Sem dúvidas, a atuação dos colaboradores faz a diferença para o desenvolvimento empresarial. Exatamente por isso, os profissionais de Recursos Humanos estão em evidência, sobretudo quando conhecem as tendências de RH.
Se você está escolhendo sua profissão, precisa saber que o curso de Gestão de Recursos Humanos é uma excelente oportunidade, mas é preciso preparar-se para o que está por vir.
Pensando nisso, reunimos as tendências que farão parte da rotina dos profissionais que atuam na área. Continue a leitura e fique por dentro!
Por que conhecer as tendências de Recursos Humanos?
Ninguém discorda que o profissional de sucesso é aquele que está sempre em busca de novos conhecimentos, certo? Isso vale para qualquer área, mas, quando o assunto é o comportamento humano, é preciso ainda mais dedicação.
Quem decide seguir uma carreira em Psicologia ou em Recursos Humanos, por exemplo, precisa se atualizar com frequência. Afinal, o mundo e as pessoas estão em constante evolução.
Uma estratégia utilizada anos atrás pode não ser a mais indicada para os dias atuais. Comportamentos, ideias e demandas mudam, e o bom profissional precisa estar preparado para lidar com essas alterações.
Por esse motivo, além da escolha do curso aqui da Pitágoras, é preciso conhecer as tendências de Recursos Humanos. Afinal, isso é tão importante quanto saber o salário de RH!
Confira as tendências de RH
Conhecer as tendências de RH pode ajudar você a se tornar mais preparado para os desafios da profissão. Por isso, a seguir, apresentaremos as seguintes práticas:
- feedback em tempo real;
- formação de líderes inspiradores;
- aprendizado no fluxo do trabalho;
- flexibilidade para os colaboradores;
- foco na empatia;
- adoção de sistemas adaptativos;
- uso de gamificação;
- transformação digital na cultura das empresas;
- implementação da intranet.
Feedback em tempo real
Oferecer feedbacks aos colaboradores traz inúmeros benefícios. A tendência é que esses retornos sejam cada vez mais frequentes e em tempo real.
Em síntese, essa medida contribui para o desenvolvimento profissional e da própria empresa. Ao conhecer suas falhas e seus pontos fortes, a equipe torna-se mais eficiente e alcança a máxima performance.
Formação de líderes inspiradores
Ser líder ou ser um chefe? A área de Recursos Humanos já entende que existem muitas diferenças entre essas duas figuras. Por isso, a tendência é investir na formação de líderes inspiradores.
Isso significa identificar profissionais com capacidade de ouvir, comandar, corrigir e dar exemplo. Lembrando que a liderança é uma qualidade que pode ser aperfeiçoada com um bom trabalho do RH.
Aprendizado no fluxo de trabalho
Aprender durante o fluxo de trabalho é uma das principais tendências do RH. Afinal, identificar problemas e encontrar soluções em tempo real é muito mais eficiente e produtivo do que deixar para depois, até mesmo no trabalho home office.
Na prática, ao invés de esperar para atuar, o RH está sempre observando o comportamento dos colaboradores e atuando para que eles superem suas limitações durante os processos, contribuindo ainda mais com o crescimento empresarial.
Flexibilidade para os colaboradores
A jornada de trabalho não precisa ser rígida e inalterável. Na verdade, nos próximos anos, veremos um aumento significativo de práticas que flexibilizam o cotidiano do trabalhador.
Estudos já demonstram que 83% dos profissionais buscam por empregos mais flexíveis. Com isso, as organizações que desejam atrair e reter talentos precisarão se adaptar a essa nova demanda de mercado.
Foco na empatia
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e visualizar uma mesma situação por outro ângulo. Por lidar diretamente com pessoas (e com todas as suas complexidades), esse tipo de atitude é essencial aos profissionais de Recursos Humanos.
Que tal oferecer um dia de folga para o funcionário no dia do seu aniversário? Ou então receber novos colaboradores com um café da manhã e uma apresentação leve e dinâmica aos novos colegas? Existem excelentes exemplos que demonstram que a empatia é uma tendência que veio para ficar.
Sistemas adaptativos
Os sistemas adaptativos fazem parte do futuro do RH. A ideia é investir em recursos que rastreiem o comportamento do usuário e se adaptem, tornando as ações mais personalizadas e eficazes.
Quer um exemplo? Durante o processo de recrutamento, é possível identificar se os candidatos preferem atividades mais lentas ou rápidas e, assim, aplicar os melhores testes. Da mesma forma, com base nas respostas aos questionários, a análise de desempenho dos colaboradores pode se adaptar ao perfil dos funcionários e às necessidades do negócio.
Uso da gamificação
Você sabe o que é gamificação? Trata-se de uma estratégia inteligente para alcançar os objetivos da empresa, em que os processos e os desafios do cotidiano são transformados em um jogo da vida real.
Ao usar métodos de um game no cotidiano empresarial, o setor de RH consegue manter a equipe mais motivada, engajada e leal.
Para isso, é possível implementar competições, distribuir pontos, implementar conquistas e estabelecer regras que tornam o trabalho mais leve e facilitam a entrega de feedbacks positivos.
Transformação digital na cultura das empresas
A transformação digital é uma realidade dentro das empresas e, sem dúvidas, o RH tem um papel fundamental para que isso ocorra de forma produtiva e inteligente. Afinal, é essencial que os colaboradores se adaptem a esse cenário e usem os recursos à disposição para criar diferenciais competitivos para o negócio.
Sendo assim, não se discute mais quando tecnologias, como o Big Data e a Inteligência Artificial, serão usadas, mas sim como elas serão implementadas, uma vez que já estão disponíveis em diversos setores.
Implementação da intranet
Muitas organizações já têm uma intranet, e essa tendência deve se popularizar ainda mais. Espera-se que empresas de todos os portes e segmentos apostem nesse recurso, o que as ajudará a divulgar informações entre o quadro de funcionários e reforçar a cultura organizacional.
Vale destacar que o uso de vídeos, imagens e games para disseminar ideias e campanhas vem se mostrando mais eficaz do que longos textos. Por isso, esse tipo de estratégia deve ser bem aproveitado pelos profissionais de Recursos Humanos.
O que achou dessas tendências de RH? Como vimos, muita coisa mudará nos próximos anos, e somente quem está pronto para inovar e buscar novos conhecimentos ganhará destaque na profissão. Por isso, não perca mais tempo e invista em seu crescimento profissional!
Quer saber mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo! Teremos o prazer de ajudar você a se preparar para o futuro!