6 tendências de Marketing Digital que você precisa conhecer!

confira as tendências de marketing digital

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Acompanhar e saber lidar com as novas tendências de marketing digital é uma necessidade aos profissionais da área. Primeiro, porque esse tipo de conhecimento acaba sendo o diferencial na hora de conquistar um emprego, além disso, ao entender a fundo sobre as estratégias, sua carreira em marketing pode se beneficiar demais.

O motivo? Quando você traz diferenciais à empresa onde trabalha e se torna um especialista no assunto, torna-se referência e fica apto a melhorar o salário, crescer na hierarquia e até conquistar um emprego em outros lugares mais concorridos.

Por isso, estudar com afinco e escolher uma faculdade que traga as principais inovações, como o Curso de Marketing Digital da Pitágoras, é um ótimo primeiro passo. Também é válido buscar mais informações, seguir grandes nomes da área, ler sobre o assunto em blogs especializados, inclusive conteúdos de fora do Brasil, que focam as inovações.

Quais as principais tendências de marketing digital?

Neste conteúdo, trazemos as principais inovações do marketing digital que merecem sua curiosidade. Veja aqui quais são elas e aproveite a leitura:

  1. humanização dos processos;
  2. investimento em Inteligência Artificial;
  3. ampliação da busca visual;
  4. conteúdos em áudio;
  5. uso constante do BI e Big Data;
  6. personalização da experiência.

1. Humanização dos processos

O marketing digital é infinitas vezes mais próspero quando você usa softwares de automação e chatbots. Os softwares permitem mais inteligência ao processo e liberam uma equipe ou um profissional de marketing para focar mais tempo na estratégia do que em tarefas repetitivas.

Já os chatbots permitem uma comunicação com o público 24 horas nos sete dias da semana, trazendo um atendimento mais possível e menos custoso do que deslocar uma equipe para isso. Mas um dos segredos para essa tendência está na humanização: hoje, chatbots conversam com o público sem parecer que são robôs e os sistemas de automação podem dar diversos insights. Para melhorar a humanização dos processos, aposte em:

  • segmentar o público: nem todo possível cliente é igual. Por isso, com a ajuda dos softwares de automação, crie as personas que conversam mesmo com um negócio e melhore a estratégia, produzindo os conteúdos que vão sanar as dores dessas pessoas de fato;
  • aperfeiçoar os chatbots: o software de um bot precisa vir acoplado ao uso de Inteligência Artificial para que o atendimento seja realmente satisfatório. Desenhe fluxogramas e estude a fundo essa prestação de serviço para garantir todo o potencial da ferramenta.

2. Investimento em Inteligência Artificial (IA)

Acabamos de falar sobre a Inteligência Artificial para que chatbots sejam melhor usados. Mas essa — que é uma das maiores tendências de marketing digital e veio pra ficar — permite alavancar a tecnologia para melhorar a jornada do cliente. Também pode ser usada para aumentar o retorno do investimento (ROI) das campanhas de marketing.

A IA dá a chance de os profissionais de marketing saberem exatamente o que os consumidores estão pensando, dizendo e sentindo sobre a marca em tempo real. Da mesma forma, com o tanto de mídias sociais disponíveis (e a IA para analisá-las), quem trabalha na área consegue entender o que os clientes estão sentindo.

Com esses dados, é possível repensar estratégias em tempo real e modificar rapidamente as mensagens para obter a máxima eficácia. A IA também pode eliminar o risco de erro humano ao gerar um relatório usando apenas dados. No entanto, para realmente se conectar com seus clientes, você sempre precisará do toque humano.

3. Ampliação da busca visual

Já ouviu falar em Google Lens? Trata-se de uma ferramenta do Google que permite a você ter resultados de busca usando uma imagem em vez de palavras. Ou seja, você não digita “camisa jeans” e, sim, joga a imagem que está procurando.

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Esta tendência é possível graça ao Machine Learning, que reconhece, analisa e disponibiliza as informações da imagem que está sendo pesquisada. Para quem trabalha com marketing de e-commerce, por exemplo, precisa desse tipo de atualização para atrair mais possíveis compradores.

Na prática, possibilitar a busca visual em seu comércio eletrônico traz mais facilidade ao público para encontrar seus produtos. Para eles, é simples: ao realizar uploads de fotos, as páginas de busca mostram as opções mais parecidas.

4. Conteúdos em áudio

Aqui, o futuro do marketing se apresenta em duas estratégias diferentes. A primeira se trata das buscas por voz. Desde que os assistentes pessoais se proliferaram nos dispositivos mobile, como Siri no iOS, Google Assistente no Android e Alexa na Amazon, a busca por voz se popularizou.

Como isso atinge o marketing digital? É preciso que os conteúdos sejam escritos em linguagem mais natural, já que, ao buscar por voz, você tende a falar frases completas, como “onde é o banco mais próximo” ou “quais as lanchonetes do bairro tal”. Textos com perguntas e muitos sinônimos são bem-vindos!

Além disso, os podcasts são outra tendência que veio para ficar. Se você trabalha em uma empresa que quer melhorar o branding e o alcance de público, conteúdos em áudio são uma necessidade.

5. Uso constante do BI e Big Data

BI é a sigla para inteligência de mercado, vem do inglês Business Intelligence. Na prática, uma empresa gera diversos dados: no marketing, no financeiro, no RH, no atendimento… O BI usa todos esses dados para formar as melhores estratégias, unificando uma organização nas suas metas e na melhora de faturamento. Mas não é simples analisar tudo isso e as ferramentas podem ser complexas, por isso, ao se especializar, seu salário de marketing pode saltar.

Já o big data também é o estudo dos dados para melhorar a estratégia. Por exemplo, construir personas baseadas somente em dados, melhorar os produtos ou as soluções de acordo com as informações. Ser data-drive, ou seja, guiado por dados, é o futuro dos negócios.

6. Personalização da experiência

Todas essas tendências de marketing citadas possibilitam dar aos consumidores uma experiência única em satisfação, fazendo com que retornem, comprem sempre e se tornem defensores de uma marca.

A fidelização do público é uma das tendências de marketing digital que nunca vão sair de moda, pois vender mais para quem já é cliente melhora o ROI (retorno sobre o investimento) e o LTV (Lifetime Value) das organizações, duas métricas sempre muito buscadas por quem é da área.

Quer aprender sobre as principais tendências de marketing digital? As faculdades de marketing digital já trazem essas estratégias entre as disciplinas, mas você também pode buscar especializações, cursos livres e muita leitura para se transformar no melhor profissional possível. Que tal?

Agora que você já está por dentro das novas tendências de marketing digital, a dica da Pitágoras é seguir lendo para transformar sua carreira. Confira este texto com estratégias de marketing para impulsionar sua vida profissional!

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