A forma como uma pessoa se apresenta no ambiente de trabalho pode impactar profundamente sua carreira em curto e, até mesmo, longo prazo, sabia? Pode acreditar que sobre esse tema vale a máxima de que a primeira impressão é a que fica! Por isso, a escolha das roupas para trabalhar é importante para manter uma boa imagem profissional e, até mesmo, garantir a efetivação no estágio.
Fizemos este conteúdo para ajudar nessa missão. A partir de agora, vamos conferir dicas, como:
- observar o estilo da sua empresa;
- procurar saber se existe um dress code na companhia;
- compreender a mensagem que você quer passar;
- optar por roupas mais básicas e sóbrias;
- procurar seguir o padrão dos demais funcionários;
- vestir-se de acordo com o cargo que você quer ocupar um dia.
Entenda como escolher a roupa para trabalhar e causar uma boa impressão!
1. Observe o estilo da sua empresa
O primeiro passo para quem quer saber quais roupas usar no trabalho é compreender o estilo da empresa. Afinal, negócios que atuam em setores mais tradicionais, como bancos e escritórios de advocacia, esperam de seus funcionários uma imagem diferente de uma startup ou uma marca de moda.
Entender o estilo da empresa também ajuda a não cometer gafes, como usar roupas formais demais para um ambiente descontraído ou vice-versa. Isso o faz se sentir deslocado, em especial nos primeiros dias de trabalho.
Então, já sabe: antes mesmo de escolher a roupa para a entrevista de emprego, faça uma pesquisa rápida sobre a empresa, navegue em suas redes sociais e procure saber sobre seu propósito e valores para não errar.
2. Procure saber se existe um dress code na companhia
Outro cuidado importante para aprender como se vestir no trabalho é procurar saber se existe um dress code na companhia. Informe-se com o setor de Recursos Humanos, leia com atenção o material que costuma ser distribuído para novos funcionários e converse com colegas para entender qualquer regra em relação a roupas e acessórios na empresa.
Há organizações que exigem, por exemplo, que os homens usem camisa social ou terno. Outras são mais flexíveis, pedindo roupas formais, mas liberando a utilização de peças mais descontraídas na sexta-feira (conhecida como casual friday).
Entenda qual é a cultura da companhia e busque se vestir de forma que você esteja alinhado com o que ela espera dos seus colaboradores.
3. Compreenda a mensagem que você quer passar
Entender a cultura da empresa é importante, mas a mensagem que você quer passar ao se vestir é ponto que também deve ser considerado ao se arrumar para o emprego. Por mais que você atue em uma empresa descontraída, é preciso entender que o ambiente de trabalho pede certas posturas.
Quem atua em contato direto com o público, por exemplo, deve ter cuidado redobrado. Afinal, você representa a empresa junto ao cliente final e precisa passar a imagem desejada pela marca. Não à toa as vendedoras de lojas de moda vestem as roupas da grife, não é mesmo?
Se você quer passar para seus superiores e colegas a impressão de uma pessoa responsável e comprometida, garanta que suas roupas o apoiem nesse objetivo. O vestuário é o aliado perfeito para a construção de uma imagem pessoal impecável!
4. Opte por roupas mais básicas e sóbrias
Você já entendeu que é importante conjugar o estilo da empresa com mensagem que quer passar na hora de escolher a roupa de trabalho para mulher ou homem, certo? Mas é natural que surjam algumas dúvidas para definir as peças que farão parte do seu guarda-roupa corporativo.
Quando surgir alguma insegurança, a regra é clara: opte sempre por roupas mais básicas e sóbrias. Dessa forma, você não corre o risco de destoar do restante dos funcionários e não chamará a atenção por conta da vestimenta. Afinal, o objetivo é se destacar pelas suas competências e bom trabalho, não é mesmo?
5. Procure seguir o padrão dos demais funcionários
Outra dica importante para não errar ao escolher suas roupas para trabalhar é observar como seus colegas se vestem e buscar em seu estilo aquelas que estejam alinhadas com a que eles usam. Um ambiente mais informal, comum em agências de Publicidade e startups, permite até mesmo tênis e camisetas.
Tenha em mente que é muito importante se sentir confortável com o estilo da empresa em que trabalha. Caso o dress code da companhia deixe você incomodado, vale a pena repensar se essa organização é uma boa opção para seu perfil.
Para aumentar as chances de encontrar uma posição em um negócio alinhado com as suas expectativas e que compartilhe de seus propósitos e valores, não deixe de acessar o Canal Conecta. Esse portal conecta candidatos e empresas para encontrar um match perfeito — exclusividade para alunos de todas as modalidades de ensino aqui da Pitágoras!
6. Vista-se de acordo com o cargo que você quer ocupar um dia
Escolher a roupa perfeita para trabalhar passa também por montar um guarda-roupa adequado ao cargo que você deseja ocupar um dia. Quem é estagiário e deseja virar analista pode se vestir de acordo com a posição. Afinal, projetar desde já a imagem do profissional que quer se tornar pode fazer toda a diferença na forma como seus superiores o veem nesse momento.
Só tenha atenção para não forçar a barra: nada de usar terno só porque o CEO usa. Bom senso sempre! Escolher roupas para trabalhar pode ser um desafio, principalmente para quem está começando na carreira e acabou de ser aprovado em um programa de estágio ou trainee, por exemplo.
A boa notícia é que acertar na escolha das peças não é tarefa complicada. Observe o estilo da empresa, entenda a mensagem que quer passar e observe como seus colegas se vestem. Não deixe, também, de se informar sobre as regras da companhia em relação ao vestuário para não cometer nenhuma gafe. Com observação e bom senso, você vai passar uma imagem de sucesso profissional para seus colegas e superiores.
Este conteúdo sobre como escolher roupas para trabalhar foi interessante pra você? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para ter acesso a nossos posts em primeira mão! Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube.