Radiologia: Veja tudo o que você precisa saber sobre essa área!

Radiologia

Desconto nota do Enem

Hoje em dia, a Radiologia é um setor que engloba não apenas a Medicina. Isso porque é uma área usada em outros setores como a indústria, a pesquisa forense ou ainda a criação de softwares. Portanto, um profissional com este saber pode trabalhar em diferentes funções.

O que é a Radiologia?

É uma especialização que engloba diversas áreas. Apesar de durante muito tempo ser associada apenas a Medicina. No entanto, há um grande campo de atuação para quem trabalha no ramo.

O profissional de Radiologia pode atuar muito além dos exames de diagnóstico. Mas, no passado, o objetivo era trabalhar realizando raios X, tomografias, bem como ressonâncias magnéticas. Entretanto, o mercado hoje permite atuar em outros setores como:

  • Odontologia;
  • Indústria;
  • Forense;
  • Pesquisa acadêmica;
  • Ambiental.

É uma especialidade que usa diferentes radiações. Assim, elas podem ser sonoras, mas também eletromagnéticas ou corpusculares para gerar imagens. O objetivo é que se possa diagnosticar e tratar doenças, além de controlar a qualidade dos produtos.

Saiba o que é preciso para trabalhar com Radiologia

Para ingressar em qualquer uma das áreas, então, é essencial que o profissional seja qualificado. Além de uma boa formação, também é exigida a habilitação. Por isso, é importante escolher com cuidado a instituição de ensino.

É preciso lembrar que, para trabalhar como radiologista, é necessário se formar como técnico ou tecnólogo. De fato, ambos podem atuar na área, no entanto, o curso de tecnólogo é o que garante o diploma de nível superior em três anos.

Você sabe o que o radiologista faz além do diagnóstico por imagem?

O trabalho no seu dia a dia varia de acordo com o ramo de atuação. Por exemplo, aqueles que escolhem seguir na área médica estarão mais envolvidos com exames de diagnóstico.

Há aqueles que optam por seguir carreira na indústria ou ainda em Radiologia Forense. Por outro lado, há a área acadêmica com foco em pesquisas científicas. Contudo, algumas tarefas são comuns a todos os profissionais, confira.

Análise de radiografia

O profissional além de produzir a imagem, precisa fazer uma boa análise. Não só nos exames de diagnóstico de uma fratura ou doença, mas, também, após realizar a inspeção de uma solda, por exemplo.

Emissão de laudos na Radiologia

Saiba que é preciso emitir laudos para todos os exames, uma vez que eles tornam mais simples o trabalho do médico. Aliás, com o avanço da internet,  hoje dá para fazer isso a distância.

Operação dos equipamentos

É o radiologista que não apenas opera as máquinas, mas também avalia e relata problemas que afetem a segurança de todos no local de trabalho.

Lidar com o pacientes e colegas

Em grande parte, o público não possui nenhum saber sobre radiação. Portanto, é seu trabalho orientar pacientes e colegas sobre as medidas de segurança necessárias.

Quais são as principais áreas de atuação do radiologista?

Nos dias de hoje, aquele que se forma em Radiologia não está mais restrito a hospitais e clínicas de saúde. Tanto na Medicina quanto em outros setores é possível alcançar bons salários. 

Fabricantes de equipamentos

Com o avanço da tecnologia e da ciência, dá para trabalhar como application. A princípio, ele colabora com empresas para criar máquinas e softwares que melhoram o diagnóstico de tratamentos e doenças.

Tour pela prova do Enem

Industrial

É uma área na qual o profissional de Radiologia trabalha no controle de qualidade de produtos. Ou seja, ele usa o seu saber e habilidades para detectar defeitos que não podem ser vistos a olho nu.

A inspeção de solda industrial

Outro campo de atuação na indústria é se tornar inspetor de soldas. Aqui, por exemplo, ele usa as suas competências, a fim de notar falhas e danos em estruturas de metal. Esta é uma profissão bem paga tanto no setor naval quanto de petróleo e gás.

Radiologia Forense

Neste âmbito, o perito realiza exames para identificar a causa da morte. E não apenas causas naturais, mas também acidentes ou crimes. Acima de tudo, é uma área muito essencial nas investigações. 

Como é o curso de Radiologia da Pitágoras?

No curso de Tecnólogo da Pitágoras, o aluno não estuda apenas matérias sobre a saúde, mas também de ciências exatas. Portanto, ao término do ensino, ele estará pronto para atuar tanto na área médica quanto na indústria.

A grade curricular possui conteúdos essenciais para a formação técnica. Além disso, há temas para que o aluno se torne um bom profissional. Alguns exemplos são:

  • Industrial;
  • Pediátrica;
  • Ressonância Magnética;
  • Veterinária;
  • Radioterapia;
  • Tomografia.

O curso ajuda o aluno a ter habilidades para trabalhar em equipe, além de um bom poder de observação. Enfim, ele receberá tudo de que precisa para sair um profissional pronto para o mercado de trabalho.

Quais são os diferenciais da Pitágoras?

São diversas as vantagens que o aluno recebe ao ingressar na Pitágoras. Acima de tudo, porque há uma preocupação com o indivíduo por parte da faculdade. Além do saber técnico, a faculdade quer prepará-lo para o mercado de trabalho, portanto, dispõe de:

  • Apoio personalizado;
  • Sistema de ensino que prepara o aluno para o mundo;
  • Convênios com instituições públicas e privadas que dão descontos.

Para se tornar aluno no Tecnólogo em Radiologia você não precisa de muito dinheiro, pois o valor da mensalidade possui um custo acessível. A Pitágoras vê as dificuldades financeiras de muitos estudantes e, assim, também oferece diversos programas de descontos e bolsas de estudos. 

Incentivo

No momento da inscrição para o vestibular, é possível pedir uma bolsa de incentivo. Uma vez que todos os critérios sejam atendidos, ela é concedida ao aluno.

Primeiro Semestre

É exclusiva para aqueles que estão no início do curso. A fim de facilitar o ingresso dos alunos, todas as mensalidades recebem desconto no primeiro semestre.

Servidores Públicos e Militares

O desconto inclui servidores públicos federais, estaduais e municipais. Além disso, não só o funcionário do governo tem direito, mas também os filhos de até 24 anos.

A Pitágoras te ajuda a tirar do papel o sonho da faculdade de Radiologia

Com as bolsas e descontos, a instituição favorece não apenas quem está com problemas financeiros. Para quem sonha com o diploma de nível superior em Tecnólogo em Radiologia, a Pitágoras oferece outros recursos.

A Pitágoras prepara o aluno para o primeiro emprego na área por meio de:

  • Trilhas de Carreira – Portal 100% online com cursos gratuitos;
  • Canal Conecta para encontrar vagas de estágio e o primeiro emprego;
  • Desenvolvimento de habilidades como comunicação e liderança.

Não perca a chance de realizar o sonho do diploma em nível superior. Além disso, prepare-se para ingressar logo no mercado de trabalho com conhecimento técnico e de forma mais competitiva. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados