A preparação para o vestibular é um evento multifatorial. Ao mesmo tempo em que a gente precisa se dedicar muito aos estudos, também é importante ter atenção à nossa saúde mental e conhecer bem as regras e particularidades de cada processo. Sabe qual é um deles? A nota de corte no Enem.
Esse é um tema que costuma gerar muita confusão e deixar a maioria dos vestibulandos bem perdida. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! Ajeite a coluna e continue a leitura desse texto!
Nas próximas linhas, a gente descobre o que é uma nota de corte e como ela funciona no Exame Nacional do Ensino Médio. Se liga!
O que é uma nota de corte?
A nota de corte da faculdade é um valor atribuído pra indicar a quantidade mínima de pontos que um estudante deve fazer pra determinado curso. Falando assim, parece difícil, mas o conceito é bem simples.
Imagine um curso aleatório, que vamos chamar de X. Há 100 candidatos inscritos pra ele, mas apenas 50 vagas disponíveis. Ou seja: infelizmente, outras 50 pessoas vão ficar de fora.
A nota de corte ainda não existe no momento do vestibular. Lá, todos os estudantes precisam dar o seu melhor e atingir uma pontuação boa. Ela só vai ser calculada num segundo momento, depois da prova.
Vamos supor que o candidato com mais pontos teve 700 e o 50° colocado, 600. Já a pessoa que ficou na 51ª posição somou 599. Então, a nota de corte para o curso X será 600, porque foi a pontuação do último candidato necessário pra ocupar todas as vagas daquela graduação.
Como funciona a nota de corte no Enem?
Agora que você já sabe o que é essa pontuação de que tanto falam por aí, chegou a hora de conhecer as particularidades desse processo para o Enem. A gente já te adianta que a prova em si não tem uma nota de corte. Como assim? É simples.
São os cursos que vão ter notas diferentes pra modalidade de ingresso desejada pelo estudante. Vamos saber mais?
Como é calculada a nota de corte para o FIES?
A nota de corte para o FIES depende muito do curso escolhido. Faculdades como Medicina, por exemplo, tendem a notas mais altas por conta da concorrência e do preparo dos estudantes.
Pra estar apto a participar do processo, você precisa ter uma nota mínima de 450 pontos. Aproveitando, confira o nosso post sobre como saber quais são as instituições que aceitam FIES e já saiba, desde já, que a Pitágoras é uma delas!
No Prouni existe nota de corte?
As notas de corte para o Prouni funcionam exatamente como a gente viu no tópico sobre o FIES. Há uma pontuação mínima de 450 pontos, e cada curso e instituição tem valores distintos pra trabalhar a partir daí.
A nota do Enem é usada como corte em faculdades particulares?
Sim! É perfeitamente possível usar a nota do Enem pra entrar em faculdades particulares. Aqui, o mínimo depende do curso e da instituição. Normalmente, pontuações boas trazem ótimos benefícios, como bolsas.
E o melhor: os cortes costumam ser bem menores e, muitas vezes, é aplicada apenas uma nota mínima para o ingresso, o que facilita bastante as suas chances.
Qual é a nota de corte para o Sisu?
Agora, pra fechar, tem a nota de corte do Sisu. O funcionamento de todo o processo é o mesmo que o do FIES e do Prouni, com uma diferença: aqui, as notas costumam ser consideravelmente mais altas.
Se liga nesta ideia!
Agora que você já sabe o que é e como funciona a nota de corte do Enem, não perca tempo! Comece a se preparar com base nas suas necessidades e foque aquilo que é realmente necessário. Além disso, explore suas alternativas e opte por aquela que trouxer mais benefícios.
Pra agilizar ainda mais o seu processo de entrada na faculdade, que tal se inscrever no vestibular da Pitágoras? Estude numa instituição de excelência e cheia dos diferenciais pra sua formação!