode deixar de conferir antes de se matricular em algum curso.

As mensalidades são menores

Verdade. A possibilidade de economizar é uma das características do EAD. Como não é preciso se deslocar todos os dias ou com tanta frequência para o polo presencial da faculdade, os gastos com transporte já são reduzidos — sem contar a parte da alimentação fora de casa que costuma ser mais cara e os materiais impressos, que no EAD são todos disponibilizados no ambiente de aprendizagem virtual.

Pra completar a economia, as mensalidades dos cursos a distância também são menores. Isso não quer dizer que eles sejam piores e por essa razão tenham um custo mais baixo. O que acontece é que as despesas da faculdade (com a manutenção do espaço, energia elétrica, funcionários etc.) são menores do que quando é necessário manter uma estrutura física muito grande pra receber os alunos presencialmente.

Cursos EAD oferecem maior acessibilidade e flexibilidade

Verdade. Esses são dois dos principais atrativos envolvidos na oportunidade de aprender a distância. Antigamente, as pessoas tinham que mudar de cidade pra estudar em regiões com maior oferta de cursos ou pra onde existia uma faculdade com a graduação desejada –– mesmo que isso significasse ficar bem longe da família ou fazer um grande investimento.

Com a disponibilização dos cursos pela internet, ficou muito mais fácil que cada um tenha acesso às mais diversas áreas e siga a carreira do seu interesse. A variedade de opções é bem ampla, abrangendo as Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Aqui na Pitágoras, você encontra cursos como Engenharia Civil EAD, Educação Física EAD e muitos outros.

Em relação à flexibilidade, esse é um privilégio que influencia diretamente o cotidiano do estudante EAD. Como não há a necessidade de comparecer à sala de aula presencial, cada um consegue se organizar como puder pra cumprir as atividades propostas (assistir às videoaulas, estudar e realizar trabalhos ou exercícios).

A solução é ideal, por exemplo, pra quem tem uma rotina atarefada e divide o seu tempo com o trabalho ou família. Mas nada impede que um jovem estudante sem outros compromissos também prefira essa praticidade.

Não existe interação no EAD

Mito. A falta dos encontros presenciais não prejudica a interação social quando o aluno sabe aproveitar as possibilidades do ambiente virtual pra se relacionar com os colegas, professores e tutores.

Aliás, usar a tecnologia para a comunicação é o que mais fazemos no dia a dia, né? Os estudantes da Pitágoras têm toda a infraestrutura pra fazer isso, além de contarem com outros recursos exclusivos, como o Canal Conecta.

Uma alternativa pra quem não abre mão do contato físico e quer desfrutar da flexibilidade do EAD é a faculdade semipresencial. Ela tem feito muito sucesso e combina o melhor de cada modelo de ensino.

E aí, o que achou de conhecer os principais mitos e verdades sobre EAD? Buscar informação é essencial pra não se deixar enganar pelas coisas sem fundamento que são ditas por aí. O ensino a distância tem várias vantagens e pode ser uma excelente escolha pra conquistar o seu diploma de graduação!

Se você gostou da ideia, já escolha um dos cursos EAD da Pitágoras e faça sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content