Para quem quer saber como se tornar gerente de marketing, fazer uma graduação na área pode ajudar a entender quais são os campos de trabalho mais promissores, habilidades a serem desenvolvidas e até os caminhos para criar um networking relevante, sabia?
Tudo isso também pode te ajudar a participar de eventos do setor, publicar seu currículo online, fazer conexões nas redes sociais e nunca parar de se especializar. Mas se todos os interessados no cargo de gerente de marketing estiverem fazendo o mesmo, como se diferenciar?
Neste post, reunimos as principais dicas para se destacar no mercado e ter sucesso como gerente de marketing. Confira!
Quais as dicas para ser um gerente de marketing diferenciado?
O mercado de trabalho na área de Marketing é muito competitivo e exige uma combinação de conhecimentos e comportamentos. Por isso, quanto antes você iniciar seu desenvolvimento, maior será seu conjunto de diferenciais.
É importante lembrar que o cargo de gerência, na maioria dos negócios, exige que o profissional tenha habilidades para comandar uma equipe, saber delegar e analisar o trabalho de seu time. Por isso, ser um bom líder também é muito importante.
Faça uma graduação na área
Para trilhar seu caminho até a gestão, o ponto inicial é tornar-se uma referência de marketing, demonstrar domínio sobre seus conceitos, conexões com outras áreas, ferramentas, processos, desafios, entre outros.
Nesse sentido, ter uma graduação na área de Marketing para inserir no seu currículo ajudará na formação profissional, mas também abrirá oportunidades de carreira em setores e empresas especializadas, como agências de publicidade.
A escolha da instituição de ensino e do curso também podem fazer a diferença. Na Faculdade Pitágoras, é possível fazer o curso de Publicidade e Propaganda, Marketing ou Marketing Digital. Cada um deles com o foco específico, mas sempre com a preocupação de trazer um cronograma inovador, de acordo com as demandas do mercado.
Entenda quais são os requisitos dessa vaga
Para se candidatar a uma vaga desse cargo, também é preciso entender o que faz um gerente de marketing e qual a sua formação profissional ideal. Normalmente, além da formação na área, domínio da língua inglesa, experiências de estágio, boa comunicação, conhecimento de ferramentas de gestão e automação de marketing ainda podem ser requeridos.
Isso porque a função do gerente de marketing exige que ele acompanhe o mercado mundial, faça conexões com outros profissionais que, muitas vezes, são de outros países. Também é esperado que ele saiba como é o funcionamento de tecnologias usadas no processo, seus indicadores de sucesso e maneiras para otimizar seus resultados, ainda que esse profissional precise delegar suas funções para terceiros — tudo pode variar conforme o porte da empresa e sua área de atuação, é claro.
Procure novas especializações na área
À medida que suas experiências vão aumentando no setor, o profissional pode identificar áreas de conhecimento nas quais tem mais interesse ou que são válidas para a melhoria de sua performance na empresa em que trabalha.
Assim, é interessante fazer especializações que possam complementar seus conhecimentos, como pós-graduações, MBAs, mestrados e doutorados. Certificações, cursos livres online e até gratuitos com boas recomendações também podem ajudar na sua formação.
Domine as diferentes áreas do Marketing
O Marketing tem muitas divisões e, mesmo que você não se especialize em todas elas, é importante saber quais são e seus benefícios para uma estratégia. Esse tipo de conhecimento ajudará a construir ações conjuntas que trarão resultados mais consistentes para seus projetos.
O Marketing Digital, por exemplo, já é considerado um segmento, mas ainda pode ser dividido por outros canais e ferramentas. Alguns profissionais, por exemplo, focam suas carreiras no estudo do comportamento do cliente, enquanto outros estudam mídias sociais ou estratégias para otimização de conteúdos e blogs nos mecanismos de buscas — o que corresponde ao Search Engine Optimization (SEO).
Esteja sempre atualizado sobre as tendências de marketing
Participar de feiras, eventos e palestras sobre tendências de marketing também são ações fundamentais para quem deseja ser um bom gestor da área, permitindo que o profissional saiba como investir suas verbas eficientemente.
É preciso entender que muitas ferramentas e técnicas surgem no mercado de marketing a todo tempo, mas, somente conhecendo todas elas, o profissional poderá identificar quais são as mais compatíveis com os projetos que está gerindo e que poderão trazer resultados mais consistentes.
Em outras palavras, conhecer as tendências de marketing contribui para que o gestor crie campanhas e ações mais eficientes, deixando-o mais criativo e inovador.
Use a tecnologia a seu favor
Um gestor de marketing precisa lidar com diferentes cronogramas, prazos e processos. Por isso, usar a tecnologia para dar suporte a suas responsabilidades pode ajudar, o que também é válido para a otimização dos seus projetos, comunicação com a equipe e clientes.
O uso da tecnologia também pode favorecer em sua formação, afinal de contas, permite que o profissional recorra a soluções tecnológicas para continuar sua formação na área, como no caso de fazer um curso de Marketing em uma plataforma de Ensino À Distância (EAD).
Invista em sua formação de gestor
Para quem deseja saber como ser gerente de marketing, é importante trabalhar sua capacidade de gerir eficientemente uma equipe. Assim, é preciso investir no seu desenvolvimento como líder, saber como motivar e cativar uma equipe.
Um bom gestor deve saber delegar, orientar sua equipe, oferecer feedbacks construtivos e, claro, compartilhar os créditos do sucesso quando ele acontecer.
Como se tornar gerente de marketing?
Para se tornar um gerente de marketing de sucesso, portanto, é preciso:
- ter a formação acadêmica relacionada com às áreas de Comunicação, Publicidade e, claro, Marketing;
- saber trabalhar em equipe também é uma das habilidades de gerente de marketing;
- trabalhar seu marketing pessoal para transmitir uma boa imagem profissional;
- estar frequentemente atualizado com as tendências do mercado;
- dominar técnicas e indicadores de marketing;
- construir um bom networking;
- executar com sucesso todas as responsabilidades do gerente de marketing;
- saber usar a tecnologia para otimizar sua rotina e resultados;
Com esse resumo sobre como se tornar gerente de marketing, fica mais fácil estabelecer objetivos definir as ações a serem tomadas para alcançar o sucesso nessa carreira — afinal, o salário do profissional de marketing pode ser bem atraente, não é mesmo?
Sabia que, como aluno da Pitágoras, você pode ter total acesso ao canal Conecta e já sair da faculdade empregado? Então, não deixe de colocar essas dicas em prática começando por sua formação acadêmica!
Entre em contato conosco, conheça as diferentes formas de ingresso, modelos de ensino e tire suas dúvidas com nosso atendimento!