Usar as redes sociais logo que acorda e antes de dormir faz parte da sua rotina? Comunica-se com amigos e familiares somente por mensagens rápidas em algum aplicativo é comum? Não tem jeito: a tecnologia veio para ficar. Você sabia que além de toda a diversão, ainda é possível conquistar excelentes oportunidades profissionais e fazer networking nas redes sociais?
Ao construir uma poderosa rede de contatos, você se posiciona cada vez mais perto do sucesso. Quer saber como fazer networking nas redes sociais e aproveitar as vantagens que isso gera? Acompanhe este post!
Qual é a importância do networking?
Encontrar um emprego e se candidatar a ele é uma tarefa fácil. Complicado mesmo é chegar até a etapa da entrevista, em meio a tantos currículos que os recrutadores recebem. Já pensou em ter um promotor, que anuncia pelos quatro cantos da empresa o tanto que você tem talento? Isso é possível quando você tem um networking poderoso.
Conhecer especialistas da área é uma prática que tem, no mínimo, dois lados: você absorve um pouco dos ensinamentos que eles têm a passar ao manter diálogos construtivos, ao mesmo tempo em que eles tomam conhecimento de quem você é. Esse processo torna as indicações profissionais uma consequência natural, quando os profissionais percebem que há uma vaga com o seu perfil.
Essas pessoas podem se tornar exemplos para a sua carreira, principalmente para quem está dando seus primeiros passos rumo ao sucesso. Ao perceber o quanto elas contribuem para o mercado, você pode se inspirar e ir em busca do seu espaço.
Tornar-se referência em algo que você é bom faz toda diferença, não é mesmo? Tudo isso tem muito a ver com construir a sua imagem profissional — e temos muito a aprender com aqueles que já sabem dos percalços da jornada.
Quais redes sociais podem ser usadas para networking?
Ok, você entendeu a importância de construir aquela rede de contatos e pode até ter uma ideia de como fazer isso na prática, mas já parou para pensar em como fazer isso por meio das redes sociais? Antes disso, considerou quais delas são excelentes plataformas para você investir? É o que veremos a partir de agora!
Em uma era impulsionada pela tecnologia, o LinkedIn se tornou quase que um sinônimo de networking. Com a abertura de vagas por lá e um diálogo mais próximo com as empresas, a rede social pode muito bem ser considerada uma versão atualizada e atrativa do currículo e do portfólio.
“Passa aí o seu LinkedIn” é a nova tendência. Nada de imprimir várias folhas com um documento pouco informativo: agora, os empregadores têm acesso aos cursos que os candidatos fizeram, às formações, ao posicionamento que eles mantêm, entre outros pontos. Com uma simples mensagem, já é possível marcar entrevistas e tirar dúvidas.
A princípio, essa parece uma rede social somente para compartilhar seus melhores momentos com os amigos, mas usando-a do jeito certo, o networking no Facebook pode ser tão produtivo quanto no LinkedIn — por meio das comunidades, por exemplo.
Quando você se posiciona em grupos relacionados à sua área de interesse, já começa a criar autoridade ao seu redor, atraindo as pessoas.
Como fazer networking nas redes sociais?
Agora que você já sabe em quais redes sociais pode fazer networking, chegou o momento de colocar a mão na massa. Anote as dicas a seguir e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!
Interaja com as publicações de outros profissionais
A melhor forma de obter o reconhecimento das pessoas é colocando-se à vista delas. Aproveite que as redes sociais oferecem esse espaço amplo de diálogo para interagir com profissionais de diferentes áreas — não precisa ser somente da sua. Comece com um comentário aqui, outro lá, sempre colocando o respeito em primeiro lugar.
Ao adicionar as pessoas, tenha a cordialidade de enviar uma mensagem e se colocar à disposição para bater um papo e trocar experiências. Assim você já conquista a atenção delas e mostra que não quer apenas números no seu perfil.
Não force intimidade
Nada mais chato do que uma pessoa que você mal conhece falando como se fosse seu grande amigo, não é mesmo? Não seja esse tipo de profissional. Nas suas interações, preze pela cordialidade e considere se o outro deu abertura para o diálogo antes de impor a sua presença. Você vai ver que, dessa forma, é bem mais fácil conquistar o respeito de terceiros.
Compartilhe suas opiniões
O seu perfil está exposto para que todos vejam, então que tal transformá-lo em um reflexo do que você julga importante a respeito da sua área de atuação? Experimente a prática de publicar ao menos um texto por semana defendendo o seu ponto de vista sobre um assunto. Manter-se ativo é essencial.
O LinkedIn, por exemplo, tem seus Top Voices (que são os influencers da rede), que são uma excelente oportunidade para se colocar sob os holofotes de outros profissionais e de empresas.
Atenha-se ao essencial, sem ficar dando voltas para chegar a um ponto. Apresente os seus argumentos de maneira direta e coerente. Não precisa ser uma redação do Enem, mas utilize a mesma lógica de se posicionar e trabalhar a persuasão, sempre com a humildade de quem está ali para aprender e trocar experiências.
Seja você mesmo
As três dicas anteriores são fundamentais, mas saiba que você coloca tudo a perder se criar um personagem e não agir como si mesmo. Já ouviu falar que as máscaras um dia caem? Manter as aparências tão distantes da sua essência é mais trabalhoso do que desenvolver, de fato, competências importantes para o mercado.
Na hora de compartilhar suas opiniões ou interagir com outros profissionais, pense no que você realmente acha do assunto e não se limite a concordar sempre. Agindo com respeito, um debate com opiniões diferentes é muito bem-vindo.
Como criar um perfil otimizado para networking?
Está achando que só essas dicas são suficientes para fazer networking no LinkedIn ou no Facebook? Calma que ainda temos uma sugestão importante: otimizar o seu perfil e deixá-lo atrativo para os seus contatos. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!
Mantenha-o constantemente atualizado
Fez um curso de 6 horas sobre uma particularidade da sua área? Envolveu-se em um projeto voluntário que causou impactos na sociedade? Mudou de e-mail ou telefone profissional? Não deixe de atualizar seu perfil com essas informações. Isso não significa uma necessidade de aparecer: na verdade, você só está permitindo que outras pessoas percebam o seu trabalho.
Nesse momento, considere que investir em educação — qualquer que seja a modalidade, a duração do curso ou a fórmula de aprendizagem — é essencial. Isso é o que vai consolidar os seus conhecimentos e dar materiais para seus diálogos na potencialização do networking.
Inspire-se, mas não copie
Grandes profissionais têm muito a compartilhar, e até certo ponto é saudável se inspirar neles. No entanto, jamais seja uma cópia do que outras pessoas fazem. Use-as como referência somente para nortear as suas estratégias, combinado? Isso também demonstra seu profissionalismo e dá oportunidade para que você amadureça a partir desses aprendizados.
Evite publicações muito pessoais
A partir do momento que você quer tornar o seu perfil profissional, sua imagem — ou seja, seu marketing pessoal — deve manter o mesmo comprometimento e seriedade que você tem no trabalho.
Nada de postar fotos do final de semana com amigos ou outras atividades irrelevantes para a sua rede de contatos. Sempre pense: “isso pode agregar valor à vida de outras pessoas?”. Se a resposta for não, deixe para redes sociais como Instagram e Twitter.
Manter uma rede de contatos poderosa é uma grande vantagem competitiva para um profissional. Se puder fazer esse networking nas redes sociais, então, melhor ainda! Já tenha em mente o que precisa ser mudado nos seus perfis e deixe-os prontos para o diálogo com grandes mentes do mercado.
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