Conheça as 8 melhores cidades do Brasil para trabalhar

Desconto nota do Enem

Está em busca de uma nova oportunidade de emprego? Pensando em mudar de cidade? Então, que tal unir o útil ao agradável e aproveitar esse momento para fazer uma mudança em sua vida e explorar novos ares? Conhecer as melhores cidades do Brasil para trabalhar é uma ótima maneira de saber exatamente como e onde dar os seus próximos passos!

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das cidades mais promissoras para buscar uma nova colocação. Nesses municípios, espalhados por todo o território brasileiro, o mercado de trabalho está cada vez mais receptivo para novos colaboradores das mais diversas áreas.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra alguns lugares favoráveis para quem está em busca de uma nova colocação no mercado — e, quem sabe, você pode planejar uma mudança para uma dessas localidades!

1. São Paulo (SP)

É praticamente impossível falar sobre oportunidades de emprego e não citar a capital do estado de São Paulo, não é mesmo? A terra da garoa, famosa por sua zona econômica que não para de crescer, é uma das maiores cidades do planeta — tida por muitos como a “locomotiva da nação brasileira”.

Por conta disso, ainda hoje, Sampa é uma das cidades com maior número de vagas criadas todos os anos. Algumas áreas do município, como o distrito da Barra Funda e regiões centrais, são os maiores exemplos de geradores de emprego na capital paulista.

2. Curitiba (PR)

Nos últimos anos, a capital do Paraná também se tornou um dos grandes polos econômicos do Brasil. Por conta disso, a cidade está sempre gerando novas vagas para as mais diversas áreas e níveis de escolaridade. O aquecimento do mercado de trabalho na região tem surtido grandes resultados para os curitibanos.

Em um período de seis meses, por exemplo, a cidade foi a segunda colocada no ranking de geração de empregos no país, perdendo apenas para São Paulo, que foi mencionada logo acima em nossa conversa. Por isso, Curitiba é uma ótima oportunidade para quem busca uma nova vaga de emprego!

3. Franca (SP)

A cidade de Franca, no interior de São Paulo (localizada na região de Ribeirão Preto, a 400 km da capital do estado) tem despontado como um dos grandes nomes do sudeste brasileiro. Com uma boa qualidade de vida e infraestrutura privilegiada, a cidade também é um grande polo industrial do país.

Lá, há inúmeras indústrias voltadas para o setor têxtil (especialmente de calçados), o que aquece o mercado de forma quase contínua. Os bens de consumo produzidos em Franca são distribuídos por todo o país e também para o exterior, e não faltam oportunidades de trabalho na região, para profissionais qualificados ou não.

4. Londrina (PR)

Londrina é uma cidade localizada na região centro-norte do estado do Paraná, a cerca de 300 km da capital, Curitiba. Seu crescimento econômico inicial foi impulsionado pela venda e distribuição do café, o que fez com que o desenvolvimento do município fosse expressivo. Por conta disso, hoje a cidade tem muitas áreas verdes e uma bela infraestrutura.

Tour pela prova do Enem

Além da qualidade de vida bastante considerável, a população de Londrina dispõe também de muitas oportunidades de emprego. O setor de serviços é um dos mais expressivos da região, e a indústria também é relevante — e tem aberto portas para novos investimentos nos últimos anos.

5. São Luís (MA)

Saindo um pouco das regiões sul e sudeste, que tal falarmos sobre um importante representante nordestino desta lista? A capital do estado do Maranhão, São Luís, é uma cidade que tem gerado muitos empregos nas mais variadas áreas. Em alguns meses de 2019, por exemplo, o município figurou entre os 5 principais geradores de empregos do país.

As vagas disponíveis vão desde as de exploração de minérios até as de turismo e indústrias variadas. A região é realmente rica em oportunidades e pode ser uma boa opção para pessoas graduadas e para as que ainda buscam a adição de novas qualificações em seus currículos.

6. Belo Horizonte (MG)

A cidade de Belo Horizonte é uma figurinha marcante em grande parte dos rankings de boas oportunidades no Brasil. Ela dispõe de uma ótima infraestrutura urbana, o que permite que sua população tenha uma qualidade de vida bastante agradável. Além disso, muitas faculdades e centros culturais estão sediados nessa região.

Em 2018, a região metropolitana de Belo Horizonte foi uma das líderes em geração de empregos em todo o país. Foram cerca de 43 mil vagas com carteira assinada, o que a deixou em segundo lugar na lista, perdendo apenas para a cidade de São Paulo.

7. Serra (ES)

Apesar de ser um estado pequeno, o Espírito Santo é um local repleto de boas oportunidades. A área da Serra, localizada na região metropolitana de Vitória, é uma das áreas que mais crescem nas terras capixabas.

Além dos empregos formais, que são tanto da área do varejo quanto de indústrias, a cidade está constantemente ofertando vagas em concursos públicos. Outra oportunidade diz respeito à busca de colocações em cidades vizinhas, devido à proximidade com a Serra e a possibilidade de se deslocar até elas todos os dias.

8. Maringá (PR)

Para fechar a nossa lista, precisamos falar sobre Maringá, também localizada no estado do Paraná. A 400 km da capital, esse foi um município planejado e que, hoje, conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano de todo o país. Seu urbanismo, cultura e infraestrutura são exemplos para muitas outras cidades.

A economia aqui está mais voltada para a prestação de serviços, em várias áreas, e para o varejo. A agricultura e suas vertentes também têm uma grande relevância econômica na região. Por conta disso, hoje, ela é uma das cidades que mais geram empregos no Brasil.

Gostou de conhecer as melhores cidades do Brasil para trabalhar? Agora que você já está por dentro desses dados e informações, comece a planejar os seus próximos passos e, claro, não se esqueça de se manter atualizado e muito qualificado para conseguir sempre as melhores colocações e vagas disponíveis!

Para mais informações sobre oportunidades de emprego e boas dicas de estudo, curta a nossa página no Facebook! Por lá, você ficará por dentro de todas as novidades sobre esses assuntos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 195

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados