Quer aprender sobre os principais tipos de Marketing, suas características e como as diferentes estratégias podem ajudar na divulgação de produtos e marcas? Pra que as campanhas realmente apresentem resultados positivos, os recrutadores têm buscado cada vez mais por pessoas capacitadas pra atuar no desenvolvimento de ações no ambiente digital.
O profissional de Marketing encontra diversas oportunidades de trabalho, fazendo com que a área represente uma excelente alternativa pra se diferenciar e conquistar espaço no mercado. Por isso, quem quer competitividade no ramo deve ter em mente que investir em um curso de ensino superior é o caminho ideal pra se aperfeiçoar e adquirir as habilidades exigidas pra profissão.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura com a gente e conheça os tipos de Marketing mais utilizados e qual a formação necessária pra atuar profissionalmente no setor.
Como é a formação e a carreira do profissional de Marketing?
O curso de Marketing Digital aqui da Pitágoras é ideal pra quem quer atuar nas áreas de Comunicação, Publicidade e se atualizar sobre as principais vertentes da área. A faculdade, nesse sentido, apresenta matérias e temas ligados a:
- mídias sociais;
- Marketing de conteúdo;
- mobile;
- SEO;
- comunicação digital;
- estratégias publicitárias;
- analytics;
- e-mail marketing.
Se você escolhe cursar a graduação em Marketing precisa ficar de olho nas competências necessárias pra ser um bom profissional do setor. Isso é fundamental para o seu processo de formação e pra oferecer os serviços que atendam às expectativas dos empregadores.
A graduação te permite se atualizar com as tendências do Marketing Digital e desenvolva as habilidades necessárias pra atuar com qualidade e consistência. Quem se dedica à área encontra oportunidades de trabalho em empresas de diferentes segmentos, corporações de pequeno, médio e grande porte, agências de Publicidade, assessorias de imprensa e também pode oferecer seus conhecimentos em forma de consultoria.
Quais são os principais tipos de Marketing do mercado?
Em um mercado tão competitivo, se especializar e virar craque nos principais tipos de marketing é essencial pra conquistar um diferencial. Na formação acadêmica, por exemplo, você aprende como se relacionar com cada público e, com isso, definir as estratégias mais adequadas pra dar seguimento às campanhas de divulgação.
O grande segredo é, justamente, conhecer bem quem são os potenciais clientes das marcas. Tendo informações precisas de suas preferências e expectativas, você tem boas chances de definir ações pra gerar mais vendas e lucros para as empresas.
Mas dependendo de cada segmento, é preciso definir qual o tipo de Marketing que melhor atende às necessidades do negócio. Pra isso, confira a seguir quais são as estratégias mais utilizadas atualmente e como elas contribuem pra sua formação acadêmica.
Marketing digital
O Marketing Digital surgiu pra atender às demandas de empresas que desejam criar uma forte presença na internet. O objetivo é basicamente o mesmo do Marketing tradicional, mas o que muda é que todas as ações ocorrem no meio virtual. Isso porque cada vez mais pessoas consomem conteúdos online ao invés de consultar outras fontes, como rádio, jornal e televisão.
Na faculdade de Marketing da Pitágoras, você aprende como criar engajamento do público e usar adequadamente as ferramentas tecnológicas do ambiente virtual. Além disso, você também conhece mais sobre a gestão de mídias sociais e o jeito de aplicar as técnicas de SEO pra gerar tráfego nos sites.
Marketing Offline
Já o Marketing Offline é voltado pra divulgações fora da internet, como outdoors e anúncios em revistas, rádios e televisão. Nesse tipo, você aplica técnicas das mídias tradicionais pra elaborar as propagandas de produtos e serviços. Essa estratégia consegue atingir um grande número de pessoas e pode, inclusive, ser usada com ações do Digital pra impulsionar os diferentes negócios.
Em campanhas de Marketing Esportivo, por exemplo, os organizadores geralmente aproveitam os intervalos dos jogos e das partidas pra divulgar banners e outdoors de outras empresas. Isso é bem interessante, já que essas ações podem ter maior alcance e ser melhor direcionadas pra um tipo específico de público.
Outbound Marketing
O Outbound Marketing é uma estratégia que muitas empresas usam pra enviar mensagens e informações ao maior número de pessoas, com técnicas que interrompem a rotina do público. A ideia do Outbound Marketing é atrair clientes com a ajuda de modelos tradicionais de divulgação, como propagandas das marcas em rádio, jornal e televisão.
Mesmo que as ações sejam ideais pra captar e atrair o interesse nos produtos e serviços oferecidos por um determinado negócio, os profissionais estão dando ainda mais atenção para o Inbound Marketing.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing foi criado com o objetivo de atender as necessidades dos clientes de forma online. A estratégia consegue alcançar os consumidores mesmo diante das mudanças de comportamento e hábitos de consumo criados pela tecnologia nos últimos anos.
Pra conquistar uma forte presença na internet e realizar o Inbound Marketing, as empresas podem apostar em publicações em sites e blogs, em ações nas redes sociais e na oferta de materiais ricos, como e-books, podcasts e newsletter.
Marketing de conteúdo
Considerada uma das áreas do Marketing mais interessantes pra quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, as estratégias focam a criação e distribuição de conteúdos relevantes. Elas funcionam tanto pra promover as marcas quanto pra educar o público sobre um determinado assunto.
Na faculdade, você aprende mais sobre as técnicas que geram maior quantidade de conversões, quais são os tipos de materiais que podem ser elaborados e como devem ser divulgados pra que alcancem os potenciais consumidores.
Aqui na Pitágoras, oferecemos os cursos de Marketing Digital e Marketing, que abordam todas as tendências e novidades do setor. Nosso intuito é que você desenvolva uma formação acadêmica atualizada e conte com um ensino de qualidade pra enfrentar os desafios da carreira. Pra facilitar ainda mais seu percurso, eles estão disponíveis nas modalidades de ensino 100% online e semipresencial.
Além disso, aqui na Pitágoras temos um importante parceiro: o Canal Conecta. O portal de empregabilidade exclusivo indica os candidatos aos empregadores, de acordo com o perfil e a qualificação dos alunos. Assim, os nossos estudantes têm muito mais segurança e a garantia de que vão conseguir uma boa vaga de emprego na área de atuação escolhida.
Agora que você já conhece quais são os principais tipos de Marketing mais usados hoje em dia pelas empresas, o próximo passo é se profissionalizar pra atender às demandas do mercado. Lembre de que o ideal é investir em uma instituição que ofereça um ensino de qualidade e que tenha, de fato, preocupação com o futuro dos estudantes, contribuindo pra que tenham uma formação de excelência e conquistem as melhores vagas em Marketing.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra garantir o seu espaço no ensino superior!